Engenheiro florestal

Prepare-se com questões de Engenheiro florestal

01

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - A Lei N° 11.428, de 22 de dezembro de 2006, dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica. De acordo com essa Lei, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:

( ) Pode ser realizada a supressão de vegetação natural por meio de corte raso em estágio inicial de regeneração em imóveis rurais para fins de uso alternativo do solo.

( ) Pode ser realizada a supressão de vegetação natural por meio de corte raso, em estágios inicial, médio e avançado, em imóveis situados no perímetro urbano de quaisquer municípios, para fins de edificação ou loteamentos.

( ) Pode ser realizada a supressão de vegetação natural por meio de corte raso, em estágios inicial, médio e avançado de regeneração, em imóveis situados no perímetro urbano dos municípios ou em regiões metropolitanas, para obras de utilidade pública ou interesse social.

( ) Pode ser realizada, excepcionalmente, a supressão de vegetação natural por meio de corte raso, em floresta primária, em imóveis situados no perímetro urbano dos municípios ou em regiões metropolitanas, para obras de utilidade pública, pesquisas científicas ou práticas preservacionistas.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21001Ca
02

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Após vencer a eleição para a presidência da Argentina, Maurício Macri fez uma afirmação sobre a relação mantida entre os governos do Brasil e da Venezuela. Em sua fala, Macri sugeriu que o Brasil revisse sua posição, pois, segundo o presidente argentino,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14206Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Considerando as ideias do texto, julgue os itens abaixo.

I Diante da massa, o sujeito, anônimo, é mais livre e consegue ser ele mesmo.

II Nas grandes cidades, é difícil e nociva a convivência entre a impessoalidade e a individualidade.

III O olhar e o julgamento do vizinho inibem a liberdade individual no contexto das comunidades pequenas.

IV No primeiro parágrafo, Guilherme Wisnik recorre a argumentos de autoridade para fortalecer sua argumentação.

As afirmações que contêm interpretações permitidas pelo texto são

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14194Ca
04

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - A Lei no 9.605/1988 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Segundo essa legislação, são circunstâncias que agravam a pena, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27228Ca
05

(ACP - 2014 - Prefeitura de Nova Maringá/MT - Engenheiro florestal) - Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada. Várias doenças respiratórias como bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural. Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos (prédios, monumentos, igrejas etc.).

O enunciado refere-se a que tipo de poluição?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q20720Ca
06

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - O controle biológico de pragas vem sendo pesquisado e utilizado nos setores florestal e agrícola com vantagens importantes, pois permite a diminuição do uso de agrotóxicos. Assinale a alternativa correta sobre o controle biológico:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20998Ca
07

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - No que diz respeito às Responsabilidades do Servidor Público, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27194Ca
08

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Quanto às penalidades disciplinares, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27196Ca
09

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - No planejamento de arborização urbana, a escolha da espécie adequada envolve uma série de fatores específicos, como insolação, vento, embelezamento, pragas, tamanho, forma e resistência das folhas, coloração das flores, frutos, tamanho e forma de copa, sistema radicular e ausência de princípios tóxicos ou alérgicos. Sobre o tema arborização urbana assinale a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27218Ca
10

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Considere os itens abaixo, cujas afirmativas tratam da remuneração dos integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, prevista na Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005:

I A remuneração dos integrantes do Plano de Carreira será sob a forma de subsídio, constituído por parcela única, que exclui a possibilidade de percepção de vantagens pecuniárias variáveis.

II A remuneração será composta do vencimento básico, correspondente ao valor estabelecido para o padrão de vencimento do nível de classificação e nível de capacitação ocupado pelo servidor, ao qual serão acrescidos os incentivos e vantagens pecuniárias previstos na lei.

III O Incentivo à Qualificação do servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo em que é titular, será incorporado aos proventos de aposentadoria e pensão, ainda que os certificados tenham sido obtidos após a aposentadoria ou a instituição da pensão.

IV Sobre os vencimentos básicos dos integrantes do Plano de Carreira, incidirão os reajustes concedidos a título de revisão geral da remuneração dos servidores públicos federais.

Apenas uma das alternativas reúne os itens constituídos por afirmativas corretas. Marque essa alternativa:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27189Ca