Geografia – Nível Superior

Prepare-se com questões de Geografia

01
Ao tentar conhecer a origem do mundo e do ser humano, lósofos gregos propuseram um enunciado simples: A água como essência, literalmente, é a fonte de todas as coisas. Sendo essa armação algo plausível, e tomadas as devidas referências históricas, tal ideia pode metaforizar o papel simples, vital e cultural do elemento químico capaz de fazer brotar e orescer civilizações, ditar limites geográcos e protagonizar conitos.
Internet: http://www.webartigos.com

De acordo com os recursos hídricos no Brasil, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q812Ca
02
Acerca da economia japonesa, é correto armar que
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q805Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

Acerca do efeito estufa, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I Os clorouorcarbonos (CFCs) produzidos pela indústria química são poderosos gases com efeito estufa. Eles também reagem com o ozônio troposférico, destruindo, dessa forma, a camada de ozônio.
II Alguns gases da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2), funcionam como uma capa protetora que impede que o calor absorvido da irradiação solar escape para o espaço exterior, mantendo uma situação de equilíbrio térmico sobre o planeta, tanto durante o dia como durante a noite. Sem o carbono na atmosfera, a superfície da Terra seria coberta de gelo.
III O efeito estufa na Terra é garantido pela presença do dióxido de carbono, vapor de água e outros gases raros. Esses gases são chamados raros porque constituem uma parcela muito pequena na composição atmosférica, formada, em sua maior parte, por nitrogênio (75%) e oxigênio (23%).

Estão certos os itens
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q819Ca
04
A reciclagem de resíduos sólidos urbanos apresenta grandes vantagens. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I Uma das vantagens da reciclagem é a redução dos custos de alguns produtos e do consumo de matériasprimas.
II Com a reciclagem, são gerados trabalho e renda, principalmente para a população mais desfavorecida e para os pequenos e microempresários.
III Há redução dos impactos ambientais sanitários e sociais devido tanto ao lançamento indiscriminado de resíduos no ambiente quanto à implantação de instalações para o seu tratamento e destinação nal.

Estão certos os itens
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q821Ca
05
A superfície da Terra, de 510 milhões de km, está constituída de terras emersas, oceanos e mares. O ponto mais elevado do planeta tem mais de 8.800m acima do nível médio dos oceanos e a fossa mais profunda tem 11.516m.
O ponto mais elevado e a fossa mais profunda, acima mencionados, são identicados, respectivamente, como
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q810Ca
06
A palavra geopolítica não é uma simples contração de geograa política, como pensam alguns, mas, sim, algo que diz respeito às disputas de Poder no espaço mundial e que, como a noção de Poder já o diz poder implica dominação, via Estado, ou não, em relações de assimetria, enm, que podem ser culturais, sexuais, econômicas, repressivas e/ou militares, etc.), não é exclusivo da Geograa.

José W. Vesentini. Geograa Geral

A nova ordem mundial oferece uma reexão acerca da disputa por novos espaços, criados e abandonados pela bipolarização no período da guerra fria. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q799Ca
07
Desde o início da década de 1970, registra-se forte aumento da parcela da população rural empregada em atividades não agrícolas.
Acerca desse assunto, assinale a opção INCORRETA.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q822Ca
08
O fenômeno de unicação física e/ou funcional entre duas ou mais cidades contíguas ocorre devido ao grande crescimento demográco.
A denição acima é relacionada a
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q815Ca
09
Acerca de suas características físicas, o continente africano
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q808Ca
10

  (CESPE - 2019 - PRF - Policial Rodoviário Federal) - Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item.

Como salienta Milton Santos (1994), a noção de território, na atualidade, transcende a ideia apenas geográfica de espaços contíguos vizinhos que caracterizam uma região, estendendo-se para a noção de rede, formada por pontos distantes uns dos outros, ligados por todas as formas e processos sociais; o espaço econômico, nesse sentido, é organizado hierarquicamente, como resultado da tendência à racionalização das atividades, e se faz sob um comando que tende a ser concentrado em cidades mundiais, em que a tecnologia da informação desempenha papel relevante; esse comando então passa a ser feito pelas empresas por meio de suas bases em territórios globais diversos.

Internet: (com adaptações).

O processo de globalização econômica e desenvolvimento tecnológico é marcado pela solidariedade organizacional entre empresas, sistema financeiro, tecnologia e lugares eleitos como regiões de investimento pela economia globalizada e, com o capital globalizado, busca-se desenvolver as regiões de modo a diminuir as desigualdades regionais e a oferecer uma economia justa e solidária.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q61024Ca