Fonoaudiólogo

Prepare-se com questões de Fonoaudiólogo

01

(INSTITUTO ÍPRO - 2016 - Prefeitura de São Miguel do Guaporé/RO - Fonoaudiólogo) - Preencha a lacuna abaixo, e em seguida, assinale a alternativa correta.

É imprescindível que os profissionais que atuam com crianças com paralisia cerebral se preocupem com a _______________________________.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36644Ca
02

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Irineópolis/SC - Fonoaudiólogo) - A redução ou ausência da onda de mucosa das pregas vocais, normalmente, está relacionada à presença de voz:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11608Ca
03

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Irineópolis/SC - Fonoaudiólogo) - De acordo com Duprat e Campiotto (2005) em profissionais da voz que apresentam fadiga vocal após uso vocal intenso, é frequente se observar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11610Ca
04

(CETREDE - 2015 - Prefeitura de Carnaubal/CE - Fonoaudiólogo) - A humanização, como um conjunto de estratégias para alcançar a qualificação da atenção e da gestão em saúde no SUS, estabelece-se como a construção/ativação de atitudes éticas, estéticas e políticas.

Analise as afirmativas a seguir relacionadas à Política Nacional de Humanização (PNH).

I. Entre os seus princípios norteadores, destaca-se a valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão, fortalecendo/estimulando processos integradores e promotores de compromissos/responsabilização.

II. Com a implementação do PNH, serão reduzidas as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco.

III. A PNH tem, como uma das metas, a gestão participativa dos seus trabalhadores e usuários, não incluindo a educação permanente aos trabalhadores nas unidades de saúde.

IV. A PNH preconiza que as unidades de saúde garantam informações ao usuário, acompanhamento de pessoas de sua rede social (de livre escolha) e os direitos do Código dos Usuários do SUS.

V. A PNH deve fazer parte dos planos estaduais e municipais dos vários governos, independentemente da aprovação pelos gestores e pelos conselhos de saúde correspondentes.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30249Ca
05

(MÁXIMA AUDITORIA - 2016 - Prefeitura de Fronteira/MG - Fonoaudiólogo) - Caracteriza-se por ser do tipo não fluente, e a expressão oral pode estar comprometida em diversos graus. Na fase aguda, o paciente pode apresentar supressão de fala e de escrita ou estereotipia, que é frequente e pode se manter. Podemos ainda encontrar parafasias fonéticas e/ou fonêmicas, redução e agramatismo. A anomia pode estar presente, mas aparece geralmente no discurso. A compreensão está preservada (aparentemente) ou levemente comprometida, podendo o paciente apresentar dificuldade em compreender frases complexas, textos e elementos gramaticais. O enunciado acima refere-se a qual afasia:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26542Ca
06

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Irineópolis/SC - Fonoaudiólogo) - O modelo de aparelho auditivo que pode ser usado para todos os tipos de perda auditiva, de leve a profunda, é o:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11597Ca
07

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Fonoaudiólogo) - A otite média secretora é caracterizada pela persistência de coleção líquida na orelha média, que pode ser serosa, seromucoide ou mucoide, sendo mais fluida no primeiro caso e mais espessa, até mesmo com o aspecto de cola, no tipo mucoide.

Uma criança de 4 anos apresentou essa otite bilateralmente. Na audiometria tonal liminar e na imitanciometria apresentou, respectivamente,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48292Ca
08

(MÁXIMA AUDITORIA - 2016 - Prefeitura de Fronteira/MG - Fonoaudiólogo) - São definidas como energia acústica no meato acústico externo, originada da interação não-linear de dois tons puros simultâneos, aplicados dentro da cóclea (KEMP, 1979). Essas emissões são reconhecidas na literatura como:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26530Ca
09

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Irineópolis/SC - Fonoaudiólogo) - Em relação às afirmativas sobre o tratamento em fissuras labiopalatinas (Pegoraro-Krook et al., 2009), assinale V para verdadeiro ou F para falso e depois assinale a alternativa correta:

( ) Para eliminação das articulações compensatórias, o princípio básico é o aprendizado dos fonemas com o direcionamento do fluxo aéreo expiratório para a cavidade oral.
( ) A intervenção em articulações compensatórias apresenta melhores resultados quando são atendidos pacientes após seus 8 anos de idade; quanto maior a idade maior a facilidade de automatização.
( ) Deve ser indicada aos pais e cuidadores a realização da manobra de oclusão das narinas a partir da fase de balbucio dos bebês, para estimular os sensores de pressão intraoral.
( ) Estratégias para melhorar o tônus e a mobilidade muscular, como os exercícios miofuncionais orais isolados reduzem o uso de pontos articulatórios atípicos.
( ) Em fonoterapia são utilizadas pistas visuais, auditivas e tátil-sinestésicas para percepção da produção correta do fonema.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11616Ca
10

(FCPC - 2014 - Prefeitura de Quixeramobim/CE - Fonoaudiólogo) - A presença de uma cânula de traqueostomia influencia os mecanismos de proteção de via aérea, trazendo assim desvantagens ao paciente. Marque a opção falsa.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23384Ca