(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - A tecla de atalho “Alt+C” no Microsoft Internet Explorer 11, versão português, realiza a seguinte operação:
(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - A NBR 14.653-1 (parte 1), que estabelece procedimentos gerais, explicita com base nas Resoluções 218/73 e 345/90 do CONFEA, quais são as atribuições exclusivas dos engenheiros em suas diversas modalidades registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREA, entre elas estão as atividades de vistorias, perícias, avaliações e arbitramentos (Fonte: Adaptado do Manual de Fiscalização de Engenharia de Avaliações - CREA/PR, 2011). Assinale a alternativa FALSA, no que tange aos trabalhos de competência privativa dos profissionais de engenharia do sistema CREA/ CONFEA.
(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - A poluição hídrica representa os impactos do uso e ocupação na vertente da bacia na rede de drenagem. Na forma __________, os poluentes são originados por processos naturais ou atividades humanas e transportados pelos componentes do ciclo hidrológico, especialmente o escoamento superficial, subsuperficial e subterrâneo. Portanto, os poluentes são gerados a partir de áreas extensas e de modo intermitente, dificultando sua identificação, medição e controle (Adaptado de Engenharia Ambiental - Conceitos Tecnologia e Gestão, 2013). Assinale a alternativa que completa o conceito dessa forma de poluição.
(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - O Zoneamento Ecológico-Econômico é instrumento técnico-científico de apoio ao ordenamento territorial na perspectiva do planejamento ambiental e socioeconômico. O objetivo do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Paraná (ZEE-PR) é de se tornar uma ferramenta de planejamento estratégico do Estado, contribuindo para a otimização e eficiência das iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico, social e de preservação ambiental. No estudo paranaense, a planície costeira foi caracterizada por “apresentar fragilidade geoambiental elevada em função de se constituir por relevo plano, com materiais arenosos e orgânicos inconsolidados e instáveis, lençol freático raso e possibilidade de colapsos em fundações e edificações. A zona é também muito suscetível às inundações e alagamentos. Predominam, com poucas exceções, solos inaptos para o uso intensivo com atividade agrícola, pecuária ou florestal”
(Fonte: ITCG, http://www.itcg.pr.gov.br, 2015).
Com base nessas características, assinale a alternativa FALSA com relação às fragilidades específicas desta zona ao ordenamento territorial na perspectiva do planejamento ambiental e socioeconômico.
(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - É considerado impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia, resultante das atividades humanas, que afete direta ou indiretamente a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais
(Fonte: ANTAQ, http://www.antaq.gov.br).
As dragagens de berços e canais de acesso são possíveis impactos ambientais promovidos por qual atividade abaixo descrita?
(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - A Lei 6.938/81 determina a necessidade de licenciamento para as atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva e potencialmente poluidoras, bem como as capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental. A respeito dos conceitos e definições sobre o licenciamento ambiental, assinale a alternativa FALSA.
Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - A alternativa em que o termo destacado NÃO está corretamente explicado entre parênteses é:
(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - O efeito de um impacto ambiental pode ser:
(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - O Aquífero Guarani é um grande reservatório de água subterrânea e está localizado na América do Sul, abrangendo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Sua extensão é de cerca de 1.200.000 Km2, sendo que aproximadamente 70% encontram-se em território brasileiro. No estado do Paraná, são cerca de 155.800 km2 representando 13,0% da área total do aquífero. Atualmente, várias cidades de médio e grande porte são abastecidas totalmente ou parcialmente pelo Aquífero Guarani (Adaptado de Aquífero Guarani - Educação Ambiental para a sua preservação na região do Planalto dos Guimarães, 2007).
Com base no texto acima, assinale a alternativa VERDADEIRA sobre armazenamento de águas subterrâneas.
(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Considerando suas qualidades e quantidades, a água propicia vários tipos de usos, denominados múltiplos usos. Dessa forma, é correto afirmar que a pesca é um uso