Engenheiro agrônomo

Prepare-se com questões de Engenheiro agrônomo

01

(VUNESP - 2016 - Prefeitura de Presidente Prudente/SP - Engenheiro agrônomo) - O sucesso no plantio das espécies vegetais por meio da semente se deve às técnicas relacionadas às suas características, como mecanismos de dormência. Contudo, a quebra de dormência torna-se necessária para o início do processo de germinação, em algumas espécies. Deste modo, considera-se dormência

Código da questão
Q28321Ca
02

(FAFIPA - 2014 - Prefeitura de Maria Helena/PR - Engenheiro agrônomo) - A cultura do milho (Zeamays) pode ser atacada por diferentes espécies de insetos desde o plantio até próximo à colheita. No entanto, algumas espécies merecem maior atenção por parte dos agricultores devido ao local de ataque na planta. Relacione o tipo de praga com os danos na cultura do milho e assinale a sequência CORRETA, de cima para baixo.

1. Lagarta-do-cartucho-do-milho (Spodopterafrugiperda).
2. Cigarrinha do milho (Dalbulusmaidis).
3. Lagarta-da-espiga-do-milho (Helicoverpazea).
4. Lagartas-elasmo (Elasmopalpuslignosellus).

( ) Provoca danos diretos e também indiretos como a ausência de fertilização de grande parte dos óvulos das espigas tardias. À medida que as larvas se desenvolvem, elas caminham em direção à ponta da espiga, onde começam a alimentar-se dos grãos em formação.

( ) A postura é feita em "massas" de ovos na face superior das folhas; as lagartas fazem raspagem das folhas, posteriormente danificam o cartucho, com presença de furos irregulares nas folhas e de"serragem" no cartucho.

( ) Os adultos e ninfas succionam a seiva. Este inseto também é o principal vetor de três fitopatógenos: o espiroplasma, causador do enfezamento pálido, o fitopasma, causador do enfezamento vermelho e o vírus causador da virose da risca.

( ) Os ovos, na maioria das vezes, são colocados no solo individualmente. Penetram o colmo da planta logo abaixo do nível do solo, alimentando-se do seu interior. Os maiores prejuízos são causados nos 20 primeiros dias da germinação da cultura.

Código da questão
Q12208Ca
03

(AMAUC - 2015 - Prefeitura de Lindóia do Sul/SC - Engenheiro agrônomo) - A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER), nos Princípios da Política Nacional de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), tem vários princípios estabelecidos conforme o Art. 3°.

Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:

Código da questão
Q23201Ca
04

(ACEP - 2010 - BNB - Engenheiro Agrônomo) - Assinale a alternativa que apresenta os elementos nutrientes essenciais às plantas. 

Código da questão
Q50948Ca
05

(ACEP - 2006 - BNB - Engenheiro Agrônomo) - Considere as seguintes premissas de um argumento:

• Não há aumento de produtividade, se novas técnicas agrícolas não são empregadas.
• Se novas técnicas agrícolas são empregadas, aumentam os custos de produção e não aumentam os preços dos insumos.
• A produtividade aumenta.
Uma conclusão logicamente derivada destas premissas é que:

Código da questão
Q50897Ca
06

(ACEP - 2010 - BNB - Engenheiro Agrônomo) - Assinale a alternativa que contempla a escala a ser utilizada para apresentar os dados georeferenciados da rede de drenagem em elevado nível de detalhe.

Código da questão
Q50964Ca
07

(CONSULPAM - 2014 - Prefeitura de Apuiarés/CE - Engenheiro agrônomo) - Em relação ao vírus do mosaico do feijoeiro (Phaseolus vulgaris) pode-se AFIRMAR verdadeiramente que:

I) O vírus do mosaico tem como seu agente transmissor, a mosca branca (Bemisia tabaci Gennadius.

II) Quanto aos sintomas, inicia-se pelas nervuras das folhas, que, numa etapa mais avançada, exibem um amarelo brilhante na maior parte do limbo foliar, formando um mosaico.

III) O mosaico dourado é uma das principais doenças dessa cultura, que tem dificultado, ou mesmo inviabilizado a produção de feijão em várias regiões do Brasil.

IV) Segundo os pesquisadores, a obtenção de imunidade ao vírus através do melhoramento para resistência varietal seria a medida de controle mais adequada e a única realisticamente eficiente.

V) Essa doença está hoje disseminada em apenas algumas regiões produtoras de feijão do Brasil.

Código da questão
Q39039Ca
08

(IBADE - 2020 - IDAF-AC - Engenheiro Agrônomo) - No Windows 8, além das diversas funções e recursos existentes para facilitar o seu dia a dia, é possível utilizar teclas de atalhos no teclado para ajudar você a fazer o que quiser mais rápido. Qual a combinação de teclas de atalho para minimizar todas as janelas abertas e ir direto para sua área de trabalho?

Código da questão
Q58397Ca
09

(IBADE - 2020 - IDAF-AC - Engenheiro Agrônomo) - Leia o texto a seguir:

 

“Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”

 

Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em:<http://rbf.org.br/atualizacao-sobre-a-situacao-de-bactrocera-carambolae-em-roraima/> . Acesso em 03 jan. 2020.

 

Para preservarmos o recurso natural solo, devemos utilizar a terra adequadamente. Nesse intuito, cada parcela de terra deve ser empregada de acordo com a sua aptidão, capacidade de sustentação e produtividade econômica. Acerca dos usos agrícolas e não-agrícolas dos solos brasileiros, assinale a alternativa correta:

Código da questão
Q58462Ca
10

(VICLAM - 2014 - Prefeitura de Guapiara/ SP - Engenheiro agrônomo) - São práticas comuns nos cultivos agroecológicos

Código da questão
Q29185Ca

Concursos em sua
cidade