Analista censitário / ciências contábeis

Prepare-se com questões de Analista censitário / ciências contábeis

01

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) -  “Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. Um publicitário da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora”.

O texto pertence ao modo narrativo de organização discursiva, caracterizado pela evolução cronológica das ações. O segmento que comprova essa evolução é:

Código da questão
Q35434Ca
02

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Quanto à elaboração dos registros e à geração das informações contábeis, o contador deve ter em vista possibilitar a análise da situação patrimonial da entidade pública ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades.

Essa recomendação refere-se à seguinte característica do registro e da informação contábil no setor público:

Código da questão
Q35452Ca
03

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - As transações que provoquem efeitos de caráter econômico e financeiro no patrimônio da entidade pública devem ser avaliadas monetariamente e registradas pela contabilidade. Acerca do reconhecimento contábil dessas transações, é INCORRETO afirmar que:

Código da questão
Q35457Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - O título dado ao texto:

Código da questão
Q35432Ca
05

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não o seu resultado. Uma entidade deve reconhecer uma variação patrimonial quantitativa quando:

Código da questão
Q35468Ca
06

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Um ente público adquiriu um equipamento para uso em suas operações e pretende depreciá-lo pelo método das unidades produzidas. O equipamento foi adquirido em 31/05/2x15 ao custo de 360.000,00, com capacidade máxima de produção de 300.000 unidades. O valor residual do equipamento é considerado imaterial. A entidade pretende usar o equipamento por cinco anos. O ente começou a utilizar o equipamento em 01/07/2x15 e, até o final do ano, produziu 20.000 unidades.

Com base nas informações apresentadas, a despesa de depreciação ao final do exercício totalizou:

Código da questão
Q35471Ca
07

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Raíza e Diego resolvem disputar um jogo em que cada um deles lança uma moeda honesta de forma independente e simultânea. Ela será vencedora no caso de dois resultados iguais, e ele, de dois diferentes. As probabilidades de vitória dela e dele são, respectivamente, iguais a:

Código da questão
Q35446Ca
08

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) tem como objetivos evidenciar as alterações verificadas no patrimônio e indicar o resultado patrimonial do exercício, apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. Dos itens a seguir, o único que NÃO contribui positivamente para esse resultado é:

Código da questão
Q35473Ca
09

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - A frase em que a redundância está ausente é:

Código da questão
Q35441Ca
10

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Texto I

O orçamento de um determinado ente apresentou, em um dado exercício, uma receita prevista de R$ 280 milhões. Foram abertos créditos adicionais que totalizaram 10% da dotação inicial, sendo metade coberto com superávit financeiro e metade com anulação de dotações. Sabe-se ainda que 90% da despesa autorizada foi empenhada, das quais 85% foram liquidadas. Além disso, 10% da despesa foi inscrita em restos a pagar processados.

De acordo com os dados do Texto I, para inscrição de restos a pagar não processados, o valor da disponibilidade financeira não comprometida deve ser no mínimo de:

Código da questão
Q35465Ca

Concursos em sua
cidade