(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Considerando a história do inspetor escolar e de acordo com as legislações ao longo dos anos, analise as afirmativas.
I. A inspeção escolar aparece, pela primeira vez, com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 4.024/1961), estabelecendo que o inspetor de ensino deverá ser escolhido por concurso de títulos e provas, além de possuir conhecimentos técnicos e pedagógicos demonstrados de preferência no exercício de funções de magistério, de auxiliar de administração escolar, ou na direção de estabelecimento de ensinos.
II. Com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 5.692/1971) estabeleceu‐se a organização do ensino de 1º grau (quatro séries do primário, mais quatro séries do ginásio) e 2º grau, alternando toda a legislação anterior do ensino primário e médio. Com isso, as exigências referentes à formação profissional do inspetor escolar foram: formação em curso superior de graduação, com duração curta ou plena ou de pós‐graduação; admissão na carreira de inspetor escolar por concurso público de provas e títulos; e, remuneração conforme estatuto de carreira do magistério.
III. Com a publicação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a formação profissional do inspetor escolar foi mantida. Contudo, o art. 64 estabelece que a formação do inspetor escolar seja feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós‐graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)