Bioquímico

Prepare-se com questões de Bioquímico

01

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - São considerados Determinantes Sociais da Saúde – DSS, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26253Ca
02

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Bioquímico) - São compostos lisossomais que podem ser vistos nos blastos da leucemia mielóide aguda:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45272Ca
03

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Bioquímico) - O armazenamento dos medicamentos confere grande importância para garantir a estabilidade e manter a qualidade. Para isso, existem fatores intrínsecos e extrínsecos. Assinale a opção que NÃO é um fator extrínseco:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45267Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - Considerando as ideias do texto, julgue os itens abaixo.

I O autor aproxima a criança do poeta: ambos conseguem, de modos diferentes, de fato, ver.

II A análise do autor acerca do olhar focaliza, sobretudo, aspectos ligados às relações familiares.

III A cegueira sobre a qual discorre Otto Lara Resende é provocada pela familiaridade e pelo hábito.

IV O título do texto – Vista cansada – encerra uma ambiguidade intencional: alude ao cansaço visual, mas diz respeito ao desgaste do olhar provocado pela rotina.

São corretas as afirmações referentes aos itens

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9644Ca
05

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - O controle de qualidade de meios de cultura, corantes e reagentes utilizados em microbiologia é imprescindível para que o diagnóstico e o suporte terapêutico tenham utilidade para o clínico e tragam o benefício esperado ao paciente. Nesse sentido, para cada produto, são utilizadas cepas padronizadas de micro-organismos que fornecem resultados conhecidos para provas ou que tenham comportamento previsível frente aos substratos e inibidores de determinado meio de cultura.

Quanto ao controle de qualidade de meios de cultura e reagentes, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conjunto de micro-organismos padronizados e resultados inadequados para avaliar a qualidade do produto em questão.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45249Ca
06

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - Seguindo estratégias da Organização Mundial de Saúde, nas últimas décadas, o diagnóstico da tuberculose tem sido realizado por meio da baciloscopia e da cultura de micobactérias. Mas, nos últimos anos, recomendações para a avaliação de metodologias moleculares capazes de detectar em torno de 132 bacilos/mL de escarro vão de encontro à modernização e à agilização do diagnóstico dentro dos algoritmos para controle da tuberculose no país.

Sobre os exames recomendados para o diagnóstico e monitoramento da tuberculose no Brasil, considere as afirmativas a seguir.

I. A cultura é indicada para casos suspeitos de tuberculose pulmonar com baciloscopia negativa, para o diagnóstico de formas extrapulmonares e para o diagnóstico de tuberculose em pacientes HIV positivos e em crianças. Também está indicada, acompanhada do teste de sensibilidade, nos casos de suspeita de resistência bacteriana aos medicamentos.

II. A utilização do teste GeneXpert® MTB/RIF para detecção de micobactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis em amostras biológicas traz vantagens, como a rapidez e a minimiza- ção do risco biológico para a manipulação das amostras. No entanto, em razão da alta sensibilidade, resultados falso-positivos são frequentes por conta de contaminações durante a fase de extração.

III. O número mínimo de bacilos necessários para produzir um esfregaço para baciloscopia com resultado positivo tem sido estimado entre 100.000 a 500.000 por mL de escarro, o que acarreta uma grande probabilidade da ocorrência de falso-negativos em pacientes bacilíferos. A sensibilidade do teste é inferior a 30% para pacientes não tratados.

IV. O teste GeneXpert® MTB/RIF consiste na reação de PCR em tempo real heminested com amplifica- ção de um fragmento de 81 pb e aplicação de cinco sondas sobrepostas para o gene rpoB, mas é útil somente para a espécie Mycobacterium tuberculosis. A metodologia detecta também mutações determinantes de resistência.

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45244Ca
07

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - Uma reação metabólica regulada por enzimas alostéricas é aquela

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9665Ca
08

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - Dentre os recursos de que se vale o autor para estabelecer uma interlocução mais próxima com o leitor, destaca-se o uso de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9648Ca
09

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Bioquímico) - Conforme disposição na Lei Complementar 001/1991 - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais de Acari, “a passagem do servidor estável do cargo efetivo para outro de denominação e vencimento iguais, pertencente a quadro de pessoa diverso, de órgão ou instituição do mesmo poder”, é a denominação de que tipo de provimento:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45260Ca
10

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - O conhecimento da resistência intrínseca de alguns micro-organismos aos antimicrobianos pode minimizar custos no laboratório, além de omitir informações desnecessárias ou errôneas nos resultados finais. Sobre a presença dessa resistência intrínseca, relacione o antimicrobiano, na coluna da esquerda, com o micro-organismo, na coluna da direita.

(I) Fosfomicina.
(II) Gentamicina.
(III) Trimetoprim.
(IV) Piperacilina.
(V) Cefepime.

(A) Citrobacter koseri
(B) Providência stuartii
(C) Pseudomonas aeruginosa.
(D) Staphylococcus saprophyticus.
(E) Enterococcus faecalis.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45243Ca