Engenheiro ambiental

Prepare-se com questões de Engenheiro ambiental

01

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente no corpo receptor desde que obedeçam às condições e padrões de lançamento de efluentes estabelecidos pelo CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente. Para o parâmetro óleos minerais, é correto afirmar que a condição de lançamento é de até

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22549Ca
02

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) -  A classificação de um produto considerado perigoso para o transporte deve ser feita pelo seu fabricante ou expedidor orientado pelo fabricante. O produto é alocado a uma das classes de acordo com o risco ou o mais sério dos riscos que apresenta. Algumas das classes são subdivididas em subclasses, sendo que na classe 1 – Explosivos – a subclasse 1.4 refere-se a

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22545Ca
03

(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - O potencial hidrogeniônico (pH) consiste na concentração dos íons H+ nas águas e representa a intensidade das condições ácidas ou alcalinas do ambiente aquático. O pH talvez se constitua no parâmetro de maior frequência de monitoramento na rotina operacional das estações de tratamento de água pela interferência em diversos processos e operações unitárias inerentes à potabilização, da aplicação dos coagulantes ao processo de desinfecção química (Extraído de Fundamentos de Qualidade e Tratamento de Água, Marcelo Libaneo, 2010). A relevância do pH manifesta-se em diversas vertentes na potabilização das águas de consumo humano, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45352Ca
04

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - No gerenciamento de resíduos, os critérios de classificação e os códigos para a identificação dos resíduos, de acordo com suas características, devem ser adotados conforme a norma da ABNT NBR 10.004/2004. Sendo assim, o resíduo perigoso, classificado pelas suas características de inflamabilidade, é codificado como

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22553Ca
05

(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - Em um domingo, no dia 16 de julho de 2000, há exatos 16 anos, um acidente tecnológico resultou no derramamento de 4 milhões de litros de óleo cru nos rios Iguaçu e Barigui, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Até o início da noite do dia seguinte, segunda-feira, a mancha de óleo cru, que tinha espessura de cinco centímetros, havia percorrido 44 quilômetros até o distrito de Balsa Nova, também na RMC. Um dos danos desse acidente levou à contaminação de uma vasta área de solo, levando ao um longo processo de recuperação ambiental. Assinale a alternativa CORRETA sobre o processo em que se utilizam microrganismos para detoxificar áreas contaminadas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45337Ca
06

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Assinale a alternativa que apresenta uma diretriz da Política Nacional de Saneamento Básico.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22556Ca
07

(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - A agricultura brasileira tem se destacado no cenário econômico atual. Um dos indicadores é a utilização de agroquímicos, que vem crescendo ano a ano, principalmente o uso dos agrotóxicos. Segundo os dados do Dossiê da ABRASCO (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA), publicado em 2015, o consumo médio de agrotóxicos vem aumentando em relação à área plantada, ou seja, passou de 10,5 litros por hectare (l/ha) em 2002 para 12 l/ha em 2011. Os estudos do comportamento dos agrotóxicos nos solos são importantes para a obtenção de dados para a prevenção de impactos ambientais, principalmente no que tange à contaminação, em ecossistemas aquáticos. Assinale a alternativa que NÃO tem nenhum dos processos importantes envolvidos no comportamento de movimento e persistência no solo dos agrotóxicos.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45339Ca
08

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Assinale a alternativa que apresenta uma atividade modificadora do meio ambiente, que depende de elaboração de Estudo de Impacto Ambiental – EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, conforme Resolução CONAMA 001.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22562Ca
09

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Dos parâmetros indicadores da qualidade da água, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Em locais que contêm substâncias tóxicas para as bactérias decompositoras, a única maneira de determinar-se a carga orgânica é pela DBO ou pelo carbono orgânico total.

( ) A cor da água é determinada por comparação com soluções padrões (cobalto-platina); os métodos mais utilizados são: Hazen, Ohle e escala Forel-Ule.

( ) O fósforo é um elemento químico essencial à vida aquática e ao crescimento de microrganismos responsáveis pela estabilização da matéria orgânica, e na forma de fosfatos dissolvidos é um importante nutriente para produtores primários.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22563Ca
10

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - Os termos da sequência (77, 74, 37, 34, 17, 14,...) são obtidos por um critério lógico de formação. Assim, segundo esse critério, é CORRETO afirmar que a soma do sétimo e oitavo termos dessa sequência é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11507Ca