Agente penitenciário

Prepare-se com questões de Agente penitenciário

01

(CESPE - 2015 - DEPEN - Agente Penitenciário) - No que se refere às características básicas das organizações modernas, julgue o item a seguir.


A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente e torna-se maior à medida que um funcionário ascende em uma estrutura organizacional.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q51674Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
02

( FCC - 2018 - IAPEN-AP - Agente Penitenciário) - A solidão é distinta do simples fato de se estar sem uma pessoa por perto; da mesma forma, estar acompanhado não é a garantia de eliminá-la. Nos grandes centros urbanos, estamos cercados por milhões de pessoas. Seria aceitável pensar que os solitários eram as antigas pessoas do campo, separadas por quilômetros de um aglomerado.

Podemos dizer o contrário hoje: nas grandes cidades, o mal da solidão é ainda mais devastador. Concentração demográfica, sim, porém com esvaziamento de laços pessoais e significativos. Grandes condomínios que acumulam histórias paralelas que nunca se encontram. Vizinhos que trocam cumprimentos formais nas áreas comuns, mas sabem que não podem contar com ninguém. Pessoas que não criam vínculos afetivos que tornem a existência mais interessante.

A solidão sempre deixa um gosto melancólico sobre a experiência da vida. Não estamos falando da doença chamada depressão, em que uma pessoa, contra a vontade, vai perdendo vínculos com o mundo. Estamos falando de algo que não é uma doença psíquica. A solidão é um problema contemporâneo. Isolamento social não é apenas uma situação atípica: transformou-se em verdadeira epidemia.

(Adaptado de: KARNAL, Leandro. O dilema do porco-espinho. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018, edição digital.)

Depreende-se do texto que a solidão

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q55093Ca
03

(FEPESE - 2013 - SJC-SC - Agente Penitenciário) - Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei Complementar Estadual n° 472/2009 – Plano de Carreira e Vencimentos do Grupo Segurança Pública – Sistema Prisional da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54678Ca
04

(INSTITUTO AOCP - 2017 - SEJUS - CE - Agente Penitenciário) - Durante o exercício da função, um agente penitenciário se depara com dois presos com exigências peculiares em relação à alimentação. O primeiro, por questões religiosas, não ingere proteína animal e o segundo, por prescrição médica, não pode consumir leite e derivados. Acerca dessa situação hipotética e tendo em vista as garantias à pessoa em privação de liberdade, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q51484Ca
Organizadora
Instituto AOCP
05

(CESPE - 2015 - DEPEN - Agente Penitenciário) - Julgue o item subsecutivo, relativo à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) (Portaria MJ/MS n.º 1/2014).


Promover a cidadania e a inclusão das pessoas privadas de liberdade, por meio da articulação com os diversos setores de desenvolvimento social, como educação, trabalho e segurança, é uma das diretrizes da PNAISP.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q51652Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
06

(IBADE - 2017 - SEJUDH - MT  -  Agente Penitenciário) - A construção de cenários é uma medida fundamental para a construção da estratégia da organização. Analise as afirmativas a seguir, relativas ao diagnóstico estratégico externo.

I. Quanto mais o ambiente se torna mutável e turbulento e a organização muda e inova, menos são efetivas as contribuições dos cenários para o processo decisório estratégico da organização.

II. Os cenários são construídos para apoiar a tomada de decisões e a escolha de opções com a intenção de torná-las viáveis no futuro.

III. A construção de cenários é uma metodologia para ordenar a percepção sobre ambientes alternativos futuros nos quais as decisões de hoje deverão ser substituídas e terão o seu efeito descontinuado.

Está correto o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q51154Ca
Organizadora
IBADE
07

(INSTITUTO AOCP - 2017 - SEJUS - CE - Agente Penitenciário) - Assinale a alternativa correta a respeito do crime e seus substratos (fato típico, ilícito e culpável), nos termos dos artigos 13 a 25, do Código Penal.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q51475Ca
Organizadora
Instituto AOCP
08

(IDECAN - 2017 - SEJUC-RN - Agente Penitenciário) - Considerando os tipos penais descritos no Estatuto do Desarmamento – Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, assinale a alternativa que contenha uma descrição típica INCORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q53996Ca
09

(CESPE - 2015 - DEPEN - Agente Penitenciário) - A Constituição Federal de 1988 (CF) simboliza, sob o ponto de vista jurídico-político, a consumação do processo de reconstrução democrática do Brasil. Direitos humanos e direitos fundamentais nela foram inscritos com tal vigor que lhe renderam a denominação de Constituição Cidadã. É nessa perspectiva de fortalecimento do espírito de cidadania que se devem situar programas, instituições e organismos como o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH–3), a PNPS, o SNPS, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e o Conselho Penitenciário.

De acordo com os dispositivos constitucionais que abordam os direitos humanos e os direitos fundamentais, e considerando os objetivos e as diretrizes dos programas e órgãos acima mencionados, julgue o item subsequente.
Entre outras, assegura-se aos presos a garantia do respeito à sua integridade moral.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q51639Ca
Organizadora
Cespe/Cebraspe
10

(FUNCAB - 2016 - SEGEP-MA - Agente Penitenciário) - Um tipo de mídia de backup atualmente utilizada que permite gravação de 25 a 50 GB de dados, sendo que só possibilita uma gravação por vez, é conhecido pelo acrônimo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q51218Ca
Organizadora
FUNCAB