Engenheiro de alimentos

Prepare-se com questões de Engenheiro de alimentos

01

(INSTITUTO LUDUS - 2012 - Prefeitura de Araguaína/TO - Engenheiro de alimentos) - Marque a alternativa correta em relação à concentração de sal limitante para o crescimento microbiano:

Código da questão
Q39151Ca
02

(UFSC - 2010 - SES/SC - Engenheiro de alimentos) - Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. As embalagens metálicas são utilizadas para acondicionamento de alimentos. Entretanto, pode ocorrer deterioração dessas embalagens por corrosão química ou eletroquímica. Os processos de corrosão eletroquímica se caracterizam por ocorrerem...

Código da questão
Q12929Ca
03

(UFSC - 2010 - SES/SC - Engenheiro de alimentos) - Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo.

Uma das etapas frequentemente utilizadas na purificação de enzimas é a modificação do pH do extrato onde ela se encontra. Esta alteração de pH provoca a...

Código da questão
Q12947Ca
04

(COPESE/UFPI - 2010 - Colégio Agrícola de Floriano/PI - Engenheiro de alimentos) - As quebras, as rachaduras e as fissuras que ocorrem nos alimentos abrem as suas “portas” de entrada para a contaminação dos alimentos. Assim, para assegurar ou retardar o processo de proliferação dos microrganismos, deve-se controlar alguns parâmetros imprescindíveis para evitar que tal inconveniente aconteça, como:

Código da questão
Q22007Ca
05

(INSTITUTO LUDUS - 2012 - Prefeitura de Araguaína/TO - Engenheiro de alimentos) - Meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora do seu meio natural. Quanto aos meios de cultura marque a alternativa CORRETA.

Código da questão
Q39136Ca
06

(INSTITUTO LUDUS - 2012 - Prefeitura de Araguaína/TO - Engenheiro de alimentos) - Nos parênteses abaixo coloque (E) para escurecimento enzimático e (NE) para escurecimento não enzimático e em seguida marque a alternativa com a sequência correta.

( ) Interação de aminas ou de proteínas com carboidratos
( ) Caramelização
( ) Resultado da ação das PPOs
( )Para que ocorram há necessidade da presença de alguns fatores combinados como temperatura, tempo, umidade, meio ácido ou alcalino.
( ) Escurecimento encontrado ao cortar frutas como maçã, pera, banana.
( ) No alimento essa reação vai depender da presença do açúcar redutor que dará o grupamento carbonila C=O.

Código da questão
Q39149Ca
07

(UFLA - 2013 - PRGDP UFLA - Engenheiro de alimentos) - Na indústria de alimentos, o controle microbiológico rotineiro é feito empregando-se a quantificação de microorganismos indicadores. São micro-organismos indicadores de: I – segurança e de II – qualidade:

Código da questão
Q40485Ca
08

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Engenheiro de alimentos) - Em relação ao objetivo da etapa da insensibilização no abate de bovinos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Manter a qualidade da carne.
II. Proporcionar o chamado abate humanitário.
III. Diminuir a contaminação microbiológica da carne.

Código da questão
Q40478Ca
09

(COPESE/UFPI - 2010 - Colégio Agrícola de Floriano/PI - Engenheiro de alimentos) - O branqueamento é um método de conservação de alimentos que tem por objetivo, EXCETO.

Código da questão
Q22015Ca
10

(NOROESTE - 2014 - Prefeitura de Silvânia/GO - Engenheiro de alimentos) - Em novembro de 2007, o governo brasileiro anunciou a descoberta de uma importante reserva. O produto a ser explorado é o

Código da questão
Q39129Ca