Arquiteto

Prepare-se com questões de Arquiteto

01

(FUNTEF-PR - 2016 - Prefeitura de Arapoti/PR - Arquiteto) - Associe corretamente os elementos encontrados na construção civil com as respectivas informações.

I. Patamar
II. Contrapiso
III. Mezanino
IV. Emboço

( ) Piso intermediário que interliga dois pavimentos; piso superior que ocupa uma parte da construção e se volta para o nível inferior com o pé-direito duplo.

( ) Piso que separa os lances de uma escada.

( ) Sua função principal é fazer o nivelamento do chapisco, deixando a superfície mais lisa para receber, enfim, o reboco.

( ) É a camada, com cerca de 3 centímetros de espessura, de argamassa de cimento e areia, que nivela o piso antes da aplicação do revestimento.

Marque a alternativa que apresenta a sequência correta das respostas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q28828Ca
02

(INTELECTUS - 2012 - Prefeitura de Rio do Sul/SC - Arquiteto) - Assinale a alternativa em que a definição do uso do solo urbano conforme o Plano Direto de Rio do Sul está CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q49489Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Arquiteto) - As palavras que compõem o léxico da língua portuguesa recebem ou não acento de acordo com a tonicidade das suas sílabas, assim, as regras de acentuação da língua portuguesa são amplas e rígidas e estabelecem quais as palavras que serão ou não acentuadas. Sobre a acentuação gráfica, marque a opção correta a seguir:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18912Ca
04

(AOCP - 2015 - FUNDASUS de Uberlândia - Arquiteto) - De acordo com a norma brasileira (NBR 9050), em um projeto de arquitetura, a referência para manobra de uma cadeira de rodas, sem deslocamento, considerando o movimento de rotação de 360º, deve ser a projeção de um

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36508Ca
05

(FCC - 2009 - DPE/SP - Arquiteto) - De acordo com a Constituição Federal, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, EXCETO, entre outros casos, a de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8909Ca
06

(FCC - 2009 - DPE/SP - Arquiteto) - Cada etapa do processo de projeto resulta em um produto cujo conteúdo deve ser predefinido, para permitir a coordenação do processo e servir de base para criação de mecanismos de avaliação, verificação e controle. (MELHADO, Coord. e outros, 2005).

Sobre as etapas do processo de projeto e seus respectivos produtos, considere:

I. Desenvolvimento do Produto: Levantamentos de Dados Informações sobre o terreno, levantamento planialtimétrico, caracterização do solo, dados geoclimáticos, informações sobre o entorno (uso e ocupação do solo), levantamento da legislação.

II. Idealização do produto: Definições preliminares Definição dos objetivos do edifício, dos prazos e recursos disponíveis, dos parâmetros de projetos, das restrições técnicas, tecnológicas, legais, ambientais e econômicas.

III. Detalhamento: Projeto Legal É elaborado no caso de contratações para licitação ou concorrência pública. Fornece as soluções intermediárias para atender às necessidades de discussão das interfaces não resolvidas.

IV. Formalização: Anteprojeto Representação gráfica intermediária da solução adotada com especificações técnicas, incluindo tecnologia construtiva, pré-dimensionamento estrutural e de fundação, concepção de sistemas de instalações prediais e avaliações preliminares da qualidade do projeto e dos custos das obras.

V. Planejamento para a execução: Projeto as-built Simulação das alternativas técnicas e econômicas propostas, com o intuito de permitir a racionalização da produção ou adequar o projeto à cultura construtiva da construtora, favorecendo a gestão de custos e prazos do projeto.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8923Ca
07

(INTELECTUS - 2012 - Prefeitura de Rio do Sul/SC - Arquiteto) - Para circulações em um mesmo nível, segundo o Plano Diretor de Rio do Sul, é CORRETO afirmar que os corredores de utilização coletiva terão a seguinte dimensão mínima:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q49484Ca
08

(FUNTEF-PR - 2016 - Prefeitura de Arapoti/PR - Arquiteto) - Conforme norma atualizada NBR 9050:2015, as medidas necessárias para a manobra de cadeira de rodas sem deslocamento para rotação de 180º são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q28815Ca
09

(INTELECTUS - 2012 - Prefeitura de Rio do Sul/SC - Arquiteto) - A sigla COFINS significa:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q49478Ca
10

(FCC - 2009 - DPE/SP - Arquiteto) - Brasil e Bolívia, em dezembro deste ano, chegaram a um acordo para aumentar a receita boliviana com a exportação de gás natural. No início das negociações, os bolivianos exigiam um reajuste de US$ 4,20 para US$ 5 por milhão de BTU importado pelo Brasil. Porém, esse aumento era considerado, pelos negociadores brasileiros, pouco factível e sem base técnica e econômica. Contudo, a Bolívia queria de qualquer forma aumentar a receita com a exportação de gás.

(Adaptado de http://ueba.com.br/forum/index.php?showtopic=85030)

A solução encontrada pelos dois países foi

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8920Ca