Analista censitário / jornalismo

Prepare-se com questões de Analista censitário / jornalismo

01

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / jornalismo) - Diversas iniciativas de comunicação cidadã e mídia independente são viáveis economicamente hoje em razão das redes de contato feitas no ambiente digital, que permitem o uso de ferramentas coletivas como:

Código da questão
Q35564Ca
02

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / jornalismo) - As mídias sociais potencializaram a existência de grupos sociais fechados, chamados vulgarmente de “panelinhas”, que fortalecem os laços comuns, mas reduzem a abertura do grupo para novas ideias e informações. Esta abertura, que faz parte da exploração da rede por empresas, é facilitada por:

Código da questão
Q35574Ca
03

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / jornalismo) - A presidente de uma grande empresa do setor de petróleo e gás foi convidada por uma revista nacional a conceder uma entrevista exclusiva. A pauta estava centrada na tecnologia de prospecção de gás em grandes profundidades e poderia ajudar na consolidação da marca da empresa perante a opinião pública e os investidores. Contudo, no decorrer da entrevista, começaram a ser feitas perguntas que diziam respeito, única e exclusivamente, ao foro privado da presidente. A Assessoria de Imprensa interveio e interrompeu a entrevista, com o aval da entrevistada. Ao agir dessa maneira, a Assessoria:

Código da questão
Q35555Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / jornalismo) - O título dado ao texto:

Código da questão
Q35529Ca
05

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / jornalismo) - A produção de um programa radiofônico jornalístico precisa de músicas para a composição de vinhetas e demais trilhas. Um dos produtores sugeriu, então, que se levantasse por intermédio de pesquisa em sites especializados, quais eram as músicas mais tocadas nas rádios da cidade. A partir daí, seria organizada uma biblioteca de áudio com os arquivos a serem utilizados nas montagens de características, vinhetas, cortinas e BG, por exemplo. Entretanto, como não há qualquer verba disponível para pagamento de direitos autorais, recomenda-se:

Código da questão
Q35557Ca
06

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / jornalismo) - O conceito de jornalismo colaborativo tem sido bastante discutido atualmente por conta do grande número de blogs e websites alimentados por usuários não-jornalistas. A origem do jornalismo colaborativo remonta ao período da mídia:

Código da questão
Q35562Ca
07

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / jornalismo) - A frase abaixo que exemplifica uma incoerência é:

Código da questão
Q35530Ca
08

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / jornalismo) - A propaganda institucional difere das campanhas de assessoria de imprensa porque apresenta, comparativamente, como características:

Código da questão
Q35559Ca
09

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / jornalismo) - Determinado especialista foi convidado a redigir o editorial do jornal impresso que será publicado no dia seguinte. Levando em consideração o fato de ele não ser afeito à rotina das redações, algumas instruções foram dadas sobre as especificidades daquele texto jornalístico. Dentre as orientações do editor sobre os editoriais, destacam-se:

Código da questão
Q35550Ca
10

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / jornalismo) - A expressão em inglês news value, ou traduzindo para o português “valor-notícia”, enfeixa critérios de interesse tanto para o leitor como para o jornalista. Dessa maneira, alguns manuais de redação e estilo sugerem como guia para definição de notícia jornalística marcos como “atualidade”, “proximidade”, “interesse público”, “frequência”, dentre outros. Com relação aos valores de noticiabilidade dos acontecimentos hodiernos, tornase peremptório refletir sobre os critérios para a inscrição da factualidade na mídia, de modo a:

Código da questão
Q35551Ca