Auxiliar operacional

Prepare-se com questões de Auxiliar operacional

01

(UEM - 2017 - UEM - Auxiliar Operacional) - 

Comida: não deixe estragar

1 Para evitar o desperdício de alimentos ou uma possível contaminação que afetaria a sua saúde, é preciso colocar em prática atitudes que começam na hora da compra e se estendem à forma como você armazena e prepara em casa. Aprenda!

2 Restos de comida no lixo prejudicam o bolso e o meio ambiente. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogados fora por ano. No Brasil, cada habitante produz 1 kg de lixo por dia, sendo 58% deste orgânico.

3 Para acabar com o desperdício, é preciso adotar certas medidas. Entre elas, planejar as compras com listas adequadas ao número de moradores da casa, cozinhar a quantidade certa e guardar as sobras na geladeira ou no freezer - organizando tudo de maneira correta, a fim de aumentar a conservação e a durabilidade dos produtos, além de prevenir doenças devido ao consumo de comidas estragadas.

4 O bom senso é excelente conselheiro para saber se os alimentos se apresentam em bom estado: olhe, cheire e prove. Mas cuidado: algumas alterações estão fora do alcance dos sentidos. A contaminação microbiana é a mais conhecida e perigosa. Muitas vezes invisível, não tem cheiro, nem sabor. É causada por bactérias, bolores e outros microrganismos que se desenvolvem nos alimentos e podem originar doenças. Os principais culpados são Salmonella, Listeria e Campylobacter. Todos afetam o funcionamento do aparelho digestivo e podem provocar vômitos e diarreias, entre outros sintomas.

5 Quando os microrganismos, como o Clostridium botulinum e o estafilococos, produzem toxinas, podem surgir intoxicações alimentares com consequências mais graves: morte dos tecidos atingidos e paralisia dos músculos são exemplos. Porém vale destacar que nem sempre uma comida contaminada causa doenças: depende da quantidade de germes e da resistência da pessoa que está comendo.

6 Saiba, ainda, que as alterações físicas e químicas reduzem a qualidade do alimento: afetam o aspecto, a textura, o paladar e, às vezes, o valor nutritivo. Mas, em geral, não desencadeiam problemas de saúde. Essas alterações são provocadas, por exemplo, pela temperatura, pelo ar ou por enzimas, deixando, por exemplo, o mel cristalizado, a alface murcha ou a manteiga rançosa.

7 O bom é que essa degradação dos alimentos pode ser abreviada com boas práticas e temperaturas de conservação adequadas. Na cozinha, siga à risca as regras de higiene. Manipule os alimentos com as mãos e os utensílios limpos e não corte, por exemplo, o frango e os legumes sem lavar a faca, para evitar contaminação cruzada.

8 Cozinhe bem todos os pratos, para eliminar os microrganismos. As toxinas produzidas por alguns deles resistem ao calor e não há como eliminá-las. Caso a comida preparada sobre, espere esfriar e guarde na geladeira. Saiba que a temperatura sempre sobe quando colocamos novos alimentos dentro dela, mesmo que estejam à temperatura ambiente. Porém com comida quente a elevação é maior. Assim, além de pôr em risco a conservação do alimento, pode danificar o aparelho.

9 Na geladeira ou na despensa, uma boa dica é colocar os produtos com validade mais próxima na parte da frente. Dessa maneira, serão os primeiros a serem pegos na hora em que você quiser consumilos. Já o período de conservação depende do tipo de alimento. Em geral, os mais ácidos e secos resistem mais e, em muitos casos, não precisam de refrigeração. Os perecíveis - como carne, peixe, frutos do mar e bolos com recheio - devem ser guardados na geladeira e consumidos entre um e três dias. As sobras de refeições aguentam alguns dias, se forem bem cozidas e guardadas, no máximo a 4ºC.

Texto adaptado de Revista Proteste Saúde, número 61, março 2017, p. 10-12.

Em "Quando os microrganismos [...]." (quinto parágrafo), a palavra em destaque indica

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56998Ca
02

(UEM - 2015 - UEM - Auxiliar Operacional) - No trecho “Entretanto, na linguagem comum, um aditivo químico é aquele que foi sintetizado em laboratório.”, a conjunção em destaque tem o mesmo significado de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56243Ca
03

(UEM - 2017 - UEM - Auxiliar Operacional) - No aplicativo Word da Microsoft, por padrão, os comandos Alinhamento, Recuo e Espaçamento fazem parte da Caixa de Diálogo

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57013Ca
04

(FCC - 2020 - AL-AP - Auxiliar Legislativo - Auxiliar Operacional) - Atenção: A questão refere-se a Noções de Direito Administrativo e de Administração Pública.

Gerson, Governador de determinado Estado, fez constar na publicidade de determinada obra pública realizada durante o seu governo, seu nome e sua fotografia a fim de caracterizar sua promoção pessoal. Gerson

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q59137Ca
05

(CONRIO - 2013 - Prefeitura de Manduri/SP - Auxiliar operacional) - Sigla do índice usado na comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q47989Ca
06

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Maringá/PR - Auxiliar operacional) - Naquele tempo Nordestina era uma cidadezinha desse tamanhinho assim, da qual se dizia, eita lugarzinho sem futuro. Antônio ouviu dizer isso desde pequeno e deu por certo o fato. Para chegar a Nordestina tinha que se andar bem muito. É claro que ninguém fazia isso. O que a pessoa ia fazer num lugar que não tinha nada para fazer? Mas quem fazia o caminho inverso contava para os outros o quanto tinha andado e então se deduzia que se o caminho de saída era um, o caminho de chegada só podia ser o mesmo.

(Fragmento. FALCÃO, Adriana, A máquina, Rio de janeiro: Objetiva, 1999).

Destaque a alternativa em que a frase NÃO tem marcas da linguagem oral:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28200Ca
07

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Auxiliar Operacional ) - Um investidor aplica um capital C0 durante 6 meses e recebe um montante de R$ 1.300,00. Se ele aplicasse o mesmo capital C0 durante 10 meses recebería um montante de R$ 1.500,00.

O valor da taxa mensal, no sistema de juros simples, é de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56230Ca
08

(FCC - 2020 - AL-AP - Auxiliar Legislativo - Auxiliar Operacional) - Em conversa com seu grupo informal na Assembleia Legislativa, um servidor ouviu de um colega que “o modelo de gestão dessa instituição ainda se parece com o dos tempos de Taylor.” Nesse contexto, o fundamento básico da gestão da instituição enfatizava as

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q59341Ca
09

(UEM - 2017 - UEM - Auxiliar Operacional) - Nos editores de texto Word da Microsoft e Writer do LibreOffice/BrOffice a função Justificar

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57012Ca
10

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUMARC - 2014 - Prefeitura de Sete Lagoas/MG - Auxiliar operacional) - Na frase “Estas três ações já são um belo primeiro passo para começar a mudar o mundo!”, o termo destacado em negrito é um

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11336Ca