Engenheiro mecânico

Prepare-se com questões de Engenheiro mecânico

01

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os três números naturais a = 2n , b = 3. 2n e c = 144 tem o mínimo múltiplo comum igual a 288. Dessa forma, o máximo divisor comum entre esses três números é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14364Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Assinale a alternativa que contém o termo a que se refere o elemento coesivo desse (10ª linha).

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14337Ca
03

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O freio de tambor com sapatas internas é utilizado normalmente como freio traseiro de veículos de passeio ou como freio de caminhões e ônibus. Consiste de duas ou mais sapatas que são aplicadas contra a face interna de um tambor de freios. Sistemas de freio de tambor com sapatas internas acionados hidraulicamente possuem os seguintes componentes: o cilindro de freio, os pistões do cilindro, as sapatas, o tambor, o cabo e o ajustador de folga.

Marque a alternativa que representa de forma CORRETA a função de uma sapata de um sistema de freio de tambor com sapatas internas acionado hidraulicamente.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14346Ca
04

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Observe as seguintes frases de um artigo de opinião de Lia Luft:

I. “Um juiz manda que grevistas voltem ao trabalho, ninguém dá bola.”

II. “Decretam uma greve ilegal, ninguém se impressiona.”

III. “Não sou do tipo severo, não sou rigorosa demais...”

Nas frases, as orações separadas por vírgula poderiam também estar ligadas por quais conectores?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14334Ca
05

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O bônus de R$ 9300,00 vai ser pago por uma empresa e será dividido entre três funcionários: Rafael, Rodrigo e João Pedro, que obtiveram menor número de faltas ao trabalho durante o ano. Essa divisão será feita em partes inversamente proporcionais ao número de faltas que esses funcionários tiveram durante o ano de trabalho. Rafael faltou 2 dias, Rodrigo faltou 3 dias e João Pedro faltou 5 dias. Dessa forma:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14363Ca
06

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Para conferir as reais condições de eficiência e de segurança dos sistemas funcionais dos ônibus do transporte coletivo, são feitas inspeções veiculares periódicas e programadas. Para o caso de frota de ônibus, os veículos são encaminhados para empresas operadoras responsáveis por fazer as vistorias. Após a vistoria, um laudo técnico contendo os resultados é criado. Sobre os possíveis resultados da inspeção da frota de ônibus, são feitas as seguintes proposições:

I. É considerado o veículo aprovado na inspeção quando não foram encontrados itens em desconformidade ou as avarias apontadas forem devidamente corrigidas e apresentadas até o prazo determinado.

II. É considerada inspeção insuficiente quando são constatados vazamentos de óleo ou ruído no veí- culo.

III. É considerada inspeção reprovada quando as avarias observadas na inspeção não forem eliminadas dentro do prazo estipulado.

IV. É considerada inspeção inacabada se o veículo apresentado não estiver limpo e com desconformidades em componentes que interferem na segurança ou realização dos testes.

Das proposições feitas acima sobre os resultados da realização de inspeção de frota de ônibus, é CORRETO afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14358Ca
07

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A segurança veicular no Brasil é uma questão discutida há muito tempo e já incorporada ao Código de Trânsito Brasileiro, incluindo os veículos de transporte coletivo. Um ponto importante nos veículos de transporte coletivo é o sistema de segurança de portas. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o sistema de segurança de portas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14344Ca
08

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos elementos coesivos que devem completar o texto.

_____ dez anos, a frota de veículos no transporte pú- blico cresceu no Brasil em ritmo superior ao da população. Temos 15% a mais de ônibus _____30% a mais de vagões. _____ transporte público não se resolve_____ com quantidade. Faltou qualidade à administração do sistema. A velocidade média dos ônibus caiu para menos de 20 quilômetros por hora, nas maiores cidades brasileiras – em São Paulo, ela se aproxima de 8 quilômetros por hora. _____ dez anos, o custo de usar transporte público subiu _____ o custo de usar carro – uma aberração, numa sociedade _____ deveria incentivar a primeira opção.

CLEMENTE, Isabel; CORONATO, Marcos; CISCATI, Rafael. Como destravar nossas cidades. Época, São Paulo. nº 788, p.42-43, 1º julho 2013.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14336Ca
09

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os três principais parâmetros de alinhamento da suspensão (convergência ou divergência, câmber e caster), juntamente com o balanceamento do conjunto rodas/pneus, desde que estejam em conformidade com o especificado pelo fabricante, permitem a dirigibilidade de um veículo dentro dos padrões confiáveis de segurança. Analise as seguintes assertivas relativas aos termos balanceamento, alinhamento, caster e camber:

I. É uma medida em que determinamos o quanto o eixo de articulação de esterçamento está inclinado para frente ou para trás contra a linha vertical em relação ao solo que passa pelo centro da roda, em uma vista lateral do veículo.

II. Consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e aro.

III. É a medida entre a linha de centro da roda em relação à componente vertical do veículo, visto de frente ou pela traseira.

IV. É a medida formada pela linha central da roda e a linha central longitudinal do veículo, olhando o ve- ículo de cima. A soma dos valores de cada roda é o valor total da convergência ou divergência.

A alternativa CORRETA que correlaciona as assertivas acima expostas aos termos balanceamento, alinhamento, caster e camber é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14359Ca
10

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O Código de Trânsito Brasileiro descreve que os veí- culos em circulação devem ser inspecionados periodicamente, com o objetivo de verificar e corrigir suas condições de segurança, controle de emissão de gases e controle da emissão de ruídos. Nas proposições a seguir, são mostrados alguns sistemas e componentes de um veículo:

I. Sistema de sinalização e iluminação do veículo.
II. Conjunto de rodas e pneus.
III. Equipamentos obrigatórios.
IV. Sistema de freios e direção.

Dos componentes listados nas proposições efetuadas, os sistemas e componentes que são vistoriados em inspeção periódica são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14351Ca