(IDECAN - 2015- Prefeitura de Baependi/MG - Médico clínico geral) - “Os senadores Paulo Rocha (PT‐PA) e Randolfe Rodrigues (PSOL‐AP) serão, respectivamente, presidente e vice‐presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC no Senado. Eles foram eleitos, por aclamação, na manhã desta terça‐feira (23 de março de 2015). O relator da comissão será o senador Ricardo Ferraço (PMDB‐ES). Com 11 membros e prazo de 180 dias para concluir os trabalhos, a comissão terá o objetivo de investigar quantos correntistas brasileiros do banco, entre os mais de 8 mil, cometeram crime de evasão fiscal.”
(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015‐03/senado‐instala‐cpi‐do‐hsbc.)
Sobre o caso tratado no trecho anterior, analise as afirmativas a seguir.
I. No que diz respeito ao Brasil, o escândalo remete a milhares de contas bancárias abertas no HSBC da Suíça entre 1988 e 2006, referentes a quase cinco mil cidadãos de nacionalidade brasileira com contas que tinham saldo de cerca de US$ 7 bilhões entre 2006 e 2007.
II. Os documentos atestam que alguns correntistas viajavam à cidade‐sede da unidade do HSBC em investigação para buscar malas de dinheiro vivo, havendo, no esquema, a criação, por parte do banco, de empresas e fundações para os correntistas escaparem da tributação em seus países de origem.
III. Com a divulgação dos documentos sobre as atividades ilícitas do HSBC, o banco veio a público pedir desculpas por ter incentivado a sonegação de impostos e, de acordo com a mensagem assinada pelo presidente‐executivo do HSBC, tais práticas ilegais ficaram no passado.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)