Analista do Seguro Social

Prepare-se com questões de Analista do Seguro Social

01

(FUNRIO - 2009 - INSS - Analista do Seguro Social - Serviço Social) - Indique a ordem de prioridade correta no que se refere as pessoas encaminhadas para o Programa de Reabilitação Profissional:

I. o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário; o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição ou idade que, em atividade laborativa, tenha reduzida sua capacidade funcional em decorrência de doença ou acidente de qualquer natureza ou causa;

II. aposentado por invalidez; o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário não-previdenciário;

III. o segurado sem carência para auxílio doença previdenciário, portador de incapacidade civil; o dependente pensionista inválido; o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição que, em atividade laborativa tenha reduzida capacidade funcional em decorrência de acidente de qualquer natureza ou causa

IV. o dependente maior de 18 anos, portador de deficiência; as Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD, ainda que sem vínculo com a Previdência Social; o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário;

V. o segurado sem carência para auxílio doença previdenciário, portador de incapacidade; o dependente pensionista inválido; o dependente maior de 16 anos, portador de deficiência; as Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD, ainda que sem vínculo com a Previdência Social.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q7886Ca
02

(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Acerca do serviço social como profissão, julgue o item seguinte.

No Brasil, a institucionalização do serviço social como profissão foi provocada pela progressiva intervenção de entidades religiosas no processo de regulação social, quando as manifestações da questão social foram alçadas a objeto de políticas sociais.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54153Ca
03

(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Com fundamento no Estatuto do Idoso e no ECA, julgue o item subsequente.

O Poder Judiciário pode, de ofício, determinar medida de proteção ao idoso na hipótese de ação ou omissão estatal que viole direito que lhe seja reconhecido no Estatuto do Idoso.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54156Ca
04
Acerca de gestão de competências, julgue o item seguinte.

O desenvolvimento de competências desencadeia um processo de aprendizagem individual, cuja responsabilidade maior deve ser atribuída ao próprio indivíduo.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q568Ca
05

(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Julgue o item a seguir, relativos à questão social e ao serviço social na contemporaneidade.

Os movimentos sociais das classes subalternas expressam o desdobramento sociopolítico das contradições do sistema capitalista que se materializam na questão social.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54135Ca
06
Acerca da comunicação institucional e da segurança da informação, julgue o item seguinte.

A comunicação institucional visa conquistar a simpatia, credibilidade e confiança do público, obtendo, dessa forma, influência no âmbito político-social.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q546Ca
07

(FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - Lacombe; Heilborn (2003) mencionam três importantes autores de trabalhos na área e assim os apresentam:
I - Estudou os métodos de influência e as limitações da autoridade, concluindo ser preciso adequar a forma de exercício da autoridade ao grau de dependência do subordinado
II - Desenvolveu estudos relacionados a tipos de supervisão; lealdade aos colegas; liberdade de comunicação e sua percepção; correlação entre comunicação e produção; variáveis causais; intervenientes e finais; e sistemas de gestão empresarial.
III - Estudou como as pessoas evoluem de um estágio de imaturidade pessoal e profissional para a maturidade.


Quem foram, respectivamente, os autores desses estudos?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q7977Ca
08

(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - No que concerne à disciplina constitucional relativa à seguridade social, julgue o próximo item.

O serviço público deve-se orientar na estruturação da seguridade social pelos seguintes objetivos, entre outros: equidade na forma de participação no custeio e caráter democrático e descentralizado da administração.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54086Ca
09

(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Com fundamento no Estatuto do Idoso e no ECA, julgue o item subsequente.

Conforme o ECA, figura entre as atribuições do conselho tutelar promover a execução de suas decisões, podendo ele, para tanto, requisitar serviço público na área de previdência.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54141Ca
10

(FUNRIO - 2009 - INSS - Analista do Seguro Social - Serviço Social) - "O neoliberalismo, para ser implementado, prescinde de um Estado democrático" (Hayek, citado por Anderson, 1995). Essa assertiva se mostra verdadeira na medida em que se constata que a primeira experiência neoliberal do mundo ocorreu

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q7902Ca