(IBFC - 2014 - SSA HMDCC - Biomédico) - O termo icterícia refere-se ao sinal clínico de amarelamento da pele, das escleras e de mucosas em resposta à hiperbilirrubinemia. Em adultos, a icterícia não é uma manifestação comum e pode indicar a presença de hemólise, distúrbios metabólicos ou patologias hepáticas, pancreáticas ou renais. A respeito da interpretação dos resultados da dosagem de bilirrubina no sangue, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Aumento da concentração plasmática de bilirrubina não conjugada pode ser consequência de quadros de hemólise, da diminuição do transporte e da captação de bilirrubina não conjugada pelos hepatócitos e/ou dos distúrbios na conjugação da bilirrubina. Nesses casos, não são observados colúria e hipocolia.
II. O aumento da concentração plasmática de bilirrubina conjugada pode ser resultado da obstrução biliar extrahepática. Nesses casos, observa-se colúria, com ausência de urobilinogênio na urina. Em contrapartida, as fezes podem apresentar-se acólicas.
III. Em alguns casos, a hiperbilirrubinemia é multifatorial. Doenças como a cirrose e as hepatites levam a prejuízo na captação, na conjugação e na excreção da bilirrubina. Como resultado, há aumento nas concentrações plasmáticas de bilirrubina não conjugada e conjugada, com predomínio da primeira, além de hipocolia, colúria e diminuição na concentração de urobilinogênio na urina.
Estão corretas as afirmativas: