Enfermeiro do trabalho

Prepare-se com questões de Enfermeiro do trabalho

01

(FUNCAB - 2014 - Prefeitura de Vassouras/RJ - Enfermeiro do trabalho) - No ambiente de trabalho, os aspectos físicos e ambientais, assim como os psicológicos do local de trabalho fazem parte do(a):

Código da questão
Q23521Ca
02

(FAU UNICENTRO - 2017 - Prefeitura de Apucarana/PR - Enfermeiro do trabalho) - Assinale a alternativa correta. Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho". A definição acima corresponde à:

Código da questão
Q49739Ca
03

(UPENET - 2013 - COMPESA - Enfermeiro do trabalho) - Qual alternativa abaixo apresenta doença ocupacional que pode atingir o trabalhador exposto continuamente à poeira de algodão, sem uso de EPIs e sem proteção coletiva em seu ambiente de trabalho?

Código da questão
Q37780Ca
04

(FAU UNICENTRO - 2017 - Prefeitura de Apucarana/PR - Enfermeiro do trabalho) - Chamamos de meia-vida o tempo que um elemento radioativo leva para desintegrar metade de sua massa radioativa. Um determinado antibiótico apresenta meia-vida de 4 horas. Se uma pessoa tomou 60 mg desse medicamento, qual é a quantidade de antibiótico ainda presente no organismo após 12 horas de sua ingestão:

Código da questão
Q49711Ca
05

(UPENET - 2013 - COMPESA - Enfermeiro do trabalho) - Após o desligamento do trabalhador, por quanto tempo os registros em Prontuários Médicos Ocupacionais deverão ser guardados?

Código da questão
Q37769Ca
06

(BIORIO - 2015 - IF/RJ - Enfermeiro do trabalho) - No cotidiano da clínica nos deparamos com inúmeras possibilidades de exposição dos trabalhadores a substâncias químicas. Estas diferentes substâncias, quando administradas juntas, podem interferir nos seus efeitos, havendo, com isso, aumento ou diminuição do efeito de uma ou de outra, pelo processo de interação. Sobre as interações químicas, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I. A interação do tipo adição se caracteriza quando o efeito induzido por duas ou mais substâncias juntas, é igual à soma dos efeitos de cada agente em separado.

II. Quando se administra o tetracloreto de carbono e o isopropanol juntos, obtêm-se um aumento da hepatotoxicidade desencadeada pelo tetracloreto de carbono, porque o isopropanol aumenta esse efeito, apesar dele mesmo não ser hepatotóxico. Nesse caso, tem-se um exemplo de interação de potenciação.

III. Um trabalhador tabagista exposto a asbesto produz um risco de desenvolvimento de câncer de pulmão muito maior do que a soma dos riscos de cada composto em separado. Isto ocorre porque as substâncias envolvidas são sinérgicas.

As afirmativas são respectivamente:

Código da questão
Q42379Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(EXATUS - 2015 - Prefeitura de Nova Friburgo/RJ - Enfermeiro do trabalho) - Em relação a classificação das orações, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

( ) Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado. (1º parágrafo) – Oração subordinada adverbial final.

( ) Só pôde fazê-lo da maneira que o fez. (3º parágrafo) – Oração subordinada adverbial consecutiva.

( ) Ambos nos dão a impressão de render as condições que os geraram. (1º parágrafo) – Oração subordinada adjetiva explicativa.

( ) Ele figura como redenção e como falha irresolvida. (4º parágrafo) – Oração coordenada assindética aditiva.

Código da questão
Q14042Ca
08

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Enfermeiro do trabalho) - A Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previstas constitucionalmente. O capítulo V trata das responsabilidades dos Agentes Públicos. Isso posto, analise as condutas abaixo relacionadas e identifique as que constituem condutas ilícitas do Agente Público ou Militar:

I- Impor sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiro ou para fins de ocultação de ato ilegal cometido por si ou por outrem.

II- Recusar-se a fornecer informação requerida nos termos da Lei mencionada, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa.

III- Utilizar indevidamente, bem como subtrair, destruir, inutilizar, desfigurar, alterar ou ocultar, total ou parcialmente, informação que se encontre sob sua guarda ou a que tenha acesso ou conhecimento em razão do exercício das atribuições de cargo, emprego ou função pública.

IV- Divulgar ou permitir a divulgação ou acessar ou permitir acesso indevido à informação sigilosa ou informa- ção pessoal.

Assinale a alternativa que se refere somente a condutas ilícitas do agente público ou militar:

Código da questão
Q42362Ca
09

(FAU UNICENTRO - 2017 - Prefeitura de Apucarana/PR - Enfermeiro do trabalho) - São proibições do código de ética dos profissionais de enfermagem, exceto:

Código da questão
Q49727Ca
10

(FUNCAB - 2014 - Prefeitura de Vassouras/RJ - Enfermeiro do trabalho) - No último verão, houve um aumento significativo dos casos de dengue registrados em um determinado Estado, passando de 250 casos no início do ano para 1.500 casos no final do ano. Com base nesses dados, é possível afirmar que a prevalência de dengue nesse Estado foi de:

Código da questão
Q23495Ca