Geografia – Nível Médio

Prepare-se com questões de Geografia para nível médio

01 Nas alternativas abaixo marque V  para as verdadeiras e F para as falsas, segundo as convenções cartográficas consideradas como elementos planimétricos:

(     ) Topografia terrestre.
(     ) Solo.
(     ) Hidrografia.
(     ) Sistema viário. A sequência está correta em:

A sequência está correta em:
Código da questão
Q590Ca
02

(Enem-2020) - TEXTO I

O aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas pode estar relacionado à tragédia de Mariana, em 2015, segundo a bióloga da Fiocruz Márcia Chame. A hipótese tem como ponto de partida a localização das cidades mineiras que identificaram até o momento casos de pacientes com sintomas da doença. Grande parte está na região próxima do Rio Doce, afetado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015.

TEXTO II

Por outro lado, Servio Ribeiro considera remota a possibilidade de influência da tragédia de Mariana (MG) neste surto de febre amarela em Minas Gerais. “A febre amarela é uma doença de interior de floresta. O mosquito que a transmite põe ovos em cavidades de árvores e em bromélias. É um mosquito da estrutura da floresta. Ele não se relaciona muito com grandes corpos-d’água e com rios. As cidades afetadas pela doença estão em uma região onde os rejeitos não chegaram com força para derrubar a floresta”, diz o biólogo.

Sobre a tragédia de Mariana, os textos apresentam divergência quanto ao(à)

Código da questão
Q61362Ca
03

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - Os modos de obtenção da malha de linhas, sobre a qual os mapas são desenhados, são os mais diversos, cada qual gerando certas distorções e evitando outras. A cartografia busca solucionar esse problema com base no estudo das projeções cartográficas. A respeito das projeções conformes, assinale a opção correta.

Código da questão
Q61518Ca
04

(IBGE- Agente de pesquisa e mapeamento-2021) - Entendemos por domínio morfoclimático e fitogeográfico um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial onde haja um esquema coerente de feições do relevo, tipos de solo, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas. Entre o corpo espacial nuclear de um domínio e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos, existe sempre um interespaço de contato, que afeta de modo mais sensível os componentes da vegetação, os tipos de solos e, até certo ponto, as próprias feições de detalhe do relevo regional.

Considerando o texto apresentado, assinale a opção que apresenta um exemplo de interespaço de contato em território brasileiro.

Código da questão
Q61489Ca
05 A Serra de Carajás é uma extraordinária reserva de minerais. Abriga um enorme complexo de beneficiamento e exportação de minérios que inclui ferrovia, rede elétrica, estrutura urbana e moderno porto de exportação. Assinale a opção que indica a localização da Serra de Carajás e a do porto de exportação dos seus minérios, respectivamente:
Código da questão
Q576Ca
06

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - Quando estamos almoçando no Brasil, muito dos japoneses já estão dormindo há algumas horas.

Acerca da frase precedente, assinale a opção que aponta as características do espaço geográfico terrestre que justifica essa diferença

Código da questão
Q61524Ca
07

(IBGE- Agente de pesquisa e mapeamento-2021) - A necessidade de reproduzir com fidelidade os elementos e fenômenos do espaço geográfico levou os cartógrafos a desenvolver regras visuais para as representações gráficas. No que se refere a essas regras, assinale a opção correta.

Código da questão
Q61485Ca
08 Sobre as características da agricultura brasileira, no período colonial, é INCORRETO afirmar que:
Código da questão
Q592Ca
09 O Brasil nunca deixou de ter pobres, eles mudaram de lugar. Até a primeira metade do século XX, a população de menor renda do país estava localizada, em sua maioria, no campo. Na atualidade, a grande concentração de população de baixa renda encontra-se:
Código da questão
Q577Ca
10

(Enem-2020) - A colisão entre uma placa continental e uma oceânica provocará a subducção desta última sob a placa continental, que, a exemplo dos arcos e ilhas, produzirá um arco magmático na borda do continente, composto por rochas vulcânicas acompanhado de deformações e metamorfismo tanto de rochas preexistentes como de parte das rochas formadas no processo.

Qual feição fisiográfica é gerada pelo processo tectônico apresentado?

Código da questão
Q61360Ca