(Instituto UniFil - 2020 - Prefeitura de Sertaneja - PR - Fonoaudiólogo) - Sobre a disfunção mastigatória, os fatores etiológicos e o processo terapêutico, assinale a alternativa incorreta.
I. A saliva é facilitadora do processo mastigatório. Por isso, quanto maior o fluxo salivar, menor a quantidade de ciclos mastigatórios para alimentos mais consistentes.
II. Para uma mastigação eficiente é necessário, além da saúde dos dentes, a possibilidade adequada dos movimentos mandibulares, coordenados pelas articulações temporomandibulares e pelo sistema neuromuscular
III. No início, incentiva-se a mastigação bilateral, para o paciente perceba a musculatura trabalhada e os movimentos utilizados.
IV. O padrão correto da mastigação deve ser o unilateral e alternado, enquanto a pessoa tiver seus dentes naturais, por possibilitar a alternância de trabalho e repouso da musculatura.
(INSTITUTO ÍPRO - 2016 - Prefeitura de São Miguel do Guaporé/RO - Fonoaudiólogo) - A respeito dos Testes Comportamentais na Avaliação Audiológica Infantil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A bateria de testes utilizada na avaliação audiológica infantil depende só da idade da criança.
II. Um princípio importante da audiologia pediátrica é que nenhum teste é considerado conclusivo ou redundante.
III. O local para a realização da Audiometria de Reforço Visual (VRA) pode ser uma sala (criança e avaliador estão na mesma sala) ou uma cabina acústica (criança e avaliador dentro da cabina).
IV. Os testes de reconhecimento de fala são importantes para confirmação dos limiares tonais.
V. A partir dos 2 anos de idade o índice percentual de reconhecimento de fala (IPRF) também pode ser feito com uso de figuras para não haver influência de trocas fonêmicas comuns ao desenvolvimento de linguagem nessa faixa etária.
(CETREDE - 2015 - Prefeitura de Carnaubal/CE - Fonoaudiólogo) - Os tipos de deficiência auditiva encontrados são
(CONSULPLAN - 2012 - Prefeitura de Barra Velha/SC - Fonoaudiólogo) - A afasia é uma perturbação na fala e/ou na escrita após uma lesão cerebral adquirida. Assinale a consequência que NÃO está associada com tal distúrbio.
(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Ouricuri/PE - Fonoaudiólogo) - Função de manter o arejamento das cavidades da orelha média, o que é assegurado pela sua abertura intermitente O equilíbrio entre a pressão atmosférica e a do ar contido na cavidade timpânica é indispensável para que a unidade tímpano-ossicular vibre sem obstáculos.
(UNC - 2014 - Prefeitura de Paial/SC - Fonoaudiólogo) - A respiração exerce forte efeito sobre o sistema estomatognático , sobre esta função é correto afirmar:
I – A resolução da respiração bucal, somente é possível através da avaliação e tratamento realizado pelo otorrinolaringologista.
II – O respirador nasal apresenta lordose fisiológica.
III – A associação de obstrução de vias aéreas superiores a um padrão herdado de crescimento da face predominantemente vertical, necessariamente são consequências de um padrão de respirador bucal.
Assinale a alternativa CORRETA:
(CETREDE - 2015 - Prefeitura de Carnaubal/CE - Fonoaudiólogo) - Em relação ao Código de Ética do Fonoaudiólogo, é vedada ao profissional a seguinte conduta:
(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Irineópolis/SC - Fonoaudiólogo) - Em relação às afirmativas sobre as alterações na escrita do disléxico (Mousinho, 2003), assinale V para verdadeiro ou F para falso e depois assinale a alternativa correta:
( ) Dificuldade na concordância. ( ) Dificuldade em elaborar e organizar textos. ( ) Dificuldade com palavras que não apresentam correspondência direta entre grafema e fonema. ( ) Inversões, trocas e omissões de grafemas. ( ) Dificuldade com sílabas complexas.
(Instituto UniFil - 2020 - Prefeitura de Sertaneja - PR - Fonoaudiólogo) - Os padrões de normalidade do desenvolvimento de linguagem, em função da idade, são esses:
I. Localiza diretamente a fonte sonora para baixo.
II. Reage paralisando a atividade quando a mãe fala "não".
III. Vocaliza na presença de música.
IV. Compreende algumas palavras familiares, por ex.: "mamãe, "papai", "nenê".
V. Compreende ordens simples, por ex.: "bate palmas" e dar "tchau".
Assinale a alternativa que corresponde a idade que a criança apresenta as características de linguagem citadas.
(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Fonoaudiólogo) - Em relação aos desvios fonéticos e fonológicos, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) Entre os distúrbios da linguagem oral, as alterações no nível fonético/fonológico apresentam alta prevalência na infância.
( ) Por se tratar de uma alteração de linguagem, a intervenção deve enfatizar a reorganização do sistema de sons, tendo como base o sistema padrão-adulto.
( ) Os modelos de terapia com base fonológica têm proposta baseada na generalização, ou seja, presumem que um som trabalhado seja utilizado corretamente em contextos ou ambientes não abordados em terapia, diminuindo assim, o tempo de tratamento.
As afirmativas são, respectivamente,