História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

01
A ordem do rei

Eu, El-Rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha casa, que (...) ordenei hora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações da costa do Brasil e se ministrar a justiça (...). A Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil para se poder fazer a dita povoação e assento, assim pela disposição do porto e rios que nela entram, como pela bondade, abastança e saúde da terra.
Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548.

A partir do documento, quem foi Tomé de Sousa, a que povoação(ões) o regimento se referia e qual(ais) o(s) motivo(s) da sua fundação?
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q726Ca
02
Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas. Os revolucionários procuravam enfrentar o momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise política (...); crise econômica (...); crise militar (...). Basta lembrar que, na ausência de D. João, Portugal foi governado por um conselho de regência presidido pelo marechal inglês Beresford.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp. 1994.

A Revolução do Porto de 1820 tinha aspectos contraditórios no que se refere ao Brasil e Portugal. Se, para Portugal, ela podia ser definida como liberal, condenando a monarquia absoluta e defendendo a elaboração de uma Constituição para o país, no que se referia ao Brasil, as Cortes de Lisboa adotaram medidas de caráter recolonizador que acabaram acelerando a Independência do Brasil.

Dentre as medidas recolonizadoras das Cortes de Lisboa que conduziram ao crescimento da ideia separatista, aponta-se a(o)
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q729Ca
03
A doutrina política que passou a ser popular nos quartéis após o m da Guerra do Paraguai é denominada
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q838Ca
04
A partir do m da década de 1980, criaram-se várias propostas de História para o ensino fundamental e médio, as quais circulam pelos estados e municípios, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são resultado da incorporação de parte dessa produção e possuem diversas características.
Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2004. (com adaptações).

Circe Bittencourt defende que as propostas curriculares a partir da década de 1980 teriam como fundamento
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q853Ca
05
Acerca dos povos indígenas, quando da chegada dos portugueses ao Brasil, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A guerra era desconhecida dos índios, que viviam pacicamente até a chegada dos portugueses.
II Sobreviviam da caça e da pesca, da coleta e um  pouco da agricultura.
III As tribos eram organizadas em torno de relações na divisão de classes e de estamentos.
IV O escambo entre as tribos tinha a função de fortalecer laços de solidariedade.

A quantidade de itens certos é igual a
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q843Ca
06
Em consequência do processo de centralização do poder real e de unificação territorial, a maior parte destes Estados evoluiu no sentido da monarquia absoluta. Este é o regime em que o rei, encarnando o ideal nacional, possui, além disso, de direito e de fato, os atributos da soberania: poder de decretar leis, de prestar justiça, de arrecadar impostos, de manter um exército permanente, de nomear funcionários (...).

MOUSNIER, R. Os séculos XVI e XVII, 1° vol., In: História Geral das Civilizações, tomo IV. DIFEL, p. 105 e 108.

Nos séculos XVI e XVII, multiplicaram-se os principais autores de doutrinas que justificam o Estado autoritário e o absolutismo dos monarcas. Essas teorias, fundamentando-se ou não na religião, tiveram como um dos representantes das concepções leigas
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q728Ca
07
Acerca da derrocada do regime comunista na União Soviética, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q841Ca
08
Acerca da Constituição Brasileira de 1988, momento decisivo para a transição democrática, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I A Constituição foi acusada de ser excessivamente liberal, atendendo aos interesses das oligarquias econômicas.
II Entre as conquistas da Constituição, estava a ampliação dos direitos individuais e coletivos.
III A Constituição foi criticada por não contemplar idosos, índios, crianças e mulheres, em seu texto.
IV Inuenciados pelo m dos regimes comunistas na Europa, os constituintes votaram contra a presença do Estado na economia.
V A Constituição previu a realização de plebiscito para a denição da forma e do sistema de governo.

A sequência correta é:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q827Ca
09
Espera-se que, ao longo do Ensino Fundamental, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, consigam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, observe alguns dos objetivos gerais do ensino de História.

I - Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais.
II - Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas.
III - Reconhecer que o conhecimento histórico é parte do conhecimento apenas de uma disciplina.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é(são) objetivo(s) geral(ais) da História
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q724Ca
10
A Amazônia viveu um sonho transitório de riqueza, graças à borracha. O avanço da produção, que vinha ocorrendo em décadas anteriores, tomou grande impulso a partir de 1880 e se estendeu até 1910. Entre outros fatores, a gradativa popularização do automóvel, a partir da virada do século, incentivou a produção.

Boris Fausto - História concisa do Brasil. 2002. (com adaptações)

A respeito do Ciclo da Borracha, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q836Ca