Biblioteconomista

Prepare-se com questões de Biblioteconomista

01

(CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Itabaiana/SE - Biblioteconomista) - Assinale a alternativa, conforme a Norma Brasileira (NBR) 6023:2002 de Informação e Documentação – Referências – Elaboração, que apresenta a sequência correta de como deve ser apresentada as monografias no todo e os seus elementos essenciais:

Código da questão
Q48915Ca
02

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - As tecnologias de informação e comunicação trouxeram a informação digital e também o problema da preservação. A chamada preservação digital pode ser dividida em: física, lógica e intelectual.

A preservação digital

Código da questão
Q21580Ca
03

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere os dois agrupamentos abaixo referentes às formas da informação jurídica:

I. Doutrina.
II. Legislação.
III. Jurisprudência.

a. Confere ao direito uma dinâmica na interpretação da norma jurídica ao caso concreto, amoldando-o às necessidades do momento.

b. Gera modelos dogmáticos ou hermenêuticos, pois desempenha frequentemente uma posição de vanguarda, esclarecendo o significado dos modelos jurídicos correspondentes a fatos e valores, sendo utilizada como meio de auxílio e orientação.

c. Emana de autoridade competente, é difundida pelos meios oficiais de publicação, sendo dotada de generalidade, abstração, permanência, sanção, obrigatoriedade.

A correlação correta entre eles é:

Código da questão
Q21575Ca
04

(CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Itabaiana/SE - Biblioteconomista) - Assinale a alternativa que corresponde ao banco de dados internacional mantido pelo Institute for Scientific Information (ISI), que contém bases de dados de citação sobre a produção científica de jornais oficiais produzidos no mundo:

Código da questão
Q48917Ca
05

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Manoel Emílio de Carvalho exerceu por duas vezes a interventoria municipal. Diga-se de passagem, foi o maior prefeito de Lagarto, tendo em vista que

Código da questão
Q13892Ca
06

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere os dois agrupamentos abaixo referentes a sistemas de recuperação da informação:

I. Sistema push (empurrar; impulsionar).
II. Sistema pull (puxar, arrancar).

a. Busca em bases de dados.

b. Serviço de disseminação seletiva de informações.

c. Prestação de serviço via correio eletrônico.

d. Usuário tem ação pró-ativa.

A correlação correta entre eles é:

Código da questão
Q21572Ca
07

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - “Lambe-Sujos” era uma festividade que fazia parte da cultura local de Lagarto. Sobre essa festividade é correto afirmar que

Código da questão
Q13891Ca
08

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a conceitos utilizados na NBR 6029 − Apresentação de Livros e Folhetos, e suas definições:

I. Elementos textuais.
II. Mancha.
III. Posfácio.

a. Matéria informativa ou explicativa, posterior à conclusão do texto que, de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.

b. Área de grafismo de um leiaute ou página.

c. Parte do trabalho em que é exposta a matéria.

A correlação correta entre eles é:

Código da questão
Q21567Ca
09

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere as afirmativas abaixo, relacionadas ao ciclo de vida de um projeto:

I. Enquanto cada projeto tem um começo e um fim definidos, os elementos específicos e atividades que ocorrem entre esses dois pontos irão variar largamente com o projeto.

II. Os níveis de custo e recrutamento são altos no iní- cio do projeto, decrescem na medida em que o trabalho é executado e caem mais rapidamente quando o projeto se aproxima do seu fechamento.

III. A habilidade de influenciar as características finais dos produtos do projeto sem impactar significativamente seu custo é mais alta no começo do projeto e decresce na medida em que projeto progride em direção ao seu fechamento.

IV. Influências das partes interessadas, risco e incerteza são maiores no início do projeto.

Está correto o que se afirma APENAS em

Código da questão
Q21555Ca
10

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Segundo a NBR 10520,

Código da questão
Q21569Ca