Engenheiro mecânico

Prepare-se com questões de Engenheiro mecânico

01

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Sobre esse trecho, a única afirmação INCORRETA é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14339Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - De acordo com o que se depreende do texto, analise as assertivas abaixo.

I. Os norte-americanos se distanciaram da visão dos fundadores de sua República.
II. O autor contesta a posição ideológica da cultura política norte-americana.
III. O autor reafirma a visão pessimista de Churchill sobre a espécie humana.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14332Ca
03

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A função do freio a disco é transformar a pressão hidráulica existente no cilindro mestre em força mecâ- nica, através dos êmbolos, para pressionar as pastilhas de freio contra o disco de freio, dissipando a energia de frenagem. Devido ao seu projeto, os freios a disco não estão sujeitos a defeitos que normalmente ocorrem nos sistemas de freio a tambor (como sujeiras, lama e água); ainda, por estar mais exposto que o freio a tambor, o seu arrefecimento é muito maior, dissipando o calor rapidamente e dificultando que o material de atrito (pastilhas de freio) venha a perder sua eficiência por excesso de calor. Mesmo assim, para o perfeito funcionamento do sistema de freios a disco, são necessários cuidados na manutenção que evitem possíveis defeitos. Marque a alternativa que descreve de forma INCORRETA os defeitos e cuidados na manutenção dos freios a disco.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14347Ca
04

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os três principais parâmetros de alinhamento da suspensão (convergência ou divergência, câmber e caster), juntamente com o balanceamento do conjunto rodas/pneus, desde que estejam em conformidade com o especificado pelo fabricante, permitem a dirigibilidade de um veículo dentro dos padrões confiáveis de segurança. Analise as seguintes assertivas relativas aos termos balanceamento, alinhamento, caster e camber:

I. É uma medida em que determinamos o quanto o eixo de articulação de esterçamento está inclinado para frente ou para trás contra a linha vertical em relação ao solo que passa pelo centro da roda, em uma vista lateral do veículo.

II. Consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e aro.

III. É a medida entre a linha de centro da roda em relação à componente vertical do veículo, visto de frente ou pela traseira.

IV. É a medida formada pela linha central da roda e a linha central longitudinal do veículo, olhando o ve- ículo de cima. A soma dos valores de cada roda é o valor total da convergência ou divergência.

A alternativa CORRETA que correlaciona as assertivas acima expostas aos termos balanceamento, alinhamento, caster e camber é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14359Ca
05

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção preventiva prolonga a vida útil do equipamento, mas demanda a execução de tarefas de manutenção previamente planejadas. Sobre a manutenção preventiva, analise as proposições a seguir:

I. A manutenção preventiva acarreta ganho de efici- ência dos equipamentos, já que estes tendem a parar somente em momentos programados, o que evita paradas inesperadas.

II. A manutenção preventiva é um tipo de manuten- ção que não é programada.

III. A tarefa de programar a manutenção preventiva envolve determinar o instante de tempo em que a mão de obra é alocada para uma revisão de com ponentes principais ou grupo de componentes de um equipamento.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14348Ca
06

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção corretiva geralmente causa paradas aleatórias não esperadas que prejudicam a produção. Isso faz com que esse tipo de manutenção seja a mais cara. Analise as proposições a seguir sobre causas do maior custo da manutenção corretiva:

I. Alto custo de estoques de peças sobressalentes.

II. Alto custo de trabalho extra.

III. Baixo tempo de paralisação da máquina.

IV. Baixa disponibilidade para a produção.

Assinale a alternativa que identifica as proposições que representam de forma CORRETA o motivo de maior custo na manutenção corretiva.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14353Ca
07

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O Código de Trânsito Brasileiro descreve que os veí- culos em circulação devem ser inspecionados periodicamente, com o objetivo de verificar e corrigir suas condições de segurança, controle de emissão de gases e controle da emissão de ruídos. Nas proposições a seguir, são mostrados alguns sistemas e componentes de um veículo:

I. Sistema de sinalização e iluminação do veículo.
II. Conjunto de rodas e pneus.
III. Equipamentos obrigatórios.
IV. Sistema de freios e direção.

Dos componentes listados nas proposições efetuadas, os sistemas e componentes que são vistoriados em inspeção periódica são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14351Ca
08

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção preditiva leva em consideração as modificações encontradas na condição e no desempenho do equipamento, cujo acompanhamento no decorrer do tempo segue parâmetros de aceitabilidade anteriormente estabelecidos. De acordo com a manutenção preditiva, analise as proposições a seguir.

I. Trocar peça de motor que estragou.

II. Monitorar a vibração de um motor com o intuito de detectar problemas e prevenir falhas catastróficas.

III. Monitorar os equipamentos elétricos através de imagem infravermelha, com o objetivo de detectar problemas que podem estar se desenvolvendo.

Assinale a alternativa que descreve de forma CORRETA as proposições efetuadas sobre o processo de manutenção preditiva.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14350Ca
09

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A montagem das catracas dotadas de corpo e braços utilizadas em ônibus instrumentaliza o bloqueio ou a liberação da passagem dos passageiros. A catraca pode ser acionada pela ação física do usuário ou cobrador (dispositivo mecânico), ou acionada por valida- ção de bilhete ou de cartão (dispositivo automático). De acordo com suas características de funcionamento, as catracas são classificadas conforme as seguintes descrições:

I. Utilizam um validador, um coletor de dados, ou mesmo uma simples botoeira.

II. São liberadas/bloqueadas por controle físico e a contagem se dá por meio de relógios/contadores mecânicos.

III. Possuem um validador ou coletor de dados incorporado, com capacidade para armazenar informa- ções e liberar/bloquear o acesso de pessoas. O acionamento do validador pode ser com ou sem contato.

Marque a alternativa que corresponde à classificação das catracas, conforme as descrições efetuadas, de forma CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14357Ca
10

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A emissão de poluentes por veículos automotores de combustão interna contribui para a contínua deteriora- ção da qualidade ambiental, especialmente nos centros urbanos. A desregulagem desses veículos automotores contribui significativamente para o aumento das emissões de poluentes. Assinale a alternativa INCORRETA sobre emissão de poluentes.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14343Ca