Bombeiro

Prepare-se com questões de Bombeiro

01

(IBFC - 2017 - CBM-BA - Soldado do Corpo de Bombeiro) - Texto II

Polícia Militar Ambiental faz um intenso trabalho de controle e combate aos grupos de criminosos adeptos da prática em todo o Estado de São Paulo

 

O trabalho da Polícia Militar Ambiental em combater os grupos criminosos que soltam balões é incessante em todo o Estado de São Paulo. A árdua missão tem trazido números expressivos de prisões, apreensões e multas em 2017.

De acordo com os números levantados pela Polícia Militar Ambiental, apenas nos primeiros cinco meses de 2017 foram realizadas 41 prisões em flagrante, enquanto em todo o ano de 2016, esse número de detenções por soltura de balões foi de apenas 5. Ainda segundo a PM, 39 balões foram apreendidos até junho deste ano, enquanto, em todo o ano de 2016, esse número ficou em 26. A multa por balão apreendido é de R$ 5 mil.

A polícia acredita que muitos criminosos saem da capital do estado para praticar esse tipo de crime na região de Campinas e Circuito das Águas. “A gente já teve denúncias e realizou operações em locais que as pessoas alugam sítios na região e lá eles realizam eventos com balões no final de semana. Nesse meio tempo, eles soltam balão e fazem confraternizações com churrascos e festas. É uma situação que tem se repetido, pois as chácaras são fechadas e eles acham que ninguém vai atrapalhar. São locais que ficam escondidos por árvores, que cabem bastante pessoas. Um balão grande demanda muita gente para soltura. Eles acham que isso vai viabilizar o crime, mas estamos na cola das pessoas que praticam esse tipo de ação”, afirmou o Tenente Nóbrega. [...]

Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/ brasil/2017-06-07/baloes-campinas-policia-militar-ambiental.html. Acesso em 07/06/17)

Dentre as palavras abaixo retiradas do texto, assinale aquela cuja acentuação gráfica justifica-se pelo mesmo motivo da que encontramos em “Polícia”.

Código da questão
Q54852Ca
02

(CAIPIMES - 2010 - SPTURIS/SP - Bombeiro) - Moro distante de meu trabalho 4,5km. Já percorri 2/3 dessa distância. Para chegar ao meu trabalho devo percorrer ainda:

Código da questão
Q36137Ca
03

(IBFC - 2018 - CBM-SE - Soldado do Corpo de Bombeiro) - Levando em consideração o tema da “administração indireta”, assinale a alternativa incorreta:

Código da questão
Q55006Ca
04

(IBFC - 2017 - CBM-BA - Soldado do Corpo de Bombeiro)- Assinale a alternativa correta com base nas previsões da Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais.

Código da questão
Q54883Ca
05

(IBFC - 2018 - CBM-SE - Soldado do Corpo de Bombeiro) - 

Texto I

 

Após a guerra

(Lima Barreto)

 

Decididamente, os homens não tomam juízo e mesmo a Morte, que deve ser a soberana de todos nós, é impotente para nos pôr na cachola um pouco de bom senso elementar.

Há um ano que as hostilidades entre povos de diversos feitios e estágios de civilização foram suspensas, após uma carnificina nunca vista nos anais da história escrita.

As mais cruéis campanhas da antiguidade, com os seus massacres subsequentes, nada são comparadas com essa guerra que se desdobrou por todo o antigo continente.

Cidades, aldeias, monumentos insubstituíveis do passado foram destruídos, sem dó nem piedade, à bala de canhões descomunais e pelo fogo implacável.

Aquela região da Europa que, depois da Itália, é das mais interessantes sob o ponto de vista artístico, além de outros, foi calcada aos pés pelos exércitos alemães, arrasada, queimada. Quero falar da Flandres, tanto a belga como a francesa.

O espetáculo após a guerra é de uma tristeza sem limites. Não é daquela grandiosa tristeza do Oceano que nos leva a grandes pensamentos; é o de uma tristeza que nos arrasta a pensar na imensa maldade da espécie humana.

Não se sente isso só no que se vê ou se tem notícia por aqueles que viram; mas também na fome, na miséria que lavra nas populações dos países vencidos e vencedores.

Coisas mais invisíveis ainda enchem-nos dessa tristeza inqualificável que nos faz maldizer a espécie humana, a sua inteligência, a sua capacidade de aproveitar as forças naturais, de aprender um pouco do mistério das coisas, para fazer tanto mal.

Os nascimentos, se não diminuíram aqui e ali, a mortalidade infantil aumentou e as crianças defeituosas ou sem peso normal surgiram à luz em número maior que nos transatos anos de paz.

A atividade intelectual toda ela se orientou para os malefícios da guerra; e foi um nunca acabar de inventar engenhos mortíferos ou aumentar o poder dos já existentes. Os químicos, os maiores, trataram de combinar nos seus laboratórios corpos de modo a obter gases que fossem portadores da morte e misturas incendiárias que o mesmo fizessem. [...]

“O espetáculo após a guerra é de uma tristeza sem limites. Não é daquela grandiosa tristeza do Oceano que nos leva a grandes pensamentos; é o de uma tristeza que nos arrasta a pensar na imensa maldade da espécie humana.” (6°§)

 

Ao tratar da tristeza, pode-se entender que o autor:

 

Código da questão
Q54988Ca
06

(Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Matão/SP - Bombeiro) - Com base na Lei nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009, Art. 4º. Assinale a alternativa CORRETA sobre as funções de Bombeiro Civil:

Código da questão
Q48244Ca
07

(FUMARC - 2014 - Prefeitura de Sete Lagoas/ MG - Bombeiro) - Ao dividir o número 6 por 7, encontramos um resultado decimal em que o 200º termo é

Código da questão
Q10364Ca
08

(CONSULPLAN - 2007 - Prefeitura de Mimoso do Sul/ES - Bombeiro) - Num certo jogo são usadas 3 bolas de cores e massas diferentes, sendo uma bola azul de 0,3Kg , uma vermelha de 250g e uma verde de 1/5Kg. Marque a alternativa correta:

Código da questão
Q21959Ca
09

(Gestão de Concursos - 2014 - Prefeitura de Igarapé/MG - Bombeiro) - Leia o texto a seguir.

Rui fez um pequeno passeio às cidades de Santa Luzia e Ouro Preto em Minas a fim de conhecer as duas cidades e também adquirir informações a respeito da construção de suas igrejas.

Em um dos registros feitos por Rui, constava a data de construção da igreja matriz da cidade de Santa Luzia e da igreja matriz da cidade de Ouro Preto, que eram: MDCCLXXIV e MDCCXII, respectivamente. Sabe-se que MDCC corresponde ao ano de 1.700.

A partir das informações, assinale a alternativa que apresenta a diferença entre as datas de construção da igreja matriz de Santa Luzia e da igreja matriz de Ouro Preto, de forma CORRETA.

Código da questão
Q48232Ca
10

(CONSULPLAN - 2007 - Prefeitura de Mimoso do Sul/ES - Bombeiro) - Numa partida de futebol, um time chutou 12 vezes em direção ao gol do adversário e conseguiu acertar o interior deste em 2/3 dos chutes. Quantos gols esse time marcou?

Código da questão
Q21958Ca

Concursos em sua
cidade