(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Analise:
Eu tenho tanto pra lhe falar Mas com palavras não sei dizer Como é grande o meu amor por você E não ha nada pra comparar Para poder lhe explicar Como é grande o meu amor por você
Nem mesmo o céu, nem as estrelas Nem mesmo o mar e o infinito Não é maior que o meu amor, nem mais bonito...
O trecho acima faz parte da música “Como É Grande O Meu Amor Por Você” que se tornou sucesso na voz de:
(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Sobre a Libras pode-se afirmar:
( ) Atribui-se à Libras o status de língua porque ela é composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumento linguístico de poder e força. ( ) Embora possua todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demande prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua, a LIBRAS se distingue do Português, como língua oral. ( ) A diferença básica entre as duas modalidades de língua não está, porém, no uso do aparelho fonador ou no uso das mãos no espaço, e sim em certas características da organização fonológica das duas modalidades: a linearidade, mais explorada nas línguas orais, e a simultaneidade, que é a característica básica das línguas de sinais.
Identificando-se como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas as afirmações, temos na sequência:
(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Identifique as afirmações como (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) O Atendimento Educacional Especializado em Libras fornece a base conceitual dessa língua e do conteúdo curricular estudado na sala de aula comum. ( ) Os professores utilizam imagens visuais e quando o conceito é muito abstrato, recorrem a outros recursos, como o teatro, por exemplo. ( ) Os recursos didáticos utilizados na sala de aula comum para a compreensão dos conteúdos curriculares não são apropriados para uso no Atendimento Educacional Especializado.
A sequência correta é:
Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Assinale a alternativa em que a relação de ideias entre as orações é idêntica à estabelecida pela conjunção sublinhada no período abaixo retirado do Texto 01:
“A diversidade de iniciativas em torno da “defesa dos interesses”, no entanto, não deveria avançar para além de limites que caracterizam uma conquista legítima.” (linhas 7 a 9)
(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - O Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos surdos é realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino de Libras, da Língua Portuguesa, através:
1- de atividade de vida autônoma. 2- de comunicação alternativa. 3- dos programas de enriquecimento escolar. 4- da adequação de materiais didáticos e pedagógicos.
Está correto o que se afirma em:
(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Mantendo-se o sentido original do texto, o objeto direto da frase abaixo é transformado CORRETAMENTE em complemento nominal em:
“A população poderia favorecer os novos programas de governo.”
(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - O sistema de representação quer simbólica quer icônica das letras dos alfabetos das línguas orais e escritas, por meio das mãos denomina-se:
(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - A literatura sobre metodologias específicas ao ensino do surdo discorre sobre as principais correntes que procuram viabilizar um ensino de qualidade. Uma delas tem como objetivo a integração do surdo à comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o Português). Essa prática metodológica percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada através da estimulação auditiva e é denominada:
(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - A atuação do tradutor/intérprete escolar, na ótica da inclusão, envolve ações que vão além da interpretação de conteúdos em sala de aula.
( ) Ele medeia a comunicação entre professores e alunos, alunos e alunos, pais, funcionários e demais pessoas da comunidade em todo o âmbito da escola e também em seminários, palestras, fóruns, debates, reuniões e demais eventos de caráter educacional. ( ) Com relação à sala de aula, deve-se sempre considerar que este espaço pertence ao professor e ao aluno e que a liderança no processo de aprendizagem é exercida pelo professor, sendo o aluno de sua responsabilidade. ( ) Por força de lei, o tradutor ou intérprete colabora com o professor, podendo assumir suas funções como facilitador da aprendizagem. ( ) Não cabe ao tradutor/intérprete a tutoria dos alunos com surdez. ( ) É de fundamental importância que o professor e os alunos desenvolvam entre si interações sociais e habilidades comunicativas, de forma direta evitando-se sempre que o aluno com surdez dependa totalmente do intérprete.
São (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmações, na sequência:
(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Um aluno que apresenta perda auditiva de 73 decibéis tem sua surdez classificada como: