Engenheiro de alimentos

Prepare-se com questões de Engenheiro de alimentos

01

(UFSC - 2010 - SES/SC - Engenheiro de alimentos) - Em relação ao acondicionamento sob atmosfera modificada passiva de produtos que respiram, é CORRETO afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12928Ca
02

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Engenheiro de alimentos) - Um alambique de aguardente de cana utilizou 1000 litros de um caldo de cana com 18º Brix, após a fermentação a vinhaça ficou com 2º Brix. Após esta fermentação todo este caldo foi destilado se obtendo 400 litros de aguardente. Considerando a conversão da glicose em álcool e gás carbônico na proporção de 2g de glicose resultando em 1 grama de álcool, qual é o teor alcoólico estimado na aguardente obtida?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40469Ca
03

(UFSC - 2010 - SES/SC - Engenheiro de alimentos) - De acordo com a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, analise as afirmativas abaixo.

I. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

II. Dentre os objetivos do SUS está a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

III. Estão excluídas do campo de atuação do Sistema Único de Saúde a participação e execução de ações de saneamento básico.

IV. A dedicação exclusiva é valorizada na rede básica, através de atuação na Estratégia de Saúde da Família, existindo estímulo à dedicação parcial com jornadas de trabalho reduzidas nas instituições hospitalares.

V. Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do SUS, deverão ser exercidos preferencialmente em regime de tempo integral, e em nenhuma situação os servidores poderão exercer 2 cargos ou empregos cumulativamente em mais de um estabelecimento de saúde do SUS.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12927Ca
04

(NOROESTE - 2014 - Prefeitura de Silvânia/GO - Engenheiro de alimentos) - Na oração: “O povo elegeu Antonino prefeito.” o termo em destaque é um

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q39124Ca
05

(COPESE/UFPI - 2010 - Colégio Agrícola de Floriano/PI - Engenheiro de alimentos) - Sobre o Pacto pela Saúde que tem como base os princípios constitucionais do SUS, sendo integrado por três componentes: o Pacto pela Vida, o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão do SUS, os quais têm as seguintes prioridades determinadas pelas três instâncias federativas, marque a opção CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21991Ca
06

(INSTITUTO LUDUS - 2012 - Prefeitura de Araguaína/TO - Engenheiro de alimentos) - A maioria dos microrganismos, cuja patogenicidade no homem depende da sua presença, sob a forma viável, nos alimentos, são relativamente sensíveis às altas temperaturas e, por isso, são perfeitamente destruídos pela cozedura adequada dos alimentos, ou pelos processos de pasteurização. Por outro lado, existem outras espécies bacterianas, que produzem esporos altamente resistentes ao calor que podem resistir aos processos normais de cozedura ou de pasteurização e que produzem potentes toxinas nos alimentos, se houver condições favoráveis ao seu crescimento.São bactérias esporuladas e não esporuladas respectivamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q39148Ca
07

(INSTITUTO LUDUS - 2012 - Prefeitura de Araguaína/TO - Engenheiro de alimentos) - Meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora do seu meio natural. Quanto aos meios de cultura marque a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q39136Ca
08

(UFSC - 2010 - SES/SC - Engenheiro de alimentos) - De acordo com a Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e sobre as transferências governamentais de recursos financeiros na área da saúde, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) A Conferência de saúde deverá reunir-se a cada 4 anos, com representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação da saúde e propor diretrizes da política de saúde.

( ) Os relatórios de gestão devem ser elaborados em conformidade com a programação aprovada para a aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios, permitindo o acompanhamento/ controle pelo Ministério da Saúde, por meio de seu sistema de auditoria.

( ) Os Recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, não podendo ser utilizados para cobertura de ações e serviços dos municípios e para investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo, aprovados pelo Congresso Nacional.

( ) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, incluindo os aspectos econômicos e financeiros. Suas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera de governo.

( ) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos. Nas conferências, a participação dos usuários, bem como o quantitativo de usuários participantes, depende da decisão dos Conselhos de Saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12926Ca
09

(UFSC - 2010 - SES/SC - Engenheiro de alimentos) - Sobre o tema congelamento, é CORRETO afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12938Ca
10

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Engenheiro de alimentos) - Na produção de queijo frescal, de acordo com a legislação brasileira, é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40466Ca