Agente de combate às endemias

Prepare-se com questões de Agente de combate às endemias

01

(SERCTAM - 2016 - Prefeitura de Quixadá/CE - Agente de combate às endemias) - Com relação ao Município de Quixadá, segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, marque a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30460Ca
02

(VUNESP - 2019 - Prefeitura de Valinhos - SP - Agente de Endemias) - O time de futebol paraense Paysandu anunciou a criação do projeto Alegria do Povo, o qual, em parceria com o curso de serviço social da Universidade da Amazônia (Unama), selecionou torcedores para um programa de concessão de entradas gratuitas em jogos do clube.

Do outro lado, o também paraense Remo não ficou atrás. Em dezembro de 2018, a agremiação azulina reformulou seu plano de sócio-torcedor e incluiu a categoria Ouro Social, destinada a beneficiários de programas sociais como o Bolsa- -Família. Em apenas um mês, as 600 vagas da modalidade foram esgotadas. Nela, os torcedores pagam mensalidade de 30 reais e têm acesso garantido a todos os jogos. “Fizemos questão de não colocar nenhuma distinção na carteirinha de sócio”, conta o presidente Fábio Bentes. “Para cumprir nosso papel social é fundamental mostrar que todo torcedor tem importância.”

Na contramão dos clubes do eixo Sul-Sudeste, o preço do ingresso praticado pela dupla “Repa”, como é conhecido o clássico paraense, ainda se encaixa no orçamento de boa parcela de seus torcedores. Enquanto o Corinthians, terceira bilheteria mais cara do país, cobra em média 50 reais na Arena, Remo e Paysandu se mantêm estáveis na casa dos 20 reais.

“Quando jogamos contra times de outros estados, nosso trunfo é o apoio maciço do torcedor”, afirma Bentes. “Vamos provar que aproximá-lo do clube, não importa de onde venha, vale a pena.”

(Breiller Pires. A receita dos times do Pará para se reconectar ao povo e encher os estádios. https://brasil.elpais.com, 05.05.2019. Adaptado)

Os vocábulos distinção e fundamental, em destaque no 2° parágrafo, apresentam, respectivamente, como sinônimo e antônimo no contexto em que se encontram:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q55885Ca
03

(IDIB - 2016 - Prefeitura de Novo Gama - GO - Agente de Endemias) - A palavra “atualmente” é formada por:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q55912Ca
04

(SERCTAM - 2016 - Prefeitura de Quixadá/CE - Agente de combate às endemias) - O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

I. A Conferência de Saúde.
II. O Conselho de Saúde.
III. A Comissão Intergestora Regional.
IV. A Comissão Intergestores Bibartite.

Está correto afirmar em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30488Ca
05

(OBJETIVA - 2016 - Prefeitura de Erechim/RS - Agente de combate às endemias) - Considerando-se as unidades de medida, analisar os itens abaixo:

I - O tanque de combustível de determinado caminhão tem capacidade máxima de 20.000 litros, ou seja, o equivalente a 2.000 hectolitros.

II - A carreta de determinado caminhão possui 6 metros de comprimento, ou seja, o equivalente a 0,006km.

III - A carreta de determinado caminhão possui capacidade máxima de 3.000kg, ou seja, o equivalente a 3.000.000 gramas.

Estão CORRETOS:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q18830Ca
06

(Serctam - 2016 - Prefeitura de Quixadá - CE - Agente de Combate às Endemias) - 

A vida na aldeia: uma lição dos índios

O que mais chama a atenção na forma de vida dos índios é a existência de uma igualdade entre eles muito maior do que em nossa sociedade. Numa comunidade indígena, todos podem usar a terra em função da relação de parentesco entre eles. Ninguém passa fome por não ter onde plantar, caçar, pescar; Não há patrões e empregados: nem ricos, nem pobres.

A terra pertence à comunidade. Isso não quer dizer que a propriedade seja coletiva ou que todos trabalhem juntos. Embora a terra seja da comunidade, o que cada indivíduo ou cada grupo de parentes possui é bem definido. Cada índio ou grupo de parentes tem a própria roça e não deve roubar a plantação dos outros. Há muita troca de trabalho; é comum que um homem ajude um parente na roça durante alguns dias, para mais adiante receber a retribuição. Existe também a obrigação de trocar presentes.

Enfim, não existe a preocupação em acumular, como em nossa sociedade. Tudo o que os índios produzem serve para usarem, darem, para poderem ser generosos uns com os outros: para eles, isso significa ser rico, generoso.

Fernando Portela e Betty Minolin.

A questão do Índio. São Paulo, Ática, 1989.

De acordo com o texto acima, responda a questão:

O que mais chama atenção dos autores na sociedade indígena?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57908Ca
07

(VUNESP - 2019 - Prefeitura de Valinhos - SP - Agente de Endemias) - Luís e Rui organizaram, juntos, 135 processos. Sabendo que o número de processos organizados por Luís foi igual a 4/5 do número de processos organizados por Rui, então, o número de processos organizados por Luís foi

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q55888Ca
08

(IDIB - 2016 - Prefeitura de Novo Gama - GO - Agente de Endemias) - Conforme o texto, a importância fundamental do reaproveitamento da água se justifica:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q55919Ca
09

(CONSULPAM - 2016 - Prefeitura de Groaíras/CE - Agente de combate às endemias) - As situações de risco são aquelas em que uma pessoa ou grupo de pessoas “corre perigo”, isto é ter maior possibilidade ou chance de adoecer ou até morrer. Assinale qual das seguintes situações constitui situação de risco:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q35829Ca
10

(CONSULPAM - 2016 - Prefeitura de Groaíras/CE - Agente de combate às endemias) - As metazoonoses se dividem em quatro tipos em dependência dos hospedeiros necessários para a formação da cadeia de transmissão. Assinale o enunciado ERRADO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q35821Ca