Especialista em educação

Prepare-se com questões de Especialista em educação

01

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - De acordo com a LDB 9.394/96, na Educação Básica, a carga horária letiva mínima anual será de:

Código da questão
Q22035Ca
02

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “De acordo com as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5.800 pessoas ficaram doentes e mais de 2.800 foram mortas pelo vírus ____________________ até o momento. A OMS estima que, se ações emergenciais eficazes não forem implementadas, mais de 20 mil pessoas serão infectadas até novembro de 2014. Entre os três países mais afetados pela doença, pode‐se citar Guiné, Libéria e Serra Leoa, localizados no continente ___________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Código da questão
Q11744Ca
03

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - “O bibliotecário no desempenho de cargos, funções ou empregos deve dignificá-los _______________ e _______________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Código da questão
Q22062Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Nas seguintes afirmativas, as palavras sublinhadas possuem o mesmo valor semântico, EXCETO em:

Código da questão
Q11711Ca
05

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - No contexto atual de formação profissional, o grande desafio a ser superado pelos bibliotecários é o domínio das

Código da questão
Q22055Ca
06

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - Paulo Freire foi um dos grandes educadores brasileiros, inspirador e divulgador da Pedagogia Libertadora. Em seu livro Pedagogia da Autonomia ele afirma: “Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade (...), a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais...”

Partindo das idéias implícitas no texto acima, pode-se afirmar que não faz parte da concepção de educação de Paulo Freire a seguinte idéia:

Código da questão
Q22040Ca
07

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Uma pesquisa realizada entre os alunos de uma escola revelou que: 78% possuem notebook; 87% possuem smartphone; e, 73% possuem notebook e smartphone. Logo, o percentual de alunos que NÃO possuem nem notebook nem smartphone é

Código da questão
Q11723Ca
08

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - O periódico científico ainda é o principal veículo de divulgação da pesquisa em várias áreas do conhecimento, porém a lentidão de publicação leva ao aparecimento de formas alternativas de divulgação, tendo como o mais comum deles, a publicação

Código da questão
Q22060Ca
09

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “A reforma agrária, como conceito geral, é o sistema que regula e promove a ‘justa’ divisão de terras em um estado. No caso do Brasil, especificamente, ela deve atuar com intuito de reparar séculos de uma distribuição fundiária injusta, que perdurou até os dias de hoje, causando uma disparidade muito grande entre detentores de grandes porções de terras (latifundiários) e pessoas que se quer têm onde morar e produzir.”                        

   (Disponível em: http://reforma‐agraria‐no‐brasil.info/.)

Atualmente, a Reforma Agrária no Brasil se dá basicamente da seguinte forma:

I. A União realiza a compra ou a desapropriação de latifúndios particulares considerados improdutivos em diversas áreas da federação.
II. Após desapropriar terras comprovadamente improdutivas, a União abre uma linha de financiamento especial àqueles que estão cadastrados pela FUNAI para adquirirem a propriedade.
III. Por meio do INCRA, a União distribui e loteia as terras desapropriadas às famílias que recebem esses lotes, como também presta uma assistência financeira, de consultoria e de insumos para que possam produzir nessas terras.
IV. Integrantes de movimentos sociais que lutam pela reforma agrária invadem terras e comprovam sua improdutividade abrindo um processo no Ministério da Agricultura para que esta seja desapropriada por lei e doada aos invasores.

Estão corretas apenas as afirmativas

Código da questão
Q11735Ca
10

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - GAUDÊNCIO FRIGOTTO e MARIA CIAVATTA lembram com muita propriedade que a ideia de cidadania coletiva deve implicar mudanças de concepções sobre trabalho pois, historicamente, “o conceito de educação do homem integrado às forças sociais difere da mera submissão às forças produtivas” (2003).

Esta concepção se relaciona ao art. 1º da LDB 9394/96, quando prevê que a educação deverá

Código da questão
Q22036Ca