(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - A porção mais superficial do perfil de alteração intempérica, quando submetida a processos pedogênicos, dá origem a corpos naturais conhecidos, de forma genérica, por solo. Esses corpos são constituídos por partes sólidas minerais e orgânicas, líquidas e gasosas, que apresentam estruturação em seções aproximadamente paralelas – denominadas horizontes ou camadas –, que se distinguem do material parental pelo resultado de adições, perdas, translocações e transformações de energia e matéria e têm a habilidade de suportar o desenvolvimento do sistema radicular de espécies vegetais, em um ambiente natural. Com relação à formação e classificação de solos, é correto afirmar:
(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes tipos de dobras:
( ) Isoclinal, kink, cerrada e chevron. ( ) Aberta, cônica, homoclinal, isotrópica. ( ) Cilíndrica, cônica, suave, isoclinal. ( ) Assimétrica, inclinada, recumbente e inversa. ( ) Sinclinal, anticlinal, fechada, ptigmática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Analise as afirmações abaixo relacionadas à usina hidrelétrica de Belo Monte (Fonte Wikipédia):
I. A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira;
II. Desde seu início, o projeto de Belo Monte encontrou forte oposição de ambientalistas brasileiros e internacionais e de algumas comunidades indígenas locais. Essa pressão levou a sucessivas reduções do escopo do projeto, que originalmente previa outras barragens rio acima e uma área alagada total muito maior. Em 2008, o CNPE decidiu que Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu;
III. O movimento contrário à obra, encabeçado por ambientalistas e acadêmicos, defende que a construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e introduzindo diversos impactos socioeconômicos.
Estão CORRETAS as afirmações:
(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Qual a técnica/método de lavra que melhor se aplica em depósitos de argila de uso cerâmico que ocorrem em aluviais (planícies de inundação):
(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - A dureza dos minerais mede sua resistência ao risco. Essa propriedade é expressa na escala de:
(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Considerando as seguintes escalas: 1:1.000, 1:10.000 e 1:100.000, é possível afirmar que:
(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - As boçorocas (ou voçorocas) são feições erosivas que evoluem rapidamente, causando a destruição de amplas áreas, tanto rurais quanto urbanas. Com relação aos fatores genéticos das boçorocas, é correto afirmar:
(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Uma equipe de 10 operários de mesma produtividade recebeu do engenheiro a tarefa de construir um muro em 15 dias trabalhando 8 horas por dia. 10 dias após do início da obra 2 operários foram demitidos e a obra teve de ser tocada pelos operários restantes. Para que a tarefa seja realizada no prazo previsto a jornada diária de trabalho dos operários restantes deve ser alterada para:
(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Numa segunda-feira Dona Fátima descobre que um de seus filhos não foi à escola naquele dia. Chamou-os e perguntou qual deles não havia ido à escola naquele dia e eles responderam:
Paulo: “Eu fui.” José: “Paulo está falando a verdade.” Pedro: “Carlos não foi à escola.” João: Pedro está mentindo.” Carlos: “João não foi à escola.”
Se apenas um dos 5 filhos de Dona Fátima está mentindo e os outros 4 estão falando a verdade, podemos afirmar, baseados nas respostas dos filhos, que aquele que não foi à escola naquele dia foi:
(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Quanto ao mapeamento de áreas de risco e suscetíveis a deslizamentos, é correto afirmar:
I. A caracterização dos tipos de solos e sua espessura não é fator primordial no comportamento de encostas quanto à sua estabilidade.
II. O conhecimento do nível d’água do aquífero freático, bem como do gradiente hidráulico e direção de fluxo são importantes no entendimento das dinâmicas subterrâneas envolvidas em áreas suscetíveis a deslizamentos.
III. Cartas de risco geológico e geotécnico são ferramentas importantes no gerenciamento de áreas de risco.
IV. Mapeamentos de risco em detalhe são aqueles realizados sob escalas adequadas, como por exemplo de 1:100.000.
V. As fotografias aéreas e imagens de satélite são importantes ferramentas na determinação de áreas de risco.