Fiscal de meio ambiente

Prepare-se com questões de Fiscal de meio ambiente

01

(NUBES - 2015 - Prefeitura de Massaranduba/SC - Fiscal de meio ambiente) - Para muitos ecólogos, a sucessão envolve a mudança no sistema natural e o entendimento das causas e das direções de tal mudança. A sucessão da planta é uma mudança cumulativa direcional (em direção ao clímax) na espécie que ocupa uma dada área, com o tempo (BARBOUR et al., 1980). Se mudanças significativas na composição de espécies para uma dada área não ocorrer dentro de certo período, a comunidade é considerada:

Código da questão
Q44945Ca
02

(GR Consultoria e Assessoria - 2016 - Prefeitura de Maranguape/CE - Fiscal de meio ambiente) - Em relação a Saúde Pública, analise os itens abaixo:

I. A preocupação principal em relação a Saúde Pública é manter bons hospitais, tanto de atendimento primário, quanto complexo, passando pelos atendimentos de urgência e emergência

II. As campanhas informativas desenvolvem um papel irrelevante em relação às epidemias

III. Saneamento urbano e tratamento de água são fatores de suma importância na efetivação de políticas públicas de saúde eficazes

IV. Campanhas de vacinação são importantes esforços de Saúde Pública no controle e combate de doenças

Analisados os itens acima, é correto afirmar que:

Código da questão
Q41280Ca
03

(NUBES - 2015 - Prefeitura de Massaranduba/SC - Fiscal de meio ambiente) - A exposição humana ao metilmercúrio por meio da ingestão de alimentos contaminados tem sido associada a tragédias ambientais em diferentes partes do mundo. A contaminação mercurial dos rios e lagos com consequente contaminação dos peixes e humanos têm sido observadas na região Amazônica brasileira. A principal atividade associada a essa contaminação são decorrentes de qual atividade?

Código da questão
Q44938Ca
04

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Armação dos Búzios/RJ - Fiscal de meio ambiente) - Alertado pelo barulho de motosserras ao realizar inspeção em uma determinada área do município, um Agente Fiscal do Meio Ambiente, concursado pela prefeitura local constata a presença de um grupo realizando uma retirada de vegetação. Analise as sentenças abaixo com relação às providências que o agente deve adotar:

I. Prender imediatamente os responsáveis e apreender o material utilizado no desmate.

II. Comunicar a sua chefia imediata e aguardar instruções de como proceder, agindo segundo as determinações da mesma.

III. Acionar-lhe em caráter de emergência o Batalhão Florestal e acompanhar sua operação, prestando-lhe ajuda e cooperação.

IV. Verificada a ocorrência de uma não conformidade pela falta da devida licença, voltar no dia seguinte e então prender os responsáveis, caso o desmatamento continue.

V. Embargar a atividade, mesmo se tratando de área particular, caso verifique a inexistência de licença para retirada de vegetação.

Assinale a única alternativa correta.

Código da questão
Q47675Ca
05

(FADESP - 2012 - Prefeitura de Novo Progresso/PA - Fiscal de meio ambiente) - O exemplo de URL fornecida abaixo apresenta escrita incorreta em

Código da questão
Q12865Ca
06

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Armação dos Búzios/RJ - Fiscal de meio ambiente) - De acordo com a Lei nº 3.467/2000, que dispõe sobre as sanções administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro, é correto afirmar, EXCETO:

Código da questão
Q47670Ca
07

(GR Consultoria e Assessoria - 2016 - Prefeitura de Maranguape/CE - Fiscal de meio ambiente) - Para o entendimento e boa aplicação de qualquer lei são necessárias as definições claras e precisas de temas a serem abordados pela lei. A Lei Nº 12.305 de 02/12/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, traz várias dessas definições em seu artigo 3º. Analise os itens abaixo sobre o tema:

I. Área contaminada: local onde há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos;

II. Controle Ambiental: conjunto de mecanismos e procedimentos que garantam à sociedade informações e participação nos processos de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, relacionadas aos resíduos sólidos

III. Gerenciamento de resíduos sólidos: conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final, ambientalmente adequada, dos resíduos sólidos e disposição final, ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta Lei

IV. Coleta Seletiva: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa

Analisados os itens acima, é correto afirmar que:

Código da questão
Q41279Ca
08

(GUALIMP - 2016 - Prefeitura de Domingos Martins/ES - Fiscal de meio ambiente) - A medida da alcalinidade é de fundamental importância durante o processo de tratamento de água. Pode-se dizer que a alcalinidade mede:

Código da questão
Q44930Ca
09

(GR Consultoria e Assessoria - 2016 - Prefeitura de Maranguape/CE - Fiscal de meio ambiente) - A Lei Federal Nº 11.445 de 5 de janeiro de 2007 estabeleceu as diretrizes nacionais, para o saneamento básico e definiu uma Política Federal de Saneamento Básico. Esta lei não trata, exclusivamente, do setor de resíduos sólidos, como se pode perceber. Ela versa sobre todos os setores do saneamento básico (drenagem urbana, abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos). Qual dos itens abaixo NÃO figura como uma das definições da Lei para Saneamento Básico:

Código da questão
Q41290Ca
10

(GR Consultoria e Assessoria - 2016 - Prefeitura de Maranguape/CE - Fiscal de meio ambiente) - Marque o item abaixo que NÃO contempla um dos princípios da Lei Nº 12.651 de 25/05/2012, que tem como objetivo o Desenvolvimento Sustentável, através do estabelecimento de normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos:

Código da questão
Q41278Ca