Engenheiro ambiental

Prepare-se com questões de Engenheiro ambiental

01

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro ambiental) - O rompimento de uma barragem no município de Mariana, no final de 2015, provocou uma enxurrada de lama que afetou a vida de várias famílias. A função da barragem que se rompeu era

Código da questão
Q45317Ca
02

(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - A agricultura brasileira tem se destacado no cenário econômico atual. Um dos indicadores é a utilização de agroquímicos, que vem crescendo ano a ano, principalmente o uso dos agrotóxicos. Segundo os dados do Dossiê da ABRASCO (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA), publicado em 2015, o consumo médio de agrotóxicos vem aumentando em relação à área plantada, ou seja, passou de 10,5 litros por hectare (l/ha) em 2002 para 12 l/ha em 2011. Os estudos do comportamento dos agrotóxicos nos solos são importantes para a obtenção de dados para a prevenção de impactos ambientais, principalmente no que tange à contaminação, em ecossistemas aquáticos. Assinale a alternativa que NÃO tem nenhum dos processos importantes envolvidos no comportamento de movimento e persistência no solo dos agrotóxicos.

Código da questão
Q45339Ca
03

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - A base de dados dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) é uma coleção estruturada de dados digitais espaciais que tem como característica básica o fato de serem compostos por duas componentes distintas, denominadas gráfica e não gráfica. Sobre a componente não gráfica, é correto afirmar que

Código da questão
Q22536Ca
04

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - Quando tratamos da geração e do controle da poluição, é INCORRETO afirmar:

Código da questão
Q11522Ca
05

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro ambiental) - O conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, constitui a

Código da questão
Q45331Ca
06

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - Considere o excerto a seguir para responder a esta questão.

Suponhamos, no entanto, que Juca se adaptasse ao figurino [...].

A oração grifada apresenta a mesma classificação que

Código da questão
Q11499Ca
07

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro ambiental) - Analise as afirmativas referentes ao processo de licenciamento ambiental:

I O empreendedor deverá atender à solicitação de esclarecimentos e complementações, formuladas pelo órgão ambiental competente, dentro do prazo máximo de 6 (seis) meses, a contar do recebimento da respectiva notificação;

II O órgão ambiental competente poderá estabelecer prazos de análise diferenciados para cada modalidade de licença, em função das peculiaridades da atividade ou do empreendimento;

III Poderão ser estabelecidos procedimentos simplificados para as atividades e os empreendimentos de pequeno potencial de impacto ambiental;

IV As licenças ambientais poderão ser expedidas isolada ou sucessivamente, de acordo com a natureza, as características e a fase do empreendimento ou da atividade.

São corretas as afirmativas

Código da questão
Q45326Ca
08

(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - Sobre as características das águas naturais e tratamento de água, assinale a alternativa FALSA.

Código da questão
Q45350Ca
09

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - A compostagem é um método de tratamento de resíduos sólidos. Sobre as principais condições físicas e químicas a serem controladas para a formação do composto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A condição aeróbia, necessária ao processo, é mantida pelo revolvimento periódico da leira/pilha ou pela introdução de ar no sistema, ou, ainda, por ambas as formas.

( ) A composição do material destinado à compostagem irá definir a velocidade do processo. A relação “carbono e nitrogênio” (C/N) disponível é a variável mais importante. A relação C/N entre 25:1 e 50:1 é a ideal à compostagem.

( ) O teor de umidade adequado das leiras de compostagem gira em torno de 55%. Teores de umidade superiores a 60% podem levar a uma redução significativa da atividade microbiana e inferiores a 40%, a anaerobiose.

Código da questão
Q22557Ca
10

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - A tecla de atalho “Alt+C” no Microsoft Internet Explorer 11, versão português, realiza a seguinte operação:

Código da questão
Q11510Ca

Concursos em sua
cidade