Analista censitário / agronomia

Prepare-se com questões de Analista censitário / agronomia

01

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - Os negócios internacionais envolvendo o pescado movimentam cerca de US$ 600 bilhões todos os anos, volume esse que torna os negócios com pescado sete vezes maiores que os de carne bovina e nove vezes maiores que os de carne de frango em nível mundial. Nesse cenário, é a aquicultura que apresenta melhores condições de aumentar a participação brasileira. O Brasil é hoje o 12º maior produtor mundial em aquicultura, porém, os 8.500 km de costa marítima e a maior reserva de água doce, entre outras características, colocam-nos em posição privilegiada para avançar muito nesse ranking. A meta do PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA AQUICULTURA BRASILEIRA - 2015/2020 é ficar entre os maiores produtores do mundo.

Neste contexto, considerando a produção da aquicultura continental (82,36%) e marinha (17,63%), a distribuição da produção aquícola por região brasileira, pela ordem, é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35431Ca
02

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - A olericultura é a arte ou ciência relacionada ao ensino, pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologias de produção intensiva de hortaliças que, apesar de se caracterizarem pelo cultivo em áreas menores em relação às grandes culturas, em alguns casos são exploradas de forma extensiva no Brasil, como por exemplo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35411Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - O título dado ao texto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35383Ca
04

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - Em uma caixa há doze dúzias de laranjas, sobre as quais sabe-se que:

I - há pelo menos duas laranjas estragadas;
II - dadas seis quaisquer dessas laranjas, há pelo menos duas não estragadas.

Sobre essas doze dúzias de laranjas, deduz-se que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35393Ca
05

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - Dos 40 funcionários de uma empresa, o mais novo tem 25 anos e o mais velho tem 37 anos. Considerando a idade de cada funcionário como um número inteiro de anos, conclui-se que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35394Ca
06

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - Sobre os amigos Marcos, Renato e Waldo, sabe-se que:

I - Se Waldo é flamenguista, então Marcos não é tricolor;
II - Se Renato não é vascaíno, então Marcos é tricolor;
III - Se Renato é vascaíno, então Waldo não é flamenguista.

Logo, deduz-se que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35396Ca
07

(FGV - 2017 - IBGE - Analista Censitário) - A probabilidade de um determinado aluno acertar cada uma das duas últimas questões de uma determinada prova é 70%.

Acertar ou errar cada uma das questões são eventos independentes

A probabilidade desse aluno errar as duas referidas questões:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53809Ca
08

(FGV - 2017 - IBGE - Analista Censitário) - Texto 1 – ENTREVISTA COM O FÍSICO HOWARD GELLER

O Brasil passou por um período de racionamento de energia em 2001. Isso pode se repetir? O que pode ser feito para evitar um novo racionamento?

O racionamento foi resultado da política de privatização e desregulamentação que não incentivou suficientemente a construção de novas usinas. O governo também não permitiu que o setor público investisse nessa área. Não planejou nem implementou uma política para o setor. O problema principal foi esse e não tinha uma carência de energia ou da capacidade de fornecê-la, embora o volume de chuvas tenha sido pequeno nos anos anteriores.

No futuro, o desafio será adotar uma política energética que estimule o fornecimento de energia, através de eletricidade ou de combustíveis, a um custo acessível para os consumidores e as empresas, protegendo inclusive o meio ambiente. É preciso levar em conta questões econômicas e sociais. No Brasil, há pelo menos 20 milhões de pessoas que vivem em áreas rurais das regiões Norte e Nordeste, sem acesso à eletricidade. Uma boa política expandiria o fornecimento para essa população. (Ciência Hoje, maio de 2004 - adaptado)

“...embora o volume de chuvas tenha sido pequeno nos anos anteriores”.

Esse segmento do texto 1 mostra o seguinte valor:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53801Ca
09

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - A frase abaixo que exemplifica uma incoerência é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35384Ca
10

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - Na propagação vegetativa de plantas por estaquia, o uso de fitorreguladores químicos, de natureza exógena, ainda é incipiente para diversas culturas, apesar de a experimentação indicar resultados promissores em alguns casos. Muitas vezes os produtos comerciais, já formulados, não contemplam as indicações propostas pela pesquisa experimental, ou a própria experimentação precisa ser desenvolvida junto a cada unidade produtora, levando em consideração as plantas matrizes disponíveis e o próprio ambiente de produção.

Nesses casos, o técnico responsável precisa formular ou orientar a formulação da solução ou dispersão a ser utilizada na propriedade. Considerando o princípio ativo de ácido indolbutíricobb (AIB), comercial, com elevado grau de pureza, é correto afirmar que, para preparar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35412Ca