(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Em uma caixa há doze dúzias de laranjas, sobre as quais sabe-se que:
I - há pelo menos duas laranjas estragadas; II - dadas seis quaisquer dessas laranjas, há pelo menos duas não estragadas.
Sobre essas doze dúzias de laranjas, deduz-se que:
(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - A despesa orçamentária apresenta classificações específicas para gerar informações acerca da alocação dos recursos públicos. A classificação da despesa orçamentária que está estruturada em dois níveis hierárquicos é a:
(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - O contador de uma entidade está analisando um processo em que a entidade foi acionada judicialmente como ré e a assessoria jurídica avalia como provável a probabilidade de perda da ação, mas ainda não é possível fazer uma estimativa confiável do valor da obrigação. Essa situação caracteriza a existência de um(a):
Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - “Por favor, ajude-me. Sou cego”; reescrevendo as duas frases em uma só, de forma correta e respeitando-se o sentido original, a estrutura adequada é:
(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - A polissemia – possibilidade de uma palavra ter mais de um sentido – está presente em todas as frases abaixo, EXCETO em:
(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), considerando-se o escopo integral ou parcial. Das entidades a seguir, as que estão fora do campo de aplicação da CASP são:
(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Um dos requisitos técnicos comumente utilizados nas análises de prestação de contas são os indicadores de desempenho, que devem ter, entre suas características essenciais, a capacidade de refletir a ação monitorada. Essa característica é a:
(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não o seu resultado. Uma entidade deve reconhecer uma variação patrimonial quantitativa quando:
(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Um dos procedimentos relacionados ao controle interno referese à definição de alçadas, que são os limites determinados a um funcionário, quanto à possibilidade de aprovar valores ou assumir posições em nome da entidade.
Considerando a estrutura de controle interno, esse procedimento refere-se ao componente de:
(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), apresenta na Parte V os conceitos e modelos para elaboração das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público.
Uma das orientações gerais é que as informações do período corrente sejam apresentadas em conjunto com as do exercício anterior. O modelo que NÃO segue essa orientação é o do(a):