Historiador

Prepare-se com questões de Historiador

01

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Antonio Palocci, protagonista da recente crise política, por conta de sua evolução patrimonial ocupava no governo Dilma a função de:

Código da questão
Q12220Ca
02

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - O número mínimo de pessoas que devem estar reunidas para garantir que 5 delas façam aniversário em um mesmo dia da semana no mesmo ano é:

Código da questão
Q12230Ca
03

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Assinale a alternativa que contempla o nome do país que o ditador Hosni Mubarak governou durante 30 anos, cargo do qual renunciou recentemente depois de 18 dias de protestos, prisões e centenas de mortes.

Código da questão
Q12213Ca
04

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - A Teoria da História busca situar a História no contexto epistemológico, por meio de uma análise das perspectivas “clássicas” da Teoria do Conhecimento. Busca também analisar as especificidades das ciências humanas, os sedimentos sócio-culturais que as fundamentam e seus desdobramentos específicos no âmbito da Teoria da História. Portanto, podemos dizer que a Teoria da História procura delinear um quadro de reflexão sobre as vertentes teóricas do conhecimento histórico, através do estudo das perspectivas que demarcam o debate contemporâneo, bem como situar a História no contexto epistemológico atual, através da apresentação das contribuições teóricas mais relevantes.

O movimento conhecido como Escola dos Annales:

Código da questão
Q12239Ca
05

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Para encher uma piscina retangular com 6 metros de comprimento, 4 metros de largura e 1,5 metros de profundidade, são necessários quantos litros de água?

Código da questão
Q12234Ca
06

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Sobre as atrações/manifestações culturais e/ou religiosas no estado do Tocantins, assinale a alternativa correta.

Código da questão
Q21780Ca
07

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Sobre as classes sociais no Brasil, assinale a alternativa correta.

Código da questão
Q21774Ca
08

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - No território brasileiro, algumas áreas são consideradas de risco, devido a desequilíbrios ambientais ou até mesmo devido a condições do meio natural. Sobre exemplos de áreas de risco ambiental no Brasil, assinale a alternativa correta.

Código da questão
Q21775Ca
09

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Leia o texto abaixo e assinale a alternativa com que se relaciona corretamente.

(...) Um homem, suponhamos, caminha por um atalho de montanha; tropeça e cai num precipício. Foi preciso, para que esse acidente acontecesse, a reunião de um grande número de elementos determinantes. Entre eles, a existência da gravidade, a presença de um relevo, resultante de longas vicissitudes geológicas, o traçado de um caminho, destinado, por exemplo, a ligar uma aldeia a suas pastagens de verão. Será portanto perfeitamente legítimo dizer que, se as leis da mecânica celeste fossem diferentes, se a evolução da Terra tivesse sido outra, se a economia alpina não se fundasse na transumância sazonal, a queda não teria acontecido. Pergunta-se, porém qual foi a causa? Todos responderão: o tropeço. (...)

BLOCH, Marc Leopold Benjamin (1886-1944). Apologia da História, ou, O ofício do historiador / Marc Bloch; prefácio, Jacques Le Goff; apresentação à edição brasileira, Lilia Moritz Schwarcz; tradução, André Telles. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 155.

Código da questão
Q12238Ca
10

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - A criação do município de Pontes e Lacerda (Lei estadual 4.167 de 29 de dezembro 1979) ocorreu depois:

Código da questão
Q12244Ca

Concursos em sua
cidade