Engenheiro civil

Prepare-se com questões de Engenheiro civil

01

(CAIPIMES - 2012 - Prefeitura de Campinas/SP - Engenheiro civil) - A disponibilidade de energia elétrica é um dos fatores que fomentam o desenvolvimento de uma nação. Com as recentes preocupações com as questões ligadas ao meio ambiente e à segurança da população, a questão dos meios de se obter a energia elétrica vem ganhando considerável espaço nas discussões mundiais, sendo incorreto afirmar que:

Código da questão
Q37578Ca
02

(CAIPIMES - 2012 - Prefeitura de Campinas/SP - Engenheiro civil) - A Hidrologia é uma ciência interdisciplinar que tem tido evolução significativa em face aos problemas crescentes, resultados da ocupação das bacias, do incremento significativo da utilização da água e do resultante impacto sobre o meio ambiente do globo. Profissionais de diferentes áreas como engenheiros, agrônomos, geólogos, matemáticos, estatísticos, geógrafos, biólogos, entre outros, atuam nas diferentes subáreas dessa ciência. Neste contexto, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta.

I - O clima, principalmente, a topografia e a geologia são fatores que definem a hidrologia de uma região. Os fatores climáticos mais importantes são a precipitação e o seu modo de ocorrência, umidade, temperatura e ventos, os quais diretamente afetam a evaporação e a transpiração. A geologia, além de influenciar a topografia, define o local de armazenamento da água proveniente da precipitação, ou seja, na superfície (rios e lagos) ou no subsolo (escoamento subterrâneo ou confinada em aquíferos).

II - Uma Bacia hidrográfica é uma área delimitada por linhas chamadas de divisores de água. A parcela da precipitação que incide sobre esta área e escoa superficialmente converge direta ou indiretamente para um leito ou espelho d’água.

III - A admissão de sistemas de abastecimento de água alternativos como fontes, poços comunitários, distribuição por veículo transportador, entre outras, demanda, entre outros controles, a observação da ocupação da bacia contribuinte.

IV - O assoreamento, caracterizado pela deposição de sedimentos no fundo dos reservatórios, é potencializado pela diminuição da velocidade da água próximo ao barramento, tornando-se assim um fator determinante para a estimativa da vida útil da barragem.

V - Os fenômenos hidrológicos naturais não podem ser reproduzidos, pelo menos na escala em que ocorrem. Os modelos hidrológicos se baseiam na frequência observada em fenômenos passados e na probabilidade de ocorrência no futuro, constituindo-se em uma ferramenta utilizada para representar os processos que ocorrem na bacia hidrográfica e prever as consequências das diferentes ocorrências em relação aos valores observados.

Código da questão
Q37577Ca
03

(CAIPIMES - 2012 - Prefeitura de Campinas/SP - Engenheiro civil) - O transporte, principalmente de cargas, constitui importante parcela na composição de custos dos produtos. Logo, sua otimização tem efeito direto na economia do país. Cada meio de transporte tem características próprias que lhe conferem vantagens e desvantagens. A associação de um ou mais meios de transporte em uma determinada cadeia produtiva tem se mostrado bastante interessante em experiências mundo a fora. Neste universo. Analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta.

I - Os investimentos feitos no estado de São Paulo, nas últimas décadas, praticamente esgotaram o potencial de exploração da intermodalidade no estado, investimentos estes liderados pela implantação da hidrovia Tietê - Paraná.

II - Uma das vantagens da fomentação do transporte intermodal no estado de São Paulo é a redução de acidentes rodoviários.

III - Com o transporte intermodal de cargas ganha-se agilidade nas entregas ponto a ponto.

IV - Um dos problemas da intermodalidade no transporte de cargas reside no fato da não previsão de inclusão das vias férreas nesta modalidade.

V - O conceito de intermodalidade de transporte se restringe a produtos in natura e manufaturados, excluindo-se o transporte de passageiros.

Código da questão
Q37576Ca
04

(MSCONCURSOS - 2011 - Prefeitura de São Borja/RS - Engenheiro civil) - Qual é a função do botão “ Mostrar Tudo” disponível no Microsoft Word 2010?

Código da questão
Q19136Ca
05

(VUNESP - 2020 - SeMAE - Engenharia Civil) - Leia o texto para responder à questão.

 

Quando o efêmero dura

 

Uma das mais fabulosas tecnologias humanas é a escrita. Ela nos permitiu ampliar a memória para horizontes inimagináveis. Não fosse por ela, jamais teríamos atingido os níveis de acúmulo, transmissão e integração de conhecimento que logramos obter e, provavelmente, não diferiríamos muito de nossos ancestrais do Neolítico.

Uma tecnologia tão poderosa não poderia passar sem deixar marcas. De início, poucos dominavam as letras, de modo que saber ler e escrever se tornou uma distinção de classe social. À medida que surgiram tecnologias mais eficientes de reprodução (prensa) e o ensino público se popularizou, o alfabetismo se tornou quase universal.

No nível comportamental, havia uma divisão bastante clara entre a comunicação formal, calculada, destinada a durar (escrita), e aquela mais íntima, vaga (oral), que, justamente por não deixar traços, podia operar como uma sonda da sociabilidade, testando relacionamentos, fofocando, às vezes até zombando e insultando. O ex-presidente Temer apropriadamente matou a charada ao proclamar: “verba volant, scripta manent” (as palavras faladas voam, as palavras escritas permanecem).

O problema é que as tecnologias não pararam de evoluir, dando lugar a computadores, celulares, aplicativos de mensagem, redes sociais etc. As pessoas vêm cada vez mais usando a escrita para comunicar-se no registro informal, que contava com o caráter efêmero da fala. Pior, a reprodutibilidade e transmissão de diálogos privados se tornaram potencialmente infinitas, sem falar do hackeamento.

O resultado é uma explosão de curtos-circuitos sociais, nos quais mensagens concebidas para circular entre poucos ganham ampla difusão. Às vezes a divulgação é de interesse público, mas, em outros casos, ela só azeda amizades, compromete namoros ou intoxica o ambiente de trabalho. Vejo com certa preocupação a redução dos espaços de experimentação social, onde é lícito falar bobagem.

(Hélio Schwartsman. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2019 /11/quando-o-efemero-dura.shtml Adaptado.)

 

Assinale a alternativa redigida em conformidade com a norma-padrão.

Código da questão
Q60109Ca
06

(FCC - 2013 - DPE/SP - Engenheiro civil) - Bruno é titular do cargo de Agente da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, exercendo a função de gerente. Neste caso, de acordo com a Lei Complementar Estadual no 1.050/08,

Código da questão
Q11140Ca
07

(VUNESP - 2020 - SeMAE - Engenharia Civil)- No dimensionamento de uma fundação superficial, solicitada por carregamento excêntrico de solicitações características, em relação à área total da fundação, a área comprimida deve ser de, no mínimo,

Código da questão
Q60242Ca
08

(VUNESP - 2020 - SeMAE - Engenharia Civil) - Quando, no projeto de fundações para pequenas construções, for especificada broca perfurada com trado manual preenchida com concreto, o seu comprimento mínimo e sua carga máxima deverão ser, correta e respectivamente,

Código da questão
Q60243Ca
09

(IDESUL - 2020 - Prefeitura de Lima Duarte - MG - Engenheiro Civil) - Quanto ao grau de elaboração do desenho técnico, o esboço significa:

Código da questão
Q59725Ca
10

(FCC - 2013 - DPE/SP - Engenheiro civil) - O Windows 7 permite que o administrador crie e gerencie várias contas para que diferentes pessoas usem o mesmo computador. Mais importante ainda é que você pode bloquear pastas e impedir o acesso e a modificação do conteúdo de diretórios importantes. Para controlar as permissões de acesso para uma pasta no Windows 7, os seguintes passos devem ser seguidos:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e, na caixa de diálogo que surge, clique em “Propriedades”.
2. Na nova caixa de diálogo que se abre, clique na aba “Segurança” e depois no botão “Editar”.
3. Na nova caixa de diálogo que se abre selecione a conta a qual você quer gerenciar. Então, em “Permissões para”, observe o que você pode permitir ou negar para cada conta no computador: ...... .
4. Basta você marcar a caixa de permitir ou negar ao lado da respectiva permissão.

Assinale a alternativa que completa a lacuna sobre as permissões oferecidas pelo Windows:

Código da questão
Q11132Ca