(EXATUS - 2015 - Prefeitura de Douradina/PR - Educador social) - De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente o que são castigos físicos?
I - considera-se castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão.
II - considera-se castigo físico todo tratamento cruel ou degradante: conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que humilhe ou ameace gravemente ou ridicularize.
III - considera-se castigo físico toda forma de atendimento humano e igualitário que uma criança recebe na escola.
IV - castigo físico é quando a criança está brincando com os colegas em atividades estipulados pelo professor e por um acidente a criança cai e rala o joelho.
Dentre as afirmativas acima estão corretas:
(CONSULPAM - 2015 - Prefeitura de Serrita/PE - Educador social) - ___________________ é o ato administrativo pelo qual o servidor é destituído do cargo, emprego ou função. São as hipóteses do art. 33 da lei n. 8112/90, demissão, aposentadoria, promoção e falecimento, e também prever a ascensão, a transferência, a readaptação e posse em outro cargo inacumulável.
(FCC - 2018 - IAPEN-AP - Educador Social Penitenciário) - Paula gastou 3/10 do seu salário para pagar dívidas, 5/14 do restante dividiu em três partes iguais para comprar roupas, ir à feira e pagar o aluguel. As frações correspondentes ao aluguel e a fração que sobrou do salário são, respectivamente,
(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Maringá/PR - Educador social) - Leia o texto a seguir:
“[…] informação abrangente, sistematizada e atualizada constitui insumo básico para a formulação de uma estratégia de superação ou mitigação de uma problemática social específica, para o planejamento de um arranjo operativo que permita colocá-la em ação, para articular e coordenar o conjunto escolhido de agentes públicos, de instituições privadas ou do terceiro setor, para monitorar o curso das atividades planejadas, avaliar os resultados e esforços empreendidos, enfim, para a tomada de decisão técnico-política em qualquer momento do ciclo de vida ou maturação do programa.”
(Januzzi, Paulo de Martino. Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais: revisitando mitos e recolocando premissas para sua maior efetividade na gestão. In: Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Número 5. Janeiro – Junho de 2013)
Com base na posição do autor acerca do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais, analise as definições conceituais a seguir:
I) Pode-se conceituar Sistema de Monitoramento e Avaliação como o conjunto de atividades – articuladas, sistemáticas e tecnicamente orientadas – de registro, produção, organização, acompanhamento e análise crítica de informações resultantes da Gestão de Políticas Públicas, para identificação de demandas sociais, desenho, seleção, implementação e avaliação de soluções para essas, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão de técnicos e gestores envolvidos nas diferentes etapas do ciclo de vida ou maturação das Políticas e de seus Programas.
II) Trata-se de um conjunto de atividades inerentes ao gerenciamento das Políticas Públicas, voltadas à sistematização de informação com rigor técnico acerca dos aspectos considerados críticos para o sucesso dos programas.
III) O Sistema de Monitoramento e Avaliação é parte de sistemas mais amplos de gestão de Políticas e Programas, aos quais se articulam, recebendo deles demandas de dados necessários ao processo e retroalimentando-os com oferta de informação e conhecimento “customizado”.
Assinale a alternativa correta:
(FAFIPA - 2015 - Prefeitura de Ivaiporã/PR - Educador social) - Para garantir o conjunto de seguranças (sobrevivência, acolhida e convívio familiar), a Política Nacional de Assistência Social de 2004 institui duas modalidades de proteção:
(CONSULPAM - 2015 - Prefeitura de Serrita/PE - Educador social) - A política nacional do idoso reger-se-á pelos seguintes princípios:
I - a família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida. II - o processo de envelhecimento diz respeito apenas ao idoso. III - o idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política. IV - as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil não deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta lei.
Marque as assertivas FALSAS:
(EXATUS - 2016 - Prefeitura de Ariranha do Ivaí/PR - Educador Social) - Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos Direitos Das Crianças:
(FCC - 2018 - IAPEN-AP - Educador Social Penitenciário) - A remição pelo estudo desconta um dia de pena a cada
(CONSULPAM - 2015 - Prefeitura de Serrita/PE - Educador social) - O Conselho Nacional de Juventude - CNJ, tem as seguintes finalidades:
(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Maringá/PR - Educador social) - “Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil facetas secretas sob a face neutra E te pergunta, sem interesse pela resposta, Pobre ou terrível, que lhe deres: - Trouxeste a chave?”
(Carlos Drummond de Andrade).
O cotidiano de trabalho em uma instituição exemplifica muito bem a diversidade das linguagens. Compreendendo que a comunicação está presente no cotidiano profissional e configura-se como um instrumento de trabalho, analise as alternativas abaixo e assinale a correta: