Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - No trecho “E queiram saber porque ele está preso, o que ele advogava e se essa situação é justa”, a palavra grifada foi empregada fora da norma padrão. Assinale a alternativa que contém a grafia correta da palavra.
(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Sobre as atrações/manifestações culturais e/ou religiosas no estado do Tocantins, assinale a alternativa correta.
(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - O tema da memória está em voga, hoje mais do que nunca. Fala-se da memória da mulher, do negro, do oprimido, das greves do ABC, memória da Constituinte e do partido, memória da cidade, do bairro, da empresa, da família. Talvez apenas a memória nacional, tantas vezes acuada (e tantas vezes acuadora) esteja retraída. Multiplicam-se as casas de memória, centros, arquivos, bibliotecas, museus, coleções, publicações especializadas (até mesmo periódicos). Os movimentos de preservação do patrimônio cultural e de outras memórias específicas já contam com força política e têm reconhecimento público. Se o antiquariato, a moda retro, os revivals mergulham na sociedade de consumo, a memória também tem fornecido munição para confrontos e reivindicações de toda espécie.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. A História, cativa da memória: para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, n.34, 1992, p. 9. Apud O saber histórico na sala de aula / Circe Bittencourt (org.) 11ª. ed., 1ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2008. – (Repensando o Ensino).
O texto acima esclarece as ideias do historiador. Por outro lado, a temática da memória e de sua materialização através dos bens consubstanciados no patrimônio histórico é recente no âmbito da historiografia brasileira, bem como na produção acadêmica oriunda dos cursos de pós-graduação em História existentes no país, e praticamente ausente no processo ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares. Isso se explica:
(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Em uma fábrica de uniformes cada 2 funcionários produzem 35 camisetas por dia. Quantos funcionários, trabalhando com a mesma produtividade, serão necessários para produzir 1575 camisetas em 3 dias?
(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Considerando a citação a seguir, assinale a alternativa correta. “Enfim, o que fica claro é que a Primeira Guerra Mundial, enquanto “guerra total”, representou um divisor de águas dentro das sociedades envolvidas, sem que nenhum aspecto dessas sociedades fosse poupado. Um mundo, o do século XIX, foi destruído e outro surgiu no lugar” (BERTONHA, João Fábio. A Primeira Guerra Mundial. Maringá: Eduem).
(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Na segunda metade do século XIX ocorreu a Segunda Revolução Industrial a qual representou um aprimoramento técnico e científico da Primeira Revolução ocorrida na segunda metade século XVIII. Tais acontecimentos denotam que o capitalismo industrial mudou de feições ao longo do tempo e importantes inovações ocorreram nesse período. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta.
(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - No lançamento simultâneo de dois dados de seis faces, não viciados, a probabilidade de se obter um número par e divisor de 8 é:
(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - É correto afirmar que, embora contenha sequências narrativas, o texto é predominantemente argumentativo pertencente ao gênero:
(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Respondendo por sete acusações de crimes sexuais que podem levá-lo a uma pena de 74 anos de prisão, o diretor do FMI era visto como o candidato favorito pelo Partido Socialista às eleições presidenciais francesas de 2012. Mas este escândalo pôs fim às suas aspirações eleitorais e o forçou a renunciar ao cargo no FMI. Assinale a alternativa que contempla o nome do diretor acusado.
(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - A Teoria da História busca situar a História no contexto epistemológico, por meio de uma análise das perspectivas “clássicas” da Teoria do Conhecimento. Busca também analisar as especificidades das ciências humanas, os sedimentos sócio-culturais que as fundamentam e seus desdobramentos específicos no âmbito da Teoria da História. Portanto, podemos dizer que a Teoria da História procura delinear um quadro de reflexão sobre as vertentes teóricas do conhecimento histórico, através do estudo das perspectivas que demarcam o debate contemporâneo, bem como situar a História no contexto epistemológico atual, através da apresentação das contribuições teóricas mais relevantes.
O movimento conhecido como Escola dos Annales: