Educador físico

Prepare-se com questões de Educador físico

01

(INSTITUTO CIDADES - 2010 - Prefeitura de Santa Rita/PB - Educador Físico) - Os principais benefícios à saúde advindos da prática de atividade física referem-se aos aspectos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23468Ca
02

(IMPARH - 2014 - Prefeitura de Fortaleza/CE - Educador físico) - Com relação ao Programa Academia da Saúde, é CORRETO afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q30354Ca
03

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Tibau do Sul/RN - Educador físico) - Assinale a alternativa que apresenta classificação errada do morfema destacado:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11216Ca
04

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Tibau do Sul/RN - Educador físico) - O profissional de Educação Física inserido no NASF deverá trabalhar sua prescrição de exercícios levando em consideração a saúde geral da população, criando estratégias de intervenções para grupos gerais e específicos da sua área de atuação. Para tanto, necessita-se conhecer a respeito das capacidades físicas envolvidas no exercício. Tratando-se de uma área voltada para a saúde, quais os componentes da aptidão física relacionada à saúde, de acordo com Nahas (2010)?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11198Ca
05

(REIS & REIS - 2015 - Prefeitura de Ouro Verde de Minas/MG - Educador físico) - Qual é o gás de maior quantidade na composição do ar?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q30334Ca
06

(FUMARC - 2017 - Prefeitura de Santa Luzia/MG - Educador Físico) - O educador físico, no seu cotidiano de trabalho, depara com situações em que os conhecimentos básicos de primeiros socorros são necessários para reconhecer lesões ligadas ao esporte e prestar um tratamento adequado, isso é, saber o que deve ou não fazer quando um atleta sofre uma lesão. As assertivas abaixo tratam de técnicas que devem ser utilizadas nessas situa- ções.

Identifique com “V” as proposições VERDADEIRAS e com “F”, as FALSAS:

_____ Em caso de obstrução parcial das vias aéreas, bata nas costas do atleta.

_____ Ao realizar a manobra de Heimlich, não posicione o punho alto demais, na ponta do esterno. As compressões podem fraturá-lo e causar lesões internas.

_____ Em suspeitas de lesões internas, dê água ao atleta para hidratá-lo.

_____ Ao aplicar gelo em lesões, deixe-o no mesmo lugar por não menos que 30 minutos.

_____ Na presença de hemorragia, não tente tirar objetos entranhados nas lesões.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45734Ca
07

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Tibau do Sul/RN - Educador físico) - O corpo humano, como qualquer máquina, necessita de energia para funcionar. Energia essa gerada pela utilização de moléculas de oxigênio. Assim, quando nosso músculo entra em atividade (por exemplo, durante uma corrida), existe aumento da utilização de oxigênio, que pode ser avaliado por meio do VO2. Em geral, o VO2 de repouso é em torno de 3,5 ml/kg/min, podendo atingir valores de até 60-70 ml/kg/min no final de um exercício máximo. Em atletas de elite, até 70-80 ml/kg/min ou 5 l/min. (O VO2 pode ser expresso em unidades de litros por minuto (l/min) ou em relação ao peso corporal (ml/kg/min)). Esse consumo muscular de oxigênio depende do funcionamento adequado do sistema respiratório (troca gasosa pulmonar), do sistema cardiovascular (bombeamento de sangue rico em oxigênio para a musculatura em atividade) e do sistema muscular. Qualquer problema nessas "engrenagens" resultará na diminuição da capacidade ao exercício e na diminuição do consumo de oxigênio (VO2). (Texto publicado em 2015 por Carlos Alberto C. Hossri e Marcelo Jacó Rocha, no Portal Educação Física). Dos testes abaixo, assinale qual é usado para estimar o VO2.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11194Ca
08

(SERCTAM - 2016 - Prefeitura de Quixadá/CE - Educador Físico) - Conforme previsto no Decreto Federal nº 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências, marque a resposta correta.

I. Mediante justificativa técnica e de acordo com o pactuado nas Comissões Intergestores, os entes federativos poderão criar novas portas de entrada às ações e serviços de saúde, considerando as características da região de saúde.

II. Os serviços de atenção hospitalar e os ambulatoriais especializados, entre outros de maior complexidade e densidade tecnológica, serão referenciados pelas portas de entrada exclusivamente de atenção primária e de atenção de urgência e emergência.

III. O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde será ordenado pela atenção primária e deve ser fundado na avaliação da gravidade do risco individual e coletivo e no critério cronológico, observadas as especificidades previstas para pessoas com proteção especial, conforme legislação vigente.

IV. A população indígena contará com regramentos diferenciados de acesso, compatíveis com suas especificidades e com a necessidade de assistência integral à sua saúde, de acordo com disposições do Ministério da Saúde.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45755Ca
09

(IMPARH - 2014 - Prefeitura de Fortaleza/CE - Educador físico) - Um dos benefícios da prática de exercícios físicos regulares para pessoas com diabetes do tipo 2 é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q30359Ca
10

(SERCTAM - 2016 - Prefeitura de Quixadá/CE - Educador Físico) - Segundo Marins & Giannichi (2003, p. 35) a antropometria representa um importante recurso de assessoramento para uma análise completa de um indivíduo, seja ele atleta ou não.Sobre a localização dos pontos anatômicos para medidas antropométricas, analise as afirmativas abaixo e marque a opção INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45745Ca