Geólogo

Prepare-se com questões de Geólogo

01

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - O município de União da Vitória, localizado ao sul do Estado do Paraná, possui um substrato geológico simples, abrangendo litologias com idades variando entre o Paleozoico Superior (Formação Rio do Rastro) e o Mesozoico (Formação Serra Geral), além de depósitos aluvionais recentes. Com relação aos principais materiais minerais passíveis de serem explotados nesses três tipos de depósitos e utilizados na construção civil, pode-se dizer que:

( ) Blocos regulares, lajotas, brita e areia britada são os principais produtos mais utilizados a partir do basalto.

( ) O riodacito é explorado apenas para a extração de blocos regulares e lajotas.

( ) O basalto vesicular não se presta à produção de material para construção civil, porque não se comporta bem à cominuição, gerando finos em proporções inaceitáveis.

( ) As areias provenientes dos depósitos aluvionais não se prestam à utilização na construção civil.

( ) Argilitos fossilíferos se prestam para uso em pavimentação de ruas do perímetro urbano e estradas vicinais.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12502Ca
02

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - A velocidade de evolução do relevo pode se resumir a uma velocidade (ou taxa) de denudação. Essa velocidade depende de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22289Ca
03

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Quanto às grandes estruturas tectônicas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Falhas lístricas ocorrem preferencialmente em regiões de esforços distensivos.
( ) Cavalgamentos ocorrem em regiões de colisão continente-continente e em margens continentais ativas.
( ) Transcorrências são estruturas de escape lateral em regiões de colisão continente-continente.
( ) Falhas lístricas ocorrem preferencialmente em regiões de esforços compressivos.
( ) Estruturas em rabo-de-cavalo ocorrem em grandes cinturões de dobramento de alto grau metamórfico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25939Ca
04

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Quando um depósito mineral pode ser aproveitado economicamente, é chamado de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22304Ca
05

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Qual é o próximo termo da sequência numérica 3, 8, 5, 10, 7, 12, ___?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25925Ca
06

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Todos os anos, os meios de comunicação noticiam a ocorrência de movimentos de massa que, invariavelmente, causam grandes perdas materiais e a morte de muitos brasileiros. Os principais afetados por esse tipo de tragédia são a parcela menos favorecida da população, que habita as encostas de morros ou vales, que são áreas normalmente instáveis e sujeitas a esse tipo de risco geológico. Sobre os movimentos de massa, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A presença de água pode provocar a diminuição do atrito interno entre as partículas do solo, de modo que o material particulado inconsolidado possa fluir.

( ) Os processos de solifluxão podem ser causados por terremotos.

( ) Considerando materiais inconsolidados, como areia fina, silte e argila, pode-se dizer que o ângulo de repouso desses materiais cresce com o aumento da granulometria.

( ) Os laudos geológicos podem minimizar as perdas materiais e humanas ocasionadas por movimentos de massa. Os levantamentos geológicos para tal finalidade devem caracterizar a natureza e o grau de saturação em água dos materiais que constituem a encosta, além do grau de declividade e instabilidade da encosta.

( ) Um fluxo de detritos é um movimento fluido de materiais de grãos relativamente finos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25952Ca
07

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - As boçorocas (ou voçorocas) são feições erosivas que evoluem rapidamente, causando a destruição de amplas áreas, tanto rurais quanto urbanas. Com relação aos fatores genéticos das boçorocas, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25953Ca
08

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Admita que as seguintes proposições são verdadeiras:

– Se eu der dinheiro para o Juquinha, ele vai comprar muitos doces.
– Se Juquinha comprar muitos doces, ele não comerá todos.
– Se Juquinha não comer todos os doces, então ele me dará alguns.
– Juquinha não me deu doces.

A partir das premissas, é correto inferir que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25927Ca
09

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Salve o Hino do Brasil

Sou daqueles que se emocionam ao ouvir o Hino Nacional e canto sempre que o ouço, em solenidades ou em jogos de futebol. Ao ouvi-lo fora do Brasil então, às vezes até choro quando chega o “verás que um filho não foge à luta”. De alguns anos para cá virou lei em muitos Estados a obrigatoriedade da execução do Hino antes dos jogos de futebol, qualquer um. O resultado é desastroso. A maioria dos torcedores não presta a menor atenção, poucos cantam, a banalização virou esculhambação e a intenção de fazer por força de lei um momento de educação cívica virou apenas desrespeito. No mais das vezes o que se ouve é o coro da torcida do time anfitrião com seus cânticos de estímulo à equipe e o Hino vira pano de fundo, pano de chão. A torcida do Palmeiras passou a acompanhar a música entoando, no mesmo ritmo, o nome do clube. Que o Hino seja tocado antes de jogos da Seleção ou em circunstâncias especiais é aceitável. Em todos os jogos é mera vulgarização e o tiro saiu pela culatra. Quando se trata de jogos contra times estrangeiros comete-se a falta de educação de não se tocar o hino do país do clube visitante. A boa intenção do legislador lotou o inferno. Está na hora de uma lei federal estabelecer novos critérios e acabar com o desrespeito. Escreva para o deputado federal que ganhou o seu voto e ajude a salvar a dignidade do Hino do Brasil.

(Juca Kfouri, UOL, 04/10/2015)

Conforme o texto, é correto afirmar que o autor:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25961Ca
10

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Segundo a Resolução CONAMA nº 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental – EIA, bem como o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, deverá ser exigido na seguinte atividade:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12509Ca