(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - As projeções cartográficas são geralmente utilizadas para representar pontos, linhas e áreas, antes definidas sobre uma superfície de referência (esférica, elipsoidal etc), para uma superfície de projeção classificadas em quatro classes principais, a saber, superfície de projeção plana, cônica, cilíndrica e polisuperficiais. Cada projeção possui propriedades específicas dependendo da finalidade do produto. Por exemplo, representar áreas sem alterá-las, mantendo-as com uma relação constante com seus valores reais sobre a superfície da Terra. Além dessa propriedade (equivalente) destacam-se mais três básicas e mutuamente exclusivas, a saber, equidistante, conforme:
(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Através de pares de fotos com sobreposição de área imageada é possível medir diferenças de paralaxe, a qual pode ser convertida para diferença de alturas. O princípio que permite que se obtenha essa informação, através do uso de equipamentos específicos, sendo um deles o:
Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A terceira lei é associada à ideia de compensação. Qual é o sentido que adquire esse termo no contexto?
(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Marque a oração na qual a conjunção que tem valor aditivo.
(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Com relação à conceituação de um sistema de coordenadas é imprescindível que três fatores principais que o definam sejam estabelecidos, sendo eles:
(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O engenheiro cartógrafo lida, geralmente, com observações coletadas sobre a superfície física da Terra, e quase sempre são realizadas mais que uma vez a fim de que se tenha redundância para um melhor controle dos erros. Essa característica é importante durante o ajustamento de observações pelo método dos mínimos quadrados (MMQ), ferramenta que tem a finalidade de estimar a solução única e não tendenciosa para os parâmetros envolvidos. Concernente aos métodos de ajustamento pelo MMQ, quando os parâmetros ajustados e os valores observados ajustados estão “ligados” por uma função (modelo matemático) não explícita, o método indicado para determinar a solução desse problema é o:
(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O processo de calibração de câmaras tem por finalidade determinar os parâmetros de calibração do equipamento. Com o conhecimento desses parâmetros é possível corrigir a imagem capturada dos efeitos causados pelas imperfeições do sistema de lentes, sensor (CCD ou quadro focal) etc. Dentre os parâmetros:
(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A fotogrametria tem sido cada vez mais utilizada nos dias atuais. Os sistemas aerotransportados têm sido aperfeiçoados à cada dia e, com a substituição das câmaras de filme pelas câmaras digitais a tarefa de revelação e digitalização é descartada do processo. Considerando essa evolução, pode-se afirmar que:
I) todas as câmaras digitais utilizadas na fotogrametria aerotransportada ainda não são consideradas câmaras métricas, pois a tecnologia atual não permite construir câmaras maiores que 40 megapixels.
II) os procedimentos de calibração ainda continuam sendo necessários.
III) as imagens tomadas não sofrem mais do efeito de arrastamento, antes compensado pelo sistema FMC (forward motion compensation) instalado na base das câmaras aéreas.
Das três afirmações apresentadas, nesta questão:
(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - De acordo com o artigo 13 da lei 6.557, de 08 de janeiro de 2001, do estado do Espírito Santo, que dispõe sobre as terras de domínio do Estado e sua atuação no processo de discriminação e regularização fundiária e dá outras providências, são inalienáveis as terras públicas dominiais incluídas nas seguintes condições,
I - as destinadas para assentamento de trabalhadores rurais sem terra, assim consideradas pelo órgão estadual competente;
II - as ilhas fluviais e lacustres;
III - as devolutas ou arrecadadas pelo Estado por ação discriminatória, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais;
IV - de potencialidade turística de interesse do Estado, assim considerados pelo órgão estadual competente;
V - com área igual ou superior a 250 hectares.
Destes cinco itens apresentados, nesta questão, afirma-se que:
(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O sistema de referência adotado no Brasil tem em sua concepção a adoção de uma superfície de referência elipsoidal. Os elementos de interesse num levantamento geodésico estão associados às ternas nessa superfície, podendo ser coordenadas geodésicas curvilíneas (latitude, longitude e altura elipsoidal) ou coordenadas geodésicas cartesianas (X, Y e Z). Para tarefas de nivelamento geométrico de áreas de grande extensão territorial, onde o conhecimento de desníveis é imprescindível para a implantação de redes de drenagem por gravidade, a altura sobre essa superfície elipsoidal: