Economista

Prepare-se com questões de Economista

01

(UEPB - 2015 - Prefeitura de Pau dos Ferros/RN - Economista) - Considere as três seguintes afirmações:

I - Todos os amigos de João são amigos de José
II - José não é amigo de qualquer amigo de Paulo
III - Mário só é amigo de todos os amigos de Roberto

Se Roberto é amigo de Paulo, então:

Código da questão
Q26365Ca
02

(DOM CINTRA - 2014 - IF/SE - Economista) - A partir de uma situação inicial de equilíbrio, o governo de um determinado país decide promover um aumento nos gastos públicos. Inicialmente, os efeitos dessa política fiscal expansionista serão:

Código da questão
Q48727Ca
03

(DOM CINTRA - 2014 - IF/SE - Economista) - Diversos planos econômicos foram executados durante as décadas de 80 e 90 no Brasil. Nas referidas décadas, aquele que estabeleceu a criação da Unidade Referencial de Preços (URP), o congelamento de preços e salários por 3 meses, a desvalorização cambial de 9,5% e a introdução de uma “Tablita” para os contratos financeiros prefixados, entre outras medidas, foi o plano denominado:

Código da questão
Q48726Ca
04

(ACEP - 2006 - BNB - Economista) - Sobre a industrialização nordestina, é INCORRETO afirmar: 

Código da questão
Q50867Ca
05

(FUMARC - 2014 - Prefeitura de Sete Lagoas/ MG - Economista) - Analise as seguintes afirmativas com relação aos conceitos de Custos de Produção e Custo de Oportunidade:

I. O formato em U da curva de CMe de longo prazo (CMeL) é determinado pela lei dos rendimentos decrescentes ou lei dos custos crescentes.

II. Se o custo marginal supera o custo médio, é evidente que o custo médio deverá estar decrescendo.

III. O custo de oportunidade também denominado custo implícito é um conceito bastante utilizado na teoria econômica significando que, dada escassez de recursos, tudo tem um custo no sistema econômico, mesmo que não exista o envolvimento de um dispêndio financeiro.

Está CORRETO apenas o que se afirma em

Código da questão
Q19524Ca
06

(DOM CINTRA - 2014 - IF/SE - Economista) - Em econometria, a sazonalidade representa a ocorrência de padrões de altas ou baixas que se repetem com regularidade ao longo do tempo. Para calcular os índices de sazonalidade e facilitar a análise da série temporal, utiliza-se a técnica de:

Código da questão
Q48725Ca
07

(VUNESP - 2014 - Desenvolve/SP - Economista) - Se P(A) e P(B) são as probabilidades dos eventos A e B, respectivamente, pode-se dizer que P(A ou B) = P(A) + P(B)

Código da questão
Q26382Ca
08

(DOM CINTRA - 2014 - IF/SE - Economista) - De acordo com a teoria econômica, o termo “elasticidade” refere-se à sensibilidade ocorrida em uma variável em virtude de uma alteração verificada em outra variável. Supondo-se todas as demais variáveis constantes, se o aumento de 40% da renda gerar elevação na demanda pelo bem “A” em 50%, este bem será considerado como:

Código da questão
Q48737Ca
09

(DOM CINTRA - 2014 - IF/SE - Economista) - Em um mercado de concorrência perfeita, a curva de oferta e a curva de demanda do bem “X” são, respectivamente, QOX = -40 + 4P e QDX = 140 – 2P. Por questões de política econômica, o governo decidiu que introduzirá um imposto específico de 3 unidades monetárias sobre a produção do bem “X”. Mantendo as demais variáveis constantes, este novo imposto afetará as condições de mercado, fazendo com que o novo ganho líquido, em unidades monetárias, do produtor, por unidade vendida, passe a ser igual a:

Código da questão
Q48740Ca
10

(DOM CINTRA - 2014 - IF/SE - Economista) - Em uma situação de déficit público, o governo pode utilizar medidas de política fiscal para eliminar o referido déficit ou financiá-lo por meio de recursos extrafiscais. A política de financiamento que poderá acarretar elevação adicional do endividamento público junto ao setor privado é a de:

Código da questão
Q48724Ca

Concursos em sua
cidade