(CESPE - 2012 - TJ/RO - Médico clínico geral) - A maioria dos casos de hipertensão arterial é de causa desconhecida. Ainda assim, é importante estar atento ao diagnóstico de doenças que se tratadas podem até representar a cura do quadro hipertensivo, entidade denominada de hipertensão arterial secundária. No que concerne a esse assunto, assinale a opção correta.
(IDECAN - 2016 - Prefeitura de Marilândia/ES - Médico clínico geral) - Estudos clínicos demonstraram que a detecção, o tratamento e o controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) são fundamentais para a redução dos eventos cardiovasculares. São características importantes para a escolha do anti‐hipertensivo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, EXCETO:
(UFPR - 2017 - PROGEPE - Médico clínico geral) - Com relação ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Diuréticos tiazídicos. 2. Inibidores da enzima. 3. Bloqueadores dos receptores. 4. Alfa-agonistas de ação central. 5. Betabloqueadores.
( ) Aumento da bradicinina e redução da atividade simpática. ( ) Redução da FC e da contratilidade conversora da angiotensina. ( ) Inibição da bomba de Na/Cl no túbulo da angiotensina contornado distal. ( ) Redução da resistência vascular sistêmica. ( ) Redução da PA pelo efeito da AT II nos receptores não bloqueados.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
(IDECAN - 2015- Prefeitura de Baependi/MG - Médico clínico geral) - “O relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), entregue nesta quarta‐feira (10 de dezembro de 2014) à presidente Dilma Rousseff, aponta 377 pessoas como responsáveis diretas ou indiretas pela prática de tortura e assassinatos durante a ditadura militar, entre 1964 e 1985. Com 4.328 páginas, o documento consolida o trabalho da comissão, após dois anos e sete meses de audiências públicas, depoimentos de militares e civis e coleta de documentos referentes ao regime militar. Segundo o documento, a identificação da autoria dos crimes foi feita com base em documentos, depoimentos de vítimas e testemunhas, inclusive de agentes públicos que teriam participado da repressão. A CNV afirma no relatório que, devido à falta de documentos, relatos ou testemunhas, há nomes ‘conhecidos’ não incluídos na lista porque não foi possível comprovar a participação deles em violações de direitos humanos.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/comissao‐da‐verdade‐responsabiliza‐377‐por‐crimes‐durante‐ditadura.html.)
O relatório trata mais especificamente de um período iniciado em 31 de março de 1964, quando ocorreu o Golpe Militar no Brasil que derrubou João Goulart e que se estendeu até 15 de janeiro de 1985, quando Tancredo Neves foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral, iniciando, então, a transição do governo militar para o civil. Sobre estes mais de 20 anos da história do Brasil, que passou por três décadas do século XX, podemos apontar como características, EXCETO:
(ACAPLAM - 2007 - Prefeitura de São Tomé/RN - Médico clínico geral) - Na interpretação dos marcadores sorológicos das hepatites virais não está correto concluir que:
(ATECEL - 2014 - Prefeitura de Baraúna/PB - Médico clínico geral) - Julgue V (verdadeiro) ou F (falso) as assertivas abaixo sobre a Tuberculose e assinale a opção com a sequência correta:
I) Os bacilíferos negativos (B-) apresentam baciloscopia negativa e a cultura pode ser positiva (C+) ou negativa (C-).
II) Na Tuberculose, o principal sintoma é a tosse, que pode ser seca inicialmente, mas tende a tornar-se produtiva com a evolução da doença. Os sintomas constitucionais, como anorexia, adinamia e perda de peso, são referidos com pouca frequência.
III) A PPD define diagnóstico de Tuberculose, mas a interpretação da PPD em pacientes HIV-positivo é diferente, sendo estes considerados coinfectados pelo bacilo da TB desde que apresentem enduração igual ou superior a 05mm.
IV) Mudanças recentes no esquema terapêutico da Tuberculose são decorrentes da resistência primária à Isoniazida e à Isoniazida associada à Rifampicina, justificando a adição do Etambutol nos dois primeiros meses de tratamento do esquema básico.
A sequencia correta é:
(ATECEL - 2014 - Prefeitura de Baraúna/PB - Médico clínico geral) - Considerando a Leishmaniose Visceral, assinale a alternativa correta:
(ATECEL - 2014 - Prefeitura de Baraúna/PB - Médico clínico geral) - A anemia ferropriva é a mais comum de todas as anemias, prevalecendo no países subdesenvolvidos, onde a alimentação é pobre nesse metal e rica em cereais (alimentos que inibem a absorção intestinal dos sais de ferro). Sobre à anemia ferropriva assinale a alternativa correta:
(FAUEL - 2012 - Prefeitura de Jataizinho/PR - Médico clínico geral) - É correto afirmar a respeito da MEDULA ÓSSEA:
(ACAPLAM - 2007 - Prefeitura de São Tomé/RN - Médico clínico geral) - Não se encontra(m) entre os principais sintomas da Tuberculose Pulmonar: