(DIRECTA - 2014 - Prefeitura de Iracemápolis/SP - Fiscal de posturas) - NATAL 1961
Deslocados por uma operação burocrática – o recenseamento da terra – a virgem e o carpinteiro José aportam a Belém. “Não há lugar para essa gente”, grita o dono do hotel onde se realiza um congresso internacional de solidariedade. O casal dirigiu-se a uma estrebaria, recebido por um boi branco e um burro cansado do trabalho. Os soldados de Herodes distribuem elementos radioativos a todos os meninos de menos de dois anos. Uma poderosa nuvem em forma de cogumelo abre o horizonte e súbito explode. O menino nasce morto.
Murilo Mendes – Conversa portátil.
Anacronismo. S.m. 1. Confusão de data quanto a acontecimentos ou pessoas.
Com base na definição acima, do Novo Dicionário Aurélio da língua portuguesa, o autor se vale intencionalmente de um anacronismo quando associa:
(Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Ituiutaba/MG - Fiscal de posturas) - A soma de três números consecutivos é 213. O maior destes números é:
(DIRECTA - 2014 - Prefeitura de Iracemápolis/SP - Fiscal de posturas) - Para a execução de uma edificação deve-se utilizar a ______________ como mapeamento do loteamento, da área a ser construída até a disposição dos cômodos, etc.
(FAEPESUL - 2016 - Prefeitura de Araranguá/SC - Fiscal de posturas) - Considerando a organização e o patrimônio do Município de Araranguá, o seu patrimônio é constituído, dentre outros, por:
(DIRECTA - 2014 - Prefeitura de Iracemápolis/SP - Fiscal de posturas) - HISTÓRIA ESTRANHA
Um homem vem caminhando por um parque quando de repente se vê com sete anos de idade. Está com quarenta, quarenta e poucos. De repente dá com ele mesmo chutando uma bola perto de um banco onde está a sua babá fazendo tricô. Não tem a menor dúvida de que é ele mesmo. Reconhece a sua própria cara, reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena. Um dia ele estava jogando bola no parque quando de repente aproximou-se um homem e... O homem aproxima-se dele mesmo. Ajoelha-se, põe as mãos nos seus ombros e olha nos seus olhos. Seus olhos se enchem de lágrimas. Sente uma coisa no peito. Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo. Como eu era inocente. Como os meus olhos eram limpos. O homem tenta dizer alguma coisa, mas não encontra o que dizer. Apenas abraça a si mesmo, longamente. Depois sai caminhando, chorando, sem olhar para trás.
O garoto fica olhando para a sua figura que se afasta. Também se reconheceu. E fica pensando, aborrecido: quando eu tiver quarenta, quarenta e poucos anos, como eu vou ser sentimental!
(Luis Fernando Veríssimo, Comédias para se ler na escola)
A estranheza dessa história deve-se, basicamente, ao fato de que nela:
(FAEPESUL - 2016 - Prefeitura de Araranguá/SC - Fiscal de posturas) - Segundo o Código de Posturas constitui infração toda ação ou omissão contrária às disposições do Código ou de outras leis, decretos, resoluções ou atos baixados pelo Governo Municipal no uso do seu poder de polícia, sujeitando o infrator às penalidades, EXCETO:
(DIRECTA - 2014 - Prefeitura de Iracemápolis/SP - Fiscal de posturas) -
Ser consciente é talvez um esquecimento. Talvez pensar um sonho seja, ou um sono Talvez dormir seja, um momento, Voltar o espírito nosso a ser seu dono.”
Fernando Pessoa
O trecho acima, do ponto de vista da composição:
(FAEPESUL - 2016 - Prefeitura de Araranguá/SC - Fiscal de posturas) -
“Assim que Joãozinho chegou em casa, sua mãe perguntou: - Oi, filho, como foi a aula hoje? E o menino respondeu sem muito entusiasmo: - Foi bem! - Que bom! Tem certeza de que aprendeu tudo? - Acho que não, mãe, amanhã vou ter que ir de novo.”
Na oração “Oi, filho, como foi a aula hoje?”, os termos em destaque exercem a função sintática de, respectivamente:
(FAEPESUL - 2016 - Prefeitura de Araranguá/SC - Fiscal de posturas) - Marque a alternativa que NÃO se trata de Canteiro de Obras:
(Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Ituiutaba/MG - Fiscal de posturas) - "Porque você não me esperou?" Assinale a alternativa CORRETA sobre o tipo de frase: