Engenheiro mecânico

Prepare-se com questões de Engenheiro mecânico

01

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção preventiva prolonga a vida útil do equipamento, mas demanda a execução de tarefas de manutenção previamente planejadas. Sobre a manutenção preventiva, analise as proposições a seguir:

I. A manutenção preventiva acarreta ganho de efici- ência dos equipamentos, já que estes tendem a parar somente em momentos programados, o que evita paradas inesperadas.

II. A manutenção preventiva é um tipo de manuten- ção que não é programada.

III. A tarefa de programar a manutenção preventiva envolve determinar o instante de tempo em que a mão de obra é alocada para uma revisão de com ponentes principais ou grupo de componentes de um equipamento.

Assinale a alternativa CORRETA.

Código da questão
Q14348Ca
02

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção corretiva geralmente causa paradas aleatórias não esperadas que prejudicam a produção. Isso faz com que esse tipo de manutenção seja a mais cara. Analise as proposições a seguir sobre causas do maior custo da manutenção corretiva:

I. Alto custo de estoques de peças sobressalentes.

II. Alto custo de trabalho extra.

III. Baixo tempo de paralisação da máquina.

IV. Baixa disponibilidade para a produção.

Assinale a alternativa que identifica as proposições que representam de forma CORRETA o motivo de maior custo na manutenção corretiva.

Código da questão
Q14353Ca
03

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A segurança veicular no Brasil é uma questão discutida há muito tempo e já incorporada ao Código de Trânsito Brasileiro, incluindo os veículos de transporte coletivo. Um ponto importante nos veículos de transporte coletivo é o sistema de segurança de portas. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o sistema de segurança de portas.

Código da questão
Q14344Ca
04

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O OBD (on board diagnosis) é um dispositivo que identifica o funcionamento dos sistemas de controle de emissão, o que possibilita medidas corretivas antecipadas. O sistema que foi implementado no Brasil é chamando OBDBr, sendo dividido em duas fases distintas e complementares: OBDBr -1 e OBRDBr -2. Esse sistema deve ser capaz de monitorar falhas nos sistemas de ignição e injeção de combustível por meio da detecção de falha em alguns componentes do veí- culo, tais como:

I. sensores de posição do eixo de comando das válvulas e posição do virabrequim.
II. sensor de detecção da detonação do combustível e sensores de temperatura de arrefecimento.
III. válvulas injetoras e sistema de ignição.

Assinale a alternativa que descreve de forma CORRETA as afirmações efetuadas sobre os componentes que fazem parte do monitoramento do OBDBr.

Código da questão
Q14349Ca
05

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os três números naturais a = 2n , b = 3. 2n e c = 144 tem o mínimo múltiplo comum igual a 288. Dessa forma, o máximo divisor comum entre esses três números é:

Código da questão
Q14364Ca
06

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os veículos saem de fábrica com diferentes sistemas de segurança ativa e passiva disponíveis no mercado. A gestão eletrônica dos freios pertence aos itens de segurança ativa, assumindo funções que atuam sobre os freios e as que atuam sobre a gestão eletrônica do motor. A razão consiste em aumentar a segurança ativa do veículo, melhorando a dirigibilidade, a estabilidade, a tração e a frenagem deste. Isto é conseguido aproveitando ao máximo a aderência dos pneus ao pavimento, evitando assim a ultrapassagem dos limites físicos que mantêm o veículo estável. A introdução do programa de controle de estabilidade ESP (Eletronic Stability Program) reduz significativamente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo. A função do controle de estabilidade (ESP – Eletronic Stability Program) é:

Código da questão
Q14345Ca
07

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Para conferir as reais condições de eficiência e de segurança dos sistemas funcionais dos ônibus do transporte coletivo, são feitas inspeções veiculares periódicas e programadas. Para o caso de frota de ônibus, os veículos são encaminhados para empresas operadoras responsáveis por fazer as vistorias. Após a vistoria, um laudo técnico contendo os resultados é criado. Sobre os possíveis resultados da inspeção da frota de ônibus, são feitas as seguintes proposições:

I. É considerado o veículo aprovado na inspeção quando não foram encontrados itens em desconformidade ou as avarias apontadas forem devidamente corrigidas e apresentadas até o prazo determinado.

II. É considerada inspeção insuficiente quando são constatados vazamentos de óleo ou ruído no veí- culo.

III. É considerada inspeção reprovada quando as avarias observadas na inspeção não forem eliminadas dentro do prazo estipulado.

IV. É considerada inspeção inacabada se o veículo apresentado não estiver limpo e com desconformidades em componentes que interferem na segurança ou realização dos testes.

Das proposições feitas acima sobre os resultados da realização de inspeção de frota de ônibus, é CORRETO afirmar que:

Código da questão
Q14358Ca
08

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, instituiu o Código de Trânsito Brasileiro. Com relação ao “Capí- tulo IX: Dos veículos” deste código, são efetuadas as seguintes assertivas:

I. Os veículos são classificados quanto à tração, quanto à espécie e quanto à categoria.

II. O proprietário ou responsável do veículo poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.

III. Somente poderá transitar pelas vias terrestres o veículo cujo peso e dimensões atenderem aos limites estabelecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

IV. O veículo só poderá transitar pela via quando atendidos os requisitos e condições de segurança estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro e em normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Assinale a alternativa CORRETA.

Código da questão
Q14342Ca
09

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A montagem das catracas dotadas de corpo e braços utilizadas em ônibus instrumentaliza o bloqueio ou a liberação da passagem dos passageiros. A catraca pode ser acionada pela ação física do usuário ou cobrador (dispositivo mecânico), ou acionada por valida- ção de bilhete ou de cartão (dispositivo automático). De acordo com suas características de funcionamento, as catracas são classificadas conforme as seguintes descrições:

I. Utilizam um validador, um coletor de dados, ou mesmo uma simples botoeira.

II. São liberadas/bloqueadas por controle físico e a contagem se dá por meio de relógios/contadores mecânicos.

III. Possuem um validador ou coletor de dados incorporado, com capacidade para armazenar informa- ções e liberar/bloquear o acesso de pessoas. O acionamento do validador pode ser com ou sem contato.

Marque a alternativa que corresponde à classificação das catracas, conforme as descrições efetuadas, de forma CORRETA.

Código da questão
Q14357Ca
10

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - As embreagens têm a função principal de transferir energia mecânica (torque), enquanto os freios têm a função de dissipar energia na frenagem (energia térmica). Se os elementos conectados podem girar, o sistema é chamado de embreagem; se um elemento gira enquanto o outro é fixo, o sistema é chamado de freio. Marque a alternativa INCORRETA sobre o funcionamento de embreagens e/ou freios.

Código da questão
Q14352Ca

Concursos em sua
cidade