Educador social

Prepare-se com questões de Educador social

01

(EXATUS - 2015 - Prefeitura de Douradina/PR - Educador social) - Em casos excepcionais, expressos em lei o Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser aplicado a pessoas de até:

Código da questão
Q43985Ca
02

(CONSULPAM - 2015 -  Prefeitura de Serrita/PE - Educador social) - São atribuições do Conselho Tutelar:

I) Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente.
II) Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência.
III) Expedir notificações.
IV) Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário.

Estão CORRETAS as assertivas:

Código da questão
Q12126Ca
03

(EXATUS - 2015 - Prefeitura de Douradina/PR - Educador social) - O que se entende por segurança do trabalho?

Código da questão
Q43978Ca
04

(CEV/URCA - 2014 - Prefeitura de Cedro/CE - Educador social) - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece como uma das incumbências do município:

Código da questão
Q26999Ca
05

(EXATUS - 2016 - Prefeitura de Ariranha do Ivaí/PR - Educador Social) - Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos Direitos Das Crianças:

Código da questão
Q24922Ca
06

(CONSULPAM - 2015 -  Prefeitura de Serrita/PE - Educador social) - É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. A garantia de prioridade compreende:

Marque o item FALSO:

Código da questão
Q12137Ca
07

(EXATUS - 2015 - Prefeitura de Douradina/PR - Educador social) - O adolescente privado de liberdade é garantido entre outros, os seguintes direitos:

I - ser tratado com respeito e dignidade.
II - permanecer internado na mesma localidade ou naquela mais próxima ao domicílio de seus pais ou responsável.
III - receber visitas, ao menos, semanalmente.
IV - receber escolarização e profissionalização.

Dentre as afirmativas acima estão corretas:

Código da questão
Q43989Ca
08

(FCC - 2018 - IAPEN-AP - Educador Social Penitenciário) - O quinto termo da sequência (−1, 3, −5, 7, ...) somado ao quinto termo da sequência (1, 3, 6, 10, ...) é:

Código da questão
Q60172Ca
09

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Maringá/PR - Educador social) - Leia o texto a seguir:

“[…] informação abrangente, sistematizada e atualizada constitui insumo básico para a formulação de uma estratégia de superação ou mitigação de uma problemática social específica, para o planejamento de um arranjo operativo que permita colocá-la em ação, para articular e coordenar o conjunto escolhido de agentes públicos, de instituições privadas ou do terceiro setor, para monitorar o curso das atividades planejadas, avaliar os resultados e esforços empreendidos, enfim, para a tomada de decisão técnico-política em qualquer momento do ciclo de vida ou maturação do programa.”

(Januzzi, Paulo de Martino. Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais: revisitando mitos e recolocando premissas para sua maior efetividade na gestão. In: Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Número 5. Janeiro – Junho de 2013)

Com base na posição do autor acerca do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais, analise as definições conceituais a seguir:

I) Pode-se conceituar Sistema de Monitoramento e Avaliação como o conjunto de atividades – articuladas, sistemáticas e tecnicamente orientadas – de registro, produção, organização, acompanhamento e análise crítica de informações resultantes da Gestão de Políticas Públicas, para identificação de demandas sociais, desenho, seleção, implementação e avaliação de soluções para essas, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão de técnicos e gestores envolvidos nas diferentes etapas do ciclo de vida ou maturação das Políticas e de seus Programas.

II) Trata-se de um conjunto de atividades inerentes ao gerenciamento das Políticas Públicas, voltadas à sistematização de informação com rigor técnico acerca dos aspectos considerados críticos para o sucesso dos programas.

III) O Sistema de Monitoramento e Avaliação é parte de sistemas mais amplos de gestão de Políticas e Programas, aos quais se articulam, recebendo deles demandas de dados necessários ao processo e retroalimentando-os com oferta de informação e conhecimento “customizado”.

Assinale a alternativa correta:

Código da questão
Q43961Ca
10

(CONSULPAM - 2015 -  Prefeitura de Serrita/PE - Educador social) - ___________________ é o ato administrativo pelo qual o servidor é destituído do cargo, emprego ou função. São as hipóteses do art. 33 da lei n. 8112/90, demissão, aposentadoria, promoção e falecimento, e também prever a ascensão, a transferência, a readaptação e posse em outro cargo inacumulável.

Código da questão
Q12109Ca