(CONSULPLAN - 2012 - Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - Relacione as colunas referentes a tipos de sistemas de recuperação da informação.
1. Bases de dicionários. 2. Bases de numéricas. 3. Bases de texto completo. 4. Bases de imagens/dados gráficos.
( ) Contém textos completos de um documento, incluindo também páginas da World Wide Web.
( ) Contém, sob a forma gráfica, fórmulas químicas, imagens de logotipo, desenhos ou figuras.
( ) Contém dados numéricos e séries estatísticas. Podem incluir dados manipuláveis a serem utilizados na produção de relatórios, tabelas e gráficos para sofisticadas análises científica e de negócios.
( ) Contém manuais, dicionários de termos, definições, nomenclatura química, propriedades físicas etc.
A sequência está correta em
(CONSULPLAN - 2012 - Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - Assinale a fonte de informação utilizada para encontrar artigos curtos e condensados a respeito dos mais variados assuntos.
(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “A reforma agrária, como conceito geral, é o sistema que regula e promove a ‘justa’ divisão de terras em um estado. No caso do Brasil, especificamente, ela deve atuar com intuito de reparar séculos de uma distribuição fundiária injusta, que perdurou até os dias de hoje, causando uma disparidade muito grande entre detentores de grandes porções de terras (latifundiários) e pessoas que se quer têm onde morar e produzir.”
(Disponível em: http://reforma‐agraria‐no‐brasil.info/.)
Atualmente, a Reforma Agrária no Brasil se dá basicamente da seguinte forma:
I. A União realiza a compra ou a desapropriação de latifúndios particulares considerados improdutivos em diversas áreas da federação. II. Após desapropriar terras comprovadamente improdutivas, a União abre uma linha de financiamento especial àqueles que estão cadastrados pela FUNAI para adquirirem a propriedade. III. Por meio do INCRA, a União distribui e loteia as terras desapropriadas às famílias que recebem esses lotes, como também presta uma assistência financeira, de consultoria e de insumos para que possam produzir nessas terras. IV. Integrantes de movimentos sociais que lutam pela reforma agrária invadem terras e comprovam sua improdutividade abrindo um processo no Ministério da Agricultura para que esta seja desapropriada por lei e doada aos invasores.
Estão corretas apenas as afirmativas
(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Considere de valoração verdadeira as seguintes proposições:
No último final de semana, usei, no sábado, uma calça azul e, no domingo, uma camisa branca e uma calça de cor diferente da cor do tênis. Logo, usei,
(CONSULPLAN - 2012 - Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - A fonte de informação que tem a função de comunicação formal dos resultados da pesquisa original para comunidade científica e demais interessados, a preservação do conhecimento registrado, estabelecimento da propriedade intelectual e a manutenção do padrão da qualidade na ciência, denomina-se
Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “Metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição de um nome por outro em virtude de haver entre eles algum relacionamento.” Assinale a alternativa que contém um exemplo de metonímia.
(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - A soma dos três primeiros termos de uma progressão aritmética é 30. Sabendo‐se que o 12º termo é 40, então o 7º termo é igual a
(CONSULPLAN - 2012 - Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - “Como fonte de informação, a _______________ pode ter seu papel analisado por intermédio de suas funções informativa, formativa e de entretenimento.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Para certa moeda viciada, a probabilidade de se obter cara em um lançamento é de 60%. Logo, a probabilidade de se obter coroa, somente no terceiro lançamento, é
(UNC - 2013 - Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - Sobre o conhecimento, segundo os estudos desenvolvidos por Piaget, avalie as afirmativas a seguir:
I- É o resultado das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive;
II- É uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer;
III- É o resultado de uma inter-relação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido;
IV- É o resultado da interação entre os sujeitos com o ambiente escolar.
Estão corretas as afirmativas: