Biomédico

Prepare-se com questões de Biomédico

01

(IBFC - 2014 - SSA HMDCC - Biomédico) - O método tintorial predominante utilizado em bacteriologia é o método de Gram. A respeito da técnica, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O método original utilizava violeta-de-genciana. Hoje se utiliza outro tipo de cristal violeta, a solução de violetade-metila, que já contém fixador químico. Devido a isso, a fixação do esfregaço em chama caiu em desuso e é atualmente contraindicada.

II. A fucsina fenicada, utilizada como corante secundário por Gram, foi substituída pela safranina, um corante básico insolúvel em água. A safranina mantém-se mais distante da violeta no espectro de cor, diferenciado com maior nitidez as bactérias Gram-negativas, que assumem a cor vermelho-claro.

III. As bactérias que têm a parede celular composta por mureína durante o processo de descoloração do corante primário com álcool etílico, retém o corante. Já as bactérias com parede celular composta predominantemente por ácidos graxos perdem o complexo iodo-pararosanilina, assumindo a cor do corante de fundo.

IV. O controle de qualidade dos corantes e da coloração de Gram deve ser feito com cepas de Streptococcus pyogenes ATCC (Gram-negativa) e de Escherichia coli (Gram-positiva).

Estão corretas as afirmativas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q49217Ca
02

(FUNDATEC - 2014 - Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - Biomédico) - Em relação aos arquivos ocultos do Microsoft Windows 7, analise as assertivas abaixo:

I. O atalho de teclado Ctrl+O permite mostrar/esconder arquivos ocultos no Windows Explorer.
II. Arquivos ocultos ocupam menos espaço no disco rígido, pois, ao serem ocultados, são automaticamente compactados.
III. É possível escolher se o arquivo ficará oculto ou visível, alterando suas propriedades, que podem ser acessadas clicando com o botão direito do mouse no ícone do arquivo e clicando em Propriedades.

Quais estão corretas?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10312Ca
03

(IDHTEC - 2014 - Prefeitura de Tamandaré/PE - Biomédico) - Segundo normas da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitáriaa, um dos critérios para a interpretação do Western blot no diagnóstico da infecção por HIV é a amostra reagente com presençã de duas bandas dentre as, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q29112Ca
04

(IDHTEC - 2014 - Prefeitura de Tamandaré/PE - Biomédico) - Utilizado para Provas de Estirilização:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q29129Ca
05

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Floresta/PE - Biomédico) - Amostras de urina mantidas a temperatura ambiente por mais de 2 horas podem:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50027Ca
06

(MS Concursos - 2016 -  Prefeitura de Ouro Preto do Oeste/RO - Biomédico) - As lipoproteínas apresentam propriedades físicas e químicas que permitem diferenciações funcionais, de tamanhos, densidades de flutuações e mobilidade eletroforética. Sobre as lipoproteínas, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50000Ca
07

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Floresta/PE - Biomédico) - São anomalias leucocitárias hereditárias?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50017Ca
08

(CETREDE - 2016 - Prefeitura de Trairi/CE - Biomédico) - Assinale a alternativa CORRETA em relação aos exames bacteriológicos

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25264Ca
09

(FUNDATEC - 2014 - Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - Biomédico) - Avalie as afirmações sobre os Imunoensaios Enzimáticos:

I. Nos imunoensaios homogêneos, a atividade enzimática é alterada como parte da interação imunológica, não havendo a necessidade de separação dos reagentes marcados livres daqueles ligados.
II. Imunoensaio enzimático heterogêneo é utilizado para detecção de moléculas maiores, usando peroxidase e fosfatase alcalina como enzimas que podem ser conjugadas.
III. O teste ELISA (Enzyme-linked Immunosorbent Assay) é um imunoensaio homogêneo.
IV. O teste EMIT (Enzyme-multiplied Immunoassay Technique) é um imunoensaio heterogêneo. Quais estão corretas?

Quais estão corretas?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10334Ca
10

(FUNDATEC - 2014 - Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - Biomédico) - Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos métodos de diagnóstico adequados para as infecções bacterianas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10329Ca