Engenheiro cartográfico

Prepare-se com questões de Engenheiro cartográfico

01

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O engenheiro cartógrafo lida, geralmente, com observações coletadas sobre a superfície física da Terra, e quase sempre são realizadas mais que uma vez a fim de que se tenha redundância para um melhor controle dos erros. Essa característica é importante durante o ajustamento de observações pelo método dos mínimos quadrados (MMQ), ferramenta que tem a finalidade de estimar a solução única e não tendenciosa para os parâmetros envolvidos. Concernente aos métodos de ajustamento pelo MMQ, quando os parâmetros ajustados e os valores observados ajustados estão “ligados” por uma função (modelo matemático) não explícita, o método indicado para determinar a solução desse problema é o:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14425Ca
02

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Em qual alternativa a regência do verbo visar está incorreta?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14419Ca
03

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Através de pares de fotos com sobreposição de área imageada é possível medir diferenças de paralaxe, a qual pode ser convertida para diferença de alturas. O princípio que permite que se obtenha essa informação, através do uso de equipamentos específicos, sendo um deles o:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14435Ca
04

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Grande parte dos programas CAD, bem como outros relacionados, mantém pelo menos um formato de exportação de desenhos vetoriais. Isso facilita a transferência (intercâmbio) de informações entre diferentes aplicações CAD através da exportação/importação de arquivos no formato:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14437Ca
05

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A fotogrametria tem sido cada vez mais utilizada nos dias atuais. Os sistemas aerotransportados têm sido aperfeiçoados à cada dia e, com a substituição das câmaras de filme pelas câmaras digitais a tarefa de revelação e digitalização é descartada do processo. Considerando essa evolução, pode-se afirmar que:

I) todas as câmaras digitais utilizadas na fotogrametria aerotransportada ainda não são consideradas câmaras métricas, pois a tecnologia atual não permite construir câmaras maiores que 40 megapixels.

II) os procedimentos de calibração ainda continuam sendo necessários.

III) as imagens tomadas não sofrem mais do efeito de arrastamento, antes compensado pelo sistema FMC (forward motion compensation) instalado na base das câmaras aéreas.

Das três afirmações apresentadas, nesta questão:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14432Ca
06

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Em qual frase a concordância do adjetivo destacado não está de acordo com a norma padrão?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14418Ca
07

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A partir de imagens aéreas, obtidas por aerofotogrametria, é possível criar produtos cartográficos cuja precisão está diretamente ligada à escala definida no planejamento do voo. Desta forma, considerando uma câmara fotogramétrica (f = 150 mm) a uma altura de 1500 metros cujos planos focal e terreno são hipoteticamente paralelos, tem-se uma determinada escala de redução das feições reais registradas em cada quadro.

Aumentando essa altura de voo para 3000 metros a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14434Ca
08

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - No texto a expectativa de que pessoas famosas e bem sucedidas sejam “perfeitas” é quebrada pelas frases introduzidas pela conjunção mas que é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14411Ca
09

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Durante os diferentes processos que antecedem a formação de uma imagem espectral podem ocorrer erros e perda de informação. Quando essa informação ocorre esporádica e aleatoriamente a imagem resultante poderá conter alguns elementos de resolução não definidos corretamente. O produto entregue poderá então conter pontos pretos ou brancos distribuídos pela imagem, já que seus valores reais de intensidade de energia medida e representada foram destruídos. Recuperar a informação perdida é praticamente impossível, contudo, o preenchimento com um valor mais provável de informação se faz necessário. Para isso, recomenda-se:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14431Ca
10

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Os sistemas de posicionamento global são referidos atualmente como GNSS (Global Navigation Satellite Systems), sigla concebida durante a décima edição da Conferência de Navegação Aérea, em 1991. Engloba os sistemas existentes como, por exemplo, o GPS, o GLONASS, o GALILEU bem como os serviços de aumentação como o WAAS, EGNOS, MSAS e o GAGAN. A respeito desses sistemas de aumentação, a finalidade a que se destinam é, principalmente:

I) Fornecer correções aos dados coletados pelos equipamentos GPS, mais adequadas para aqueles receptores instalados na região para qual se destinam;

II) Substituir os satélites GPS que, de tempos em tempos, passam por manutenção. Aumentam desta forma, o número de satélites que compõem a constelação quando são ativados;

III) Receber os dados coletados pelos receptores em solo e enviá-los em tempo real para os serviços de monitoramento contínuo.

Dessas considerações é FALSO o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14422Ca