Engenheiro ambiental

Prepare-se com questões de Engenheiro ambiental

01

(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - A Resolução CONAMA nº 369, de 28 de março de 2006, dispõe sobre os casos excepcionais de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental que possibilitam a intervenção ou supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente (APP). Com base no texto abaixo, assinale a alternativa FALSA.

O órgão ambiental competente poderá autorizar em qualquer ecossistema a intervenção ou supressão de vegetação, eventual e de baixo impacto ambiental, em APP. Considera-se intervenção ou supressão de vegetação, eventual e de baixo impacto ambiental, em APP:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45345Ca
02

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro ambiental) - Com base na Lei Nº 9.605, de 12/02/1998, é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45324Ca
03

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Considerando as camadas da Atmosfera, é correto afirmar que a exosfera

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22539Ca
04

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Leia o texto abaixo para responder.

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Instrução Normativa nº 01/2012, estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos Municípios, Estados e pelo Distrito Federal, e para o reconhecimento federal das situações de anormalidade decretadas pelos entes federativos e dá outras providências.

É correto afirmar que é decretado um estado de calamidade pública o(a)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22547Ca
05

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - A base de dados dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) é uma coleção estruturada de dados digitais espaciais que tem como característica básica o fato de serem compostos por duas componentes distintas, denominadas gráfica e não gráfica. Sobre a componente não gráfica, é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22536Ca
06

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - O radar é um sensor ativo da faixa de micro-onda. Sobre as imagens de radar, analise as assertivas abaixo.

I. Uma imagem de radar é construída digitalmente pela sequência de uma quantidade de pontos ou pixels como os demais tipos de imagens de satélite.

II. Cada pixel na imagem de radar representa a intensidade da reflexão, o pulso de energia para a área correspondente no solo, onde as áreas mais escuras correspondem a alvos para os quais a reflexão de energia para a antena do instrumento Radar foi maior e mais intensa.

III. A reflexão do sinal de Radar para um alvo ou para uma área de interesse, num comprimento de onda específico, varia bastante em função de uma quantidade de condições físicas, como, por exemplo, a umidade do alvo.

É correto o que se afirma em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22552Ca
07

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - Os efeitos conhecidos ou desconhecidos da poluição despertam uma reação do público. Considerando os aspectos econômicos, legais e sociais dessa reação, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas:

( ) A evolução do processo de produção aumenta a quantidade de resíduos como consequência.
( ) A legislação pode encorajar o aumento da reciclagem de resíduos, antes de eles se tornarem “lixo”.
( ) Caso já exista uma legislação ambiental, cresce a pressão para torná-la mais rigorosa.
( ) Os custos dos processos de controle da poluição não interferem nas atividades de produção ou consumo.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11523Ca
08

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - A proteção de florestas contra incêndios deve ser um trabalho contínuo, uma vez que constituem perigo constante. Nesse sentido, o sensoriamento remoto tem papel fundamental. Sobre o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO), analise as assertivas abaixo.

I. O plano de ação do PREVFOGO está subdividido em cinco programas: Prevenção, Controle, Combate, Pesquisa e Treinamento.

II. A identificação dos focos é realizada por meio de sensores térmicos AVHRR do satélite meteorológico da série NOAA-11, cujo período de revisita é de vinte e quatro horas, orbitando a 1.000 quilômetros de altitude.

III. Os dados são recebidos pelo INPE, que processa e retransmite as informações ao CNMC – Controle de Incêndios Florestais em Brasília, gerando relatórios e mapas, nos quais são identificados e localizados os focos de incêndio, bem como a intensidade com que estes ocorrem.

É correto o que se afirma em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22560Ca
09

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - Considere o seguinte grupo de palavras:

DISCUSSÕES – ALTERNATIVA – ANÁLISES

NÃO se enquadra no grupo acima, conforme prevê a classificação morfológica da Língua Portuguesa:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11497Ca
10

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - A relação entre a pressão p (medida em atm) e a profundidade h de um ponto submerso na água do mar pode ser expressa pela função linear p(h) = 0,1h +1. Nessas condições, é CORRETO afirmar que a área (medida em unidades de área) sob o gráfico de p(h), considerando 0 ≤ h ≤ 10, é igual a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11503Ca