(UNOESC - 2015 - Prefeitura de Erval Velho/SC - Fiscal sanitário) - O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) é formado por um conjunto de sistemas. Assinale a alternativa CORRETA:
(IDECAN - 2016 - Prefeitura de Conquista/MG - Fiscal sanitário) - “Após uma epidemia de dengue em determinada cidade, a vigilância epidemiológica contabilizou um total de 550 casos com um total de 11 óbitos devido às complicações hemorrágicas da doença.” Nesse caso, tem-se:
(CONRIO - 2015 - Prefeitura de Biritiba Mirim/SP - Fiscal sanitário) - Embora a investigação de surtos possa apresentar algumas características semelhantes às da pesquisa epidemiológica, cabe salientar pelo menos três diferenças importantes entre ambas:
I- As investigações epidemiológicas de campo iniciam-se com freqüência sem hipótese clara. Geralmente, requerem o uso de estudos descritivos para a formulação de hipóteses, que posteriormente serão testadas por meio de estudos analíticos, na maior parte das vezes, de caso-controle.
II- Quando ocorrem problemas agudos que implicam medidas imediatas de proteção à saúde da comunidade exposta ao risco, a investigação do surto deve se restringir, num primeiro momento, à coleta dos dados e agilizar sua análise, com o objetivo de desencadear rapidamente as ações de controle.
III- A amplitude e grau de aprofundamento de uma investigação de um surto de doença aguda vai depender do nível de conhecimento da etiologia, da fonte e modos de transmissão e das medidas de controle disponíveis. Os referenciais teóricos aplicados nas investigações epidemiológicas de campo originamse da clínica médica, da epidemiologia e das ciências de laboratório.
Está correto o que se afirma em:
(UNOESC - 2015 - Prefeitura de Erval Velho/SC - Fiscal sanitário) - Saneamento Básico é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que podem prejudicar a sua saúde; também consiste em recuperar e proteger a saúde da população. Entre as ações e/ou serviços apresentados a seguir, oferece saneamento, EXCETO:
(OBJETIVA - 2015 - Prefeitura de São João do Polêsine/RS - Fiscal sanitário) - De acordo com a Portaria MS nº 1.428/93, em relação ao que dispõe sobre o laudo de inspeção, analisar os itens abaixo:
I - O laudo de inspeção, enquanto instrumento legal, deve ser elaborado com apoio da legislação, por profissional habilitado, com o necessário resguardo ético, desde que não acarrete prejuízo à saúde pública.
II - O laudo de inspeção deve ser mantido em triplicata. O original e uma cópia do documento ficarão em poder do Serviço de Vigilância Sanitária que realizou a inspeção, como acervo histórico do estabelecimento; a outra copia será encaminhada ao responsável pelo estabelecimento inspecionado.
(UNOESC - 2015 - Prefeitura de Erval Velho/SC - Fiscal sanitário) - Qualquer pessoa que entre direta ou indiretamente em contato com substâncias alimentícias e produtos de origem animal é considerada manipulador. Entre os deveres que o manipulador de alimentos deve cumprir ao exercer essa atividade, NÃO está correta a alternativa:
(UNOESC - 2015 - Prefeitura de Erval Velho/SC - Fiscal sanitário) - Em análise à Lei Orgânica do Município de Erval Velho, é correto afirmar sobre os servidores públicos:
(UNOESC - 2015 - Prefeitura de Erval Velho/SC - Fiscal sanitário) - Segundo o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Erval Velho, são condutas proibidas ao servidor público, EXCETO:
(IDECAN - 2016 - Prefeitura de Conquista/MG - Fiscal sanitário) - Conforme a Lei nº 6.437/77, que configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências, as infrações serão punidas, alternativamente ou cumulativamente, com penalidade de:
I. Advertência. II. Repreensão. III. Notificação.
Representa(m) penalidade(s) apena(s) a(s) alternativa(s)
(IDECAN - 2016 - Prefeitura de Conquista/MG - Fiscal sanitário) - Entende-se por vigilância sanitária, de acordo com a Lei Orgânica nº 8.080/90, um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
II. O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendida todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
III. Controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
De acordo com as afirmativas anteriores, assinale a alternativa correta.