Arquivologista

Prepare-se com questões de Arquivologista

01

(SOCIESC - 2009 - Prefeitura de Joinville/SC - Arquivologista) - A classificação é uma operação técnica destinada a organizar a documentação do organismo produtor de arquivos considerando suas:

Código da questão
Q30148Ca
02

(NCE/UFRJ - 2002 - ELETROBRÁS - Arquivologista) - Considerando a teoria das três idades, a avaliação dos documentos de arquivo deve ser realizada no estágio:

Código da questão
Q30170Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - No trecho a seguir foram destacadas algumas preposições: “APÓS um acidente automobilístico, ele morreu DE mãos dadas COM a mulher no leito de hospital, EM Yowa, nos Estados Unidos.” Dado o contexto, em que foram utilizadas, analise, respectivamente, os sentidos corretos atribuídos a elas:

Código da questão
Q12425Ca
04

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - No âmbito da disciplina arquivística, são estabelecidas etapas para o efetivo gerenciamento dos documentos. O ciclo de vida dos documentos é tratado pela Teoria das Três Idades, cujo objetivo é:

Código da questão
Q12455Ca
05

(SOCIESC - 2009 - Prefeitura de Joinville/SC - Arquivologista) - Quanto ao gênero os documentos arquivísticos podem ser:

Código da questão
Q30134Ca
06

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - Assinale a alternativa correta de acordo com o enunciado. Na avaliação, o procedimento que permite, por meio de critérios específicos, selecionar documentos considerados representativos do conjunto a que pertencem, é denominado

Código da questão
Q20628Ca
07

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - Leia com atenção:

PROJETO DE LEI Nº 1.426/2008 EMENTA: CRIA A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL – APA – NA SERRA DOS MASCATES, SITUADANO MUNICÍPIO DE VALENÇA.

Art. 2º -Acriação destaAPAobjetiva:

I. preservar o conjunto geológico e biológico que compõe a região da Serra dos Mascates.
II. preservar espécies raras, endêmicas, e ameaçadas de extinção ou insuficientemente conhecidas da fauna e da flora nativa no seu habitat natural.
III. assegurar a preservação e a recuperação dos remanescentes da MataAtlântica local.

(disponível em http://alerjln1.alerj.rj.gov.br)

O projeto propõe a imediata proteção legal dos remanescentes florestais no município de Valença, reduzida por um longo processo de exploração e uso indevido da Mata Atlântica. Esse processo de degradação ambiental da Mata Atlântica em Valença, encontra-se corretamente justificado em:

Código da questão
Q12440Ca
08

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Abre-se a terceira idade documentos arquivísticos aos ___ ou___ anos (segundo legislação brasileira vigente no país, estado e municípios), contados a partir da data de produção do documento ou fim de sua tramitação.

Código da questão
Q20629Ca
09

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). As medidas a serem adotadas para manter os acervos sob controle de infestação de fungos são:

I. estabelecer política de controle ambiental, principalmente temperatura, umidade relativa e ar circulante, mantendo os índices o mais próximo possível do ideal e evitando oscilações acentuadas.

II. praticar a higienização tanto do local quanto dos documentos, com metodologia e técnicas adequadas.

III. instruir o usuário e os funcionários com relação ao manuseio dos documentos e regras de higiene do local.

Código da questão
Q20637Ca
10

(SOCIESC - 2009 - Prefeitura de Joinville/SC - Arquivologista) - Um conjunto de arquivos ao qual não se irão juntar mais documentos, como é o caso, de um personagem falecido. Este Fundo é denominado de:

Código da questão
Q30140Ca