Geografia – Nível Superior

Prepare-se com questões de Geografia

01
O processo de degradação ambiental no Brasil ocorre desde o período colonial com a substituição do espaço natural pelo espaço geográco. Como consequência desse impacto ambiental, ocorre
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q813Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

Acerca do efeito estufa, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I Os clorouorcarbonos (CFCs) produzidos pela indústria química são poderosos gases com efeito estufa. Eles também reagem com o ozônio troposférico, destruindo, dessa forma, a camada de ozônio.
II Alguns gases da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2), funcionam como uma capa protetora que impede que o calor absorvido da irradiação solar escape para o espaço exterior, mantendo uma situação de equilíbrio térmico sobre o planeta, tanto durante o dia como durante a noite. Sem o carbono na atmosfera, a superfície da Terra seria coberta de gelo.
III O efeito estufa na Terra é garantido pela presença do dióxido de carbono, vapor de água e outros gases raros. Esses gases são chamados raros porque constituem uma parcela muito pequena na composição atmosférica, formada, em sua maior parte, por nitrogênio (75%) e oxigênio (23%).

Estão certos os itens
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q819Ca
03
As sementes transgênicas são um controvertido produto da agroindústria. Em geral, essas sementes pertencem a empresas transnacionais. Tais sementes foram desenvolvidas sob o pretexto de garantir ganhos de produtividade. 

Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I As sementes acarretam monopólio do setor, uma vez que, por serem estéreis, obrigam o agricultor a comprá-las a cada novo plantio, mantendo-o em dependência crônica.
II Como as sementes contêm um gene resistente a agrotóxicos, a tendência é usar grandes quantidades desses venenos na plantação, o que pode ser maléco ao meio ambiente.
III Está previsto para até o ano 2015 um incremento de 225% da área ocupada pela soja no Brasil. Essa expansão agrícola deverá ocorrer no norte do Estado de Mato Grosso e nas bordas das áreas orestadas da Amazônia.
IV Apesar dos prejuízos que podem advir do uso dos transgênicos, o Brasil não é pressionado pelas empresas produtoras a liberar seu uso comercial.

A sequência correta é:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q814Ca
04
O conceito Domínio Morfoclimático foi criado pelo geógrafo Aziz AbSáber para identicar os domínios paisagísticos brasileiros.

Com base nesse assunto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

(   ) O Domínio Amazônico corresponde a uma superfície que engloba tanto a planície do rio Amazonas como as depressões e os baixos planaltos sobre os quais ela está encaixada. Com tanta variedade, esse domínio é uma das principais reservas de biodiversidade do mundo.
(   ) O pantanal mato-grossense ocupa cerca de 110 mil quilômetros quadrados e corresponde à porção brasileira do chaco sul-americano, com uma vegetação extremamente heterogênea. No entanto, o pantanal não é considerado um domínio morfoclimático e, sim, uma faixa de transição.
(   ) O domínio do cerrado abrange mais de um quinto da área do Brasil e tem como núcleo os planaltos e os chapadões. Contudo, manchas isoladas de cerrados ocorrem nos domínios amazônicos e nos mares de morros.
(   ) Com vegetação peculiar dos tipos lenhosas e herbáceas de pequeno porte, geralmente dotadas de espinhos, o domínio das pradarias abrange cerca de 11% do território nacional, onde, devido ao décit hídrico, predominam rios intermitentes que permanecem secos por cerca de cinco a sete meses durante o ano.

A sequência correta é:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q800Ca
05
Em um mapa com escala de 1: 5.000.000, foi observado que a distância entre os pontos A e B corresponde a 15,3cm. Levando em consideração a escala acima, calcule a distância real entre os pontos A e B.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1005Ca
06
A Muralha da China Grande Muralha da China ou simplesmente Grande Muralha é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial.

Embora seja comum a ideia de que se trata de uma única estrutura, na realidade consiste de diversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de, aproximadamente, dois milênios. Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística.

Marcos Amorim Coelho. Geograa Geral.

A respeito da China, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q806Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

Sobre o Protocolo de Kyoto, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q816Ca
08
Palestinos protestaram nesta sexta-feira (30/3/2007)... A manifestação marca o Dia da Terra, que lembra a morte de 6 árabes em 1976.

Acerca do protesto palestino, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q811Ca
09
No que se refere dos aspectos físicos do Japão, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A península do Japão é composta de quatro ilhas principais Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyuushu , além de milhares de pequenas ilhas.
II O relevo japonês é constituído de dobramentos modernos e, pelo menos, 75% do território é montanhoso.
III Devido à sua formação vulcânica, o Japão sofre com a escassez de minérios em seu território, tendo que recorrer à importação, tornando-se dependente de outros países.

Estão certos os itens
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q804Ca
10
O fenômeno de unicação física e/ou funcional entre duas ou mais cidades contíguas ocorre devido ao grande crescimento demográco.
A denição acima é relacionada a
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q815Ca