Guarda municipal

Prepare-se com questões de Guarda municipal

01 O Código Penal em vigor traz em seu artigo 316 a seguinte definição:

Exigir,  para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. Essa é a descrição do crime de:
Código da questão
Q1230Ca
02

(IBFC - 2020 - Prefeitura de Vinhedo - SP - Guarda Municipal) - Com relação a representatividade das guardas municipais, leia abaixo o artigo 20 do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022/2014):

 

“Art. 20. É reconhecida a representatividade das guardas municipais no _____, no _____ e, no interesse dos Municípios, no Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública”.

 

Assinale a alternativa que complete correta e respectivamente as lacunas.

Código da questão
Q59318Ca
03

(AOCP - 2016 - Prefeitura de Juazeiro/BA - Guarda municipal) - A cidade de Juazeiro tem recebido diversos indicativos devido à grandeza dos fatores históricos, geográficos e econômicos que dimensionam o seu futuro potencial e perspectiva de desenvolvimento. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses indicativos.

Código da questão
Q47314Ca
04

(AOCP - 2016 - Prefeitura de Juazeiro/BA - Guarda municipal) - A negação da proposição “cobra é réptil e cavalos não são dóceis” é

Código da questão
Q47307Ca
05

(IMA - 2016 - Prefeitura de Água Doce do Maranhão/MA - Guarda municipal) - Para efeito do Estatuto da Igualdade Racial, considera-se:

Código da questão
Q28084Ca
06

(IBFC - 2020 - Prefeitura de Vinhedo - SP - Guarda Municipal) - Texto I

Naquele tempo o mundo era ruim. Mas depois se consertara, para bem dizer as coisas ruins não tinham existido. No jirau da cozinha arrumavam-se mantas de carne-seca e pedaços de toicinho. A sede não atormentava as pessoas, e à tarde, aberta a porteira, o gado miúdo corria para o bebedouro. Ossos e seixos transformavam-se às vezes nos entes que povoavam as moitas, o morro, a serra distante e os bancos de macambira.

Como não sabia falar direito, o menino balbuciava expressões complicadas, repetia as sílabas, imitava os berros dos animais, o barulho do vento, o som dos galhos que rangiam na catinga, roçando-se. Agora tinha tido a ideia de aprender uma palavra, com certeza importante porque figurava na conversa de sinha Terta. Ia decorá-la e transmiti-la ao irmão e à cachorra. Baleia permaneceria indiferente, mas o irmão se admiraria, invejoso.

- Inferno, inferno.

Não acreditava que um nome tão bonito servisse para designar coisa ruim. E resolvera discutir com sinha Vitória. Se ela houvesse dito que tinha ido ao inferno, bem. Sinha Vitória impunha-se, autoridade visível e poderosa. Se houvesse feito menção de qualquer autoridade invisível e mais poderosa, muito bem. Mas tentara convencê-lo dando-lhe um cocorote, e isto lhe parecia absurdo. Achava as pancadas naturais quando as pessoas grandes se zangavam, pensava até que a zanga delas era a causa única dos cascudos e puxavantes de orelhas. Esta convicção tornava-o desconfiado, fazia-o observar os pais antes de se dirigir a eles. Animara-se a interrogar sinha Vitória porque ela estava bem-disposta. Explicou isto à cachorrinha com abundância de gritos e gestos.

 

(RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2009, p. 59-60)

 

As expressões destacadas em “repetia as sílabas, imitava os berros dos animais, o barulho do vento, o som dos galhos” (2º§) cumprem um papel importante uma vez que:

Código da questão
Q59270Ca
07

(FUMARC - 2014 - Prefeitura de Nova Lima/MG - Guarda municipal) - Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência constitui infração

Código da questão
Q29460Ca
08

(IDEST - 2014 - Prefeitura de Capoeiras/PE - Guarda municipal) - Determine a taxa mensal proporcional a 0,08% ao dia.

Código da questão
Q9243Ca
09

(IBFC - 2020 - Prefeitura de Vinhedo - SP - Guarda Municipal)- Numa empresa há 3 vagas de analista financeiro e há 7 pretendentes. O total de possibilidades de escolha que o diretor da empresa tem para o preenchimento dessas vagas é:

 

Código da questão
Q59301Ca
10

(CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Cascavel/PR - Guarda municipal) - Nos termos do Art. 327 do Código Penal, para efeitos penais, considera-se “funcionário público”

Código da questão
Q20167Ca