Escrivão de polícia civil

Prepare-se com questões de Escrivão de polícia civil

01

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Foram disposições acrescentadas no art. 5º da Constituição Federal de 1988, por meio da Emenda Constitucional n. 45, de 2004, EXCETO:

Código da questão
Q52693Ca
02

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Em relação aos grupos de opções disponíveis nas guias do Microsoft Word, versão português do Office 2013, considerando a configuração de instalação padrão, correlacione as colunas a seguir: 

Grupo 1. Estilo 2. Organizar 3. Tabelas 4. Formatação do Documento
Guia ( ) Inserir ( ) Página Inicial ( ) Layout de Página ( ) Design
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Código da questão
Q52767Ca
03

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Leia o Texto 1 a seguir e responda à questão.

 

Texto 1:

 

O discurso relatado em depoimentos da justiça

 

Evocar ou reproduzir os enunciados emitidos por outros é comum na nossa fala cotidiana. Nos depoimentos prestados na justiça brasileira, isso também acontece, pois, de acordo com a bibliografia jurídica, a testemunha depõe sobre suas percepções sensoriais a respeito dos fatos, o que inclui as falas pronunciadas diante dela ou as que chegaram ao seu conhecimento por meio de outras pessoas. A citação da fala do outro ocupa, portanto, um lugar de destaque nos depoimentos, uma vez que somente por meio dela pode-se reconstruir alguns fatos.

Logo, o discurso citado aparece nos depoimentos como recurso empregado pela testemunha para incluir ou para compor informações. Entretanto, ele aparece também como mecanismo utilizado pelo agente da justiça (juiz, delegado ou escrivão) para realizar o assentamento escrito da fala da testemunha.

Embora a oralidade seja um dos princípios do processo penal, os depoimentos orais são reduzidos a termo pelo escrivão ou consignados pelo juiz, passando a fazer parte do processo, sob uma formalização escrita. Essa passagem do oral para o escrito contribui para o caráter polifônico e controvertido da prova testemunhal, pois é responsável por uma série de interferências dos agentes da justiça na elaboração dos textos escritos, causando um remanejamento de estruturas e de pontos de vista em relação à voz original. [...]

 

Fonte: ROMUALDO, Edson C. O discurso relatado em depoimentos da justiça: formas e funções. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 25, n. 2, p. 233-240, 2003.

No Texto 1, o autor defende uma ideia e expõe seu ponto de vista, apresentando argumentos para fundamentá-lo.
Sobre a argumentação do autor do Texto 1, é INCORRETO afirmar:

Código da questão
Q52707Ca
04

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Leia o Texto 2 e responda à questão.

Texto 2:

“A linguagem, sendo uma elaboração cultural que se fundamenta na faculdade humana de imaginar, de simbolizar e de comunicar experiências vividas, torna o indivíduo capaz de atuar no mundo pela palavra e de elaborar e atuar também sobre a linguagem.
Nesse sentido, a língua realiza atividades estruturantes, indeterminadas do ponto de vista semântico e sintático. As significações e os sentidos textuais e discursivos não podem estar aprisionados no interior dos textos, pelas estruturas linguísticas.
A compreensão de textos é uma atividade criativa, e não simplesmente reativa; não é uma questão de reagir, mas de agir sobre os objetos da cultura. Trata-se de uma atividade dialógica de seleção, reordenação e reconstrução de sentidos. Pois a língua não é totalmente transparente, podendo também ser ambígua ou polissêmica.”(p.50).

Fonte: COLARES, Virgínia. Retextualização do depoimento judicial oral em texto escrito. Veredas - Rev. Est. Ling., Juiz de Fora, v. 9, n. 1 e n. 2, p. 29-54, jan./dez. 2005.
A concordância é um fenômeno sintático. É o produto dos ajustes entre as palavras, de modo a indicar as flexões de gênero e de número.
Analise a concordância nominal dos trechos em destaque na frase abaixo.
As significações e os sentidos textuais e discursivos não podem estar aprisionados no interior dos textos, pelas estruturas linguísticas.
IDENTIFIQUE as asserções com (V) ou (F), conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Quando temos dois ou mais substantivos, o(s) adjetivo(s) a eles relacionados pode(m) concordar com o substantivo mais próximo ou com a totalidade. ( ) O adjetivo “linguísticas” concorda em gênero e número com o substantivo “estruturas”. ( ) O adjetivo “discursivos” refere-se aos dois substantivos: “significações” e “sentidos”. ( ) O particípio “aprisionados” está concordando no masculino plural, uma vez que “significações” e “sentidos” são substantivos de gêneros diferentes.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Código da questão
Q52704Ca
05

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - A opção de menu do LibreOffice Impress 5.4.7, versão português, que permite acessar o slide mestre, onde é possível adicionar elementos que deverão aparecer em todos os slides da apresentação que utilizam o mesmo slide mestre é:

Código da questão
Q52768Ca
06

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Uma janela anônima no navegador Google Chrome 69.x, versão português, é um modo que abre uma nova janela onde é possível navegar na Internet em modo privado, sem que o Chrome salve os sites que o usuário visita. O atalho de teclado que abre uma nova janela anônima é:

Código da questão
Q52765Ca
07

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Sobre o acesso das pessoas cegas ou com deficiência visual (Tratado de Marraquexe) à leitura, pode-se afirmar, EXCETO:

Código da questão
Q52688Ca
08

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Leia o Texto 4 e responda à questão.

Texto 4:

[...] “A Lei Maria da Penha está em harmonia com a nossa Carta Magna, tendo em vista que foi criada a partir de uma conceituação de violência de gênero ratificada pela Organização Mundial das Nações Unidas. Ressalte-se que a igualdade existente no texto constitucional não é formal, mas substancial, ou seja, exige esse reconhecimento da perspectiva de gênero. Não se pode aceitar que a igualdade seja apenas formal, mas sim, efetiva e indispensável”. [...]

Fonte: BRAGA, Sérgio Murilo. Maria da Penha: 12 anos da Lei. Viver Brasil, ed. 213, p. 26, set. 2018.

O conhecimento sobre a classificação das orações de um período composto pode ampliar o panorama de compreensão das redes argumentativas propostas nos textos, sejam profissionais ou não.

Analise o período: “Não se pode aceitar que a igualdade seja apenas formal, mas sim, efetiva e indispensável”.
Sobre o papel da conjunção “mas” no período acima, é CORRETO afirmar.

Código da questão
Q52694Ca
09

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Sobre a Política Nacional de Direitos Humanos do Brasil, é CORRETO afirmar:

Código da questão
Q52687Ca
10

(CESPE - 2018 - PC-MA - Escrivão de Polícia Civil) - Proposição CG1A5AAA

A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui.
Assinale a opção que apresenta uma proposição que constitui uma negação da proposição CG1A5AAA.

Código da questão
Q60506Ca

Concursos em sua
cidade