Bibliotecário

Prepare-se com questões de Bibliotecário

01

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - A NBR 6029/2006 Informação e documentação — Livros e folhetos — Apresentação, estabelece os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o livro ou folheto.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a esse assunto.

( ) O índice é um elemento obrigatório e deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6034.

( ) Colofão é um elemento obrigatório. Localizado de preferência na última folha do miolo. Recomenda-se a indicação das especificações gráficas da publicação.

( ) Na capa devem ser impressos o(s) nome(s) do(s) autor(es), título; e subtítulo (se houver) da publicação, por extenso, e o nome da editora e/ou logomarca.

( ) Livro é uma publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN).

( ) Todas as páginas, a partir da falsa folha de rosto, inclusive as páginas capitulares, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração, toda em algarismos arábicos, deve aparecer a partir da segunda página após o sumário.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Código da questão
Q19435Ca
02

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - Sobre o Serviço de Referência, pode-se afirmar que

Código da questão
Q11324Ca
03

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - Cunha, Amaral e Dantas (2015) apresentam uma categorização de diferentes usuários. Entre muitos usuários está aquele que é a “pessoa, grupo ou entidade cujas atividades vinculam-se, direta ou indiretamente, ao atendimento da missão e dos objetivos estratégicos da organização ou comunidade na qual está inserida a unidade de informação e podem vir a ser utilizadores dos serviços e produtos dessa unidade”.

Assinale a alternativa que apresenta o nome deste tipo de usuário.

Código da questão
Q19432Ca
04

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - Cinco máquinas, todas de igual eficiência, funcionando 8 horas por dia, produzem 600 peças por dia. O número de peças que serão produzidas por 12 dessas máquinas, funcionando 10 horas por dia, durante 5 dias, será igual a

Código da questão
Q11290Ca
05

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - A afirmação de Felipe Elias, no segundo parágrafo, está corretamente reproduzida em:

Código da questão
Q11279Ca
06

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - Na classificação pela CDU, um assunto é representado por um símbolo retirado da tabela principal e o sistema oferece ainda tabelas de subdivisões auxiliares comuns que permitem limitar o assunto quanto a aspectos como

Código da questão
Q11317Ca
07

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - O documento a seguir tem como entrada do ponto de acesso principal para entidade coletiva:

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

PREÂMBULO

Nós, representantes do povo do Município de São Paulo, reunidos em Assembleia Constituinte, respeitando os preceitos da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgamos, sob a proteção de Deus, a presente Lei Orgânica, que constitui a Lei Fundamental do Município de São Paulo, com o objetivo de organizar o exercício do poder e fortalecer as instituições democráticas e os direitos da pessoa humana.

São Paulo, 4 de abril de 1990.

Observação: O presente texto incorpora as modificações introduzidas pela Emenda à Lei Orgânica no 1/90, aprovada em Sessão da Câmara Municipal de 05/04/90.

 

Código da questão
Q11319Ca
08

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - Mariana, Letícia e Rafaela organizaram os livros da biblioteca escolar. No total, elas catalogaram e etiquetaram 357 livros. Mariana trabalhou por 7 horas e vinte minutos; Letícia, que organizou 116 livros, trabalhou uma hora a menos que Rafaela. Para organizar cada livro, essas meninas utilizaram sempre o mesmo tempo, o que permite concluir que Rafaela trabalhou a mais que Mariana um tempo, em minutos, igual a

Código da questão
Q11294Ca
09

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - Deflagrada no fim de março e com origem em uma carta anônima entregue num envelope pardo, a Operação Zelotes da Polícia Federal investiga um grande esquema de corrupção.

(Folha de S.Paulo, 1o .04.15. Disponível em: . Adaptado)

A Operação Zelotes investiga

Código da questão
Q11300Ca
10

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - Para a recuperação da informação, o processo de referência é vital e envolve etapas decisórias na sequência lógica:

Código da questão
Q11323Ca

Concursos em sua
cidade