(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O número de anagramas distintos que são formados com as n letras de uma palavra, na qual n – 2 letras são repetidas, é igual a 210. Então, n é:
(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos elementos coesivos que devem completar o texto.
_____ dez anos, a frota de veículos no transporte pú- blico cresceu no Brasil em ritmo superior ao da população. Temos 15% a mais de ônibus _____30% a mais de vagões. _____ transporte público não se resolve_____ com quantidade. Faltou qualidade à administração do sistema. A velocidade média dos ônibus caiu para menos de 20 quilômetros por hora, nas maiores cidades brasileiras – em São Paulo, ela se aproxima de 8 quilômetros por hora. _____ dez anos, o custo de usar transporte público subiu _____ o custo de usar carro – uma aberração, numa sociedade _____ deveria incentivar a primeira opção.
CLEMENTE, Isabel; CORONATO, Marcos; CISCATI, Rafael. Como destravar nossas cidades. Época, São Paulo. nº 788, p.42-43, 1º julho 2013.
(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Considere as seguintes frases:
I. Modelo japonês de estágios ajuda empresa brasileira na busca de emprego.
II. Canais alternativos ajudam jovens na busca por empregos.
III. Após as enchentes, o Corpo de Bombeiros come- çou a procurar pelos desaparecidos.
Assinale a alternativa que indica a(s) forma(s) empregada(s) de acordo com a norma padrão da língua.
(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os veículos saem de fábrica com diferentes sistemas de segurança ativa e passiva disponíveis no mercado. A gestão eletrônica dos freios pertence aos itens de segurança ativa, assumindo funções que atuam sobre os freios e as que atuam sobre a gestão eletrônica do motor. A razão consiste em aumentar a segurança ativa do veículo, melhorando a dirigibilidade, a estabilidade, a tração e a frenagem deste. Isto é conseguido aproveitando ao máximo a aderência dos pneus ao pavimento, evitando assim a ultrapassagem dos limites físicos que mantêm o veículo estável. A introdução do programa de controle de estabilidade ESP (Eletronic Stability Program) reduz significativamente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo. A função do controle de estabilidade (ESP – Eletronic Stability Program) é:
(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O freio de tambor com sapatas internas é utilizado normalmente como freio traseiro de veículos de passeio ou como freio de caminhões e ônibus. Consiste de duas ou mais sapatas que são aplicadas contra a face interna de um tambor de freios. Sistemas de freio de tambor com sapatas internas acionados hidraulicamente possuem os seguintes componentes: o cilindro de freio, os pistões do cilindro, as sapatas, o tambor, o cabo e o ajustador de folga.
Marque a alternativa que representa de forma CORRETA a função de uma sapata de um sistema de freio de tambor com sapatas internas acionado hidraulicamente.
(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Observe as seguintes frases de um artigo de opinião de Lia Luft:
I. “Um juiz manda que grevistas voltem ao trabalho, ninguém dá bola.”
II. “Decretam uma greve ilegal, ninguém se impressiona.”
III. “Não sou do tipo severo, não sou rigorosa demais...”
Nas frases, as orações separadas por vírgula poderiam também estar ligadas por quais conectores?
(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A eletrônica embarcada se faz cada vez mais presente na fabricação dos veículos automotores, incluindo os de passeio, passageiros, agrícolas e de carga. A arquitetura elétrica é a responsável pela definição da alocação física e lógica utilizada, suportando as necessidades mercadológicas, técnicas e comerciais estabelecidas pela montadora. Por ter um desempenho superior aos sistemas mecânicos e hidráulicos convencionais e pela crescente necessidade de oferecer mais conforto, segurança, conveniência, entretenimento e menor impacto ao meio ambiente, o uso de módulos de controle não se limitou somente ao controle do motor. Das inúmeras aplicações eletroeletrô- nicas existentes hoje, alguns sistemas embarcados veiculares merecem destaque, seja por sua larga utilização no mercado, seja pelo benefício a ela associado. Marque a alternativa que descreve o sistema veicular denominado “Sistema de navegação” de forma CORRETA.
(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A montagem das catracas dotadas de corpo e braços utilizadas em ônibus instrumentaliza o bloqueio ou a liberação da passagem dos passageiros. A catraca pode ser acionada pela ação física do usuário ou cobrador (dispositivo mecânico), ou acionada por valida- ção de bilhete ou de cartão (dispositivo automático). De acordo com suas características de funcionamento, as catracas são classificadas conforme as seguintes descrições:
I. Utilizam um validador, um coletor de dados, ou mesmo uma simples botoeira.
II. São liberadas/bloqueadas por controle físico e a contagem se dá por meio de relógios/contadores mecânicos.
III. Possuem um validador ou coletor de dados incorporado, com capacidade para armazenar informa- ções e liberar/bloquear o acesso de pessoas. O acionamento do validador pode ser com ou sem contato.
Marque a alternativa que corresponde à classificação das catracas, conforme as descrições efetuadas, de forma CORRETA.
(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Uma pessoa foi a uma lanchonete e gastou R$ 26,00. Ela comeu um sanduíche, tomou um suco e comeu um doce. O preço do suco é 2/3 do preço do sanduí- che e o preço do doce é 3/4 do preço do suco. Assim, o preço do doce é:
(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A razão para o uso da gestão eletrônica dos freios é melhorar a dirigibilidade, a estabilidade, a tração e a frenagem dos veículos, o que é conseguido aumentando ao máximo a aderência dos pneus ao pavimento, evitando assim a ultrapassagem dos limites físicos que mantêm o veículo estável. Os sistemas que desempenham essa gestão pertencem aos itens de segurança ativa dos veículos, os quais assumem fun- ções que atuam sobre os freios e as que atuam sobre a gestão eletrônica do motor. Entre os itens de segurança ativa, o uso do sistema ESP (Eletronic Stability Program) permite a redução significativa dos riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, propiciando maior domínio e estabilidade do veículo. A função do sistema ESP (Eletronic Stability Program) é: