Engenheiro mecânico

Prepare-se com questões de Engenheiro mecânico

01

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A emissão de poluentes por veículos automotores de combustão interna contribui para a contínua deteriora- ção da qualidade ambiental, especialmente nos centros urbanos. A desregulagem desses veículos automotores contribui significativamente para o aumento das emissões de poluentes. Assinale a alternativa INCORRETA sobre emissão de poluentes.

 

Código da questão
Q14343Ca
02

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os veículos saem de fábrica com diferentes sistemas de segurança ativa e passiva disponíveis no mercado. A gestão eletrônica dos freios pertence aos itens de segurança ativa, assumindo funções que atuam sobre os freios e as que atuam sobre a gestão eletrônica do motor. A razão consiste em aumentar a segurança ativa do veículo, melhorando a dirigibilidade, a estabilidade, a tração e a frenagem deste. Isto é conseguido aproveitando ao máximo a aderência dos pneus ao pavimento, evitando assim a ultrapassagem dos limites físicos que mantêm o veículo estável. A introdução do programa de controle de estabilidade ESP (Eletronic Stability Program) reduz significativamente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo. A função do controle de estabilidade (ESP – Eletronic Stability Program) é:

Código da questão
Q14345Ca
03

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O turbocompressor usado nos motores do ciclo Diesel é também denominado de turbina, turbocharger, turboalimentador ou turbo. Constituído por um conjunto de dois rotores montados nas extremidades de um eixo, o turbocompressor é acionado pela energia cinética dos gases da descarga. Seguem assertivas sobre o funcionamento e a função do turbocompressor:

I. Os gases que impulsionam o rotor “quente” fazem com que o rotor “frio”, na outra extremidade do mesmo eixo, comprima e impulsione o ar para os cilindros.

II. O aumento da pressão do ar no coletor de admissão acima da pressão atmosférica propicia um aumento de massa de ar sem aumento do volume.

III. A compressão do ar no coletor de admissão acima da pressão atmosférica resulta no aumento da potência e na redução do consumo específico de combustível.

Marque a alternativa que identifica as assertivas CORRETAS efetuadas acima.

Código da questão
Q14356Ca
04

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção corretiva geralmente causa paradas aleatórias não esperadas que prejudicam a produção. Isso faz com que esse tipo de manutenção seja a mais cara. Analise as proposições a seguir sobre causas do maior custo da manutenção corretiva:

I. Alto custo de estoques de peças sobressalentes.

II. Alto custo de trabalho extra.

III. Baixo tempo de paralisação da máquina.

IV. Baixa disponibilidade para a produção.

Assinale a alternativa que identifica as proposições que representam de forma CORRETA o motivo de maior custo na manutenção corretiva.

Código da questão
Q14353Ca
05

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Assinale a alternativa que contém o termo a que se refere o elemento coesivo desse (10ª linha).

Código da questão
Q14337Ca
06

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção preditiva leva em consideração as modificações encontradas na condição e no desempenho do equipamento, cujo acompanhamento no decorrer do tempo segue parâmetros de aceitabilidade anteriormente estabelecidos. De acordo com a manutenção preditiva, analise as proposições a seguir.

I. Trocar peça de motor que estragou.

II. Monitorar a vibração de um motor com o intuito de detectar problemas e prevenir falhas catastróficas.

III. Monitorar os equipamentos elétricos através de imagem infravermelha, com o objetivo de detectar problemas que podem estar se desenvolvendo.

Assinale a alternativa que descreve de forma CORRETA as proposições efetuadas sobre o processo de manutenção preditiva.

Código da questão
Q14350Ca
07

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A eletrônica embarcada se faz cada vez mais presente na fabricação dos veículos automotores, incluindo os de passeio, passageiros, agrícolas e de carga. A arquitetura elétrica é a responsável pela definição da alocação física e lógica utilizada, suportando as necessidades mercadológicas, técnicas e comerciais estabelecidas pela montadora. Por ter um desempenho superior aos sistemas mecânicos e hidráulicos convencionais e pela crescente necessidade de oferecer mais conforto, segurança, conveniência, entretenimento e menor impacto ao meio ambiente, o uso de módulos de controle não se limitou somente ao controle do motor. Das inúmeras aplicações eletroeletrô- nicas existentes hoje, alguns sistemas embarcados veiculares merecem destaque, seja por sua larga utilização no mercado, seja pelo benefício a ela associado. Marque a alternativa que descreve o sistema veicular denominado “Sistema de navegação” de forma CORRETA.

Código da questão
Q14360Ca
08

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A razão para o uso da gestão eletrônica dos freios é melhorar a dirigibilidade, a estabilidade, a tração e a frenagem dos veículos, o que é conseguido aumentando ao máximo a aderência dos pneus ao pavimento, evitando assim a ultrapassagem dos limites físicos que mantêm o veículo estável. Os sistemas que desempenham essa gestão pertencem aos itens de segurança ativa dos veículos, os quais assumem fun- ções que atuam sobre os freios e as que atuam sobre a gestão eletrônica do motor. Entre os itens de segurança ativa, o uso do sistema ESP (Eletronic Stability Program) permite a redução significativa dos riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, propiciando maior domínio e estabilidade do veículo. A função do sistema ESP (Eletronic Stability Program) é:

Código da questão
Q14354Ca
09

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A função do freio a disco é transformar a pressão hidráulica existente no cilindro mestre em força mecâ- nica, através dos êmbolos, para pressionar as pastilhas de freio contra o disco de freio, dissipando a energia de frenagem. Devido ao seu projeto, os freios a disco não estão sujeitos a defeitos que normalmente ocorrem nos sistemas de freio a tambor (como sujeiras, lama e água); ainda, por estar mais exposto que o freio a tambor, o seu arrefecimento é muito maior, dissipando o calor rapidamente e dificultando que o material de atrito (pastilhas de freio) venha a perder sua eficiência por excesso de calor. Mesmo assim, para o perfeito funcionamento do sistema de freios a disco, são necessários cuidados na manutenção que evitem possíveis defeitos. Marque a alternativa que descreve de forma INCORRETA os defeitos e cuidados na manutenção dos freios a disco.

Código da questão
Q14347Ca
10

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A segurança veicular no Brasil é uma questão discutida há muito tempo e já incorporada ao Código de Trânsito Brasileiro, incluindo os veículos de transporte coletivo. Um ponto importante nos veículos de transporte coletivo é o sistema de segurança de portas. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o sistema de segurança de portas.

Código da questão
Q14344Ca

Concursos em sua
cidade