Agente comunitário de saúde

Prepare-se com questões de Agente comunitário de saúde

01

(CONSULPAM - 2019 - Prefeitura de Resende - RJ - Agente Comunitário de Saúde) - As maiores cidades do Brasil têm um problema em comum, além da violência e do desemprego: os congestionamentos diários. Nos últimos dez anos, a frota de veículos do país passou de 30 milhões para 50 milhões.


Tendo por base a questão anterior: Supondo que o acréscimo tenha sido de veículos contendo 4 pneus (sem considerar o estepe) e de veículos contendo 2 pneus, em quantidades iguais, quantos pneus tivemos de acréscimo nas cidades brasileiras?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q55361Ca
02

( VUNESP - Agente Comunitário de Saúde (Pref SJRP)/2014) - Leia o texto para responder questão.

Como um ácido que corrói

Em muitas empresas, há um grupo de profissionais da maledicência e da fofoca, especialistas em distorcer os fatos e passar mentiras por verdades. Ninguém escapa. Alguns resistem, ficando indiferentes, apáticos, outros aderem. E há os que são devastados em suas privacidades e detonados em suas imagens e autoestima, sem direito à defesa ou a explicações, apunhalados pelas costas até por pessoas que consideravam íntimas e amigas.

Essa é uma das distorções de comportamento mais antigas e poderosas que existem. Já derrubou impérios, culturas e pessoas que poderiam ter feito mais pela humanidade do que lhes foi possível. É um desvio de conduta que, como um ácido, corrói as relações e entrava o fluxo do bem. Quando o ser humano não se transforma para melhor, é porque está reforçando o que tem de pior. É como um tiro no pé, pois quem é autor hoje poderá ser vítima amanhã.

A maledicência, ação ou ato de falar mal dos outros, é uma atitude condenável, pois sua ação multiplica-se quando é feita em público ou através dos meios de comunicação, não havendo mais controle. Infelizmente, é utilizada como arma por muitas pessoas para destruir vidas e, até mesmo, bons trabalhos.

Não há agrupamento humano livre da maledicência, que pode estar presente até em instituições inspiradas em ideais religiosos a serviço do bem. Geralmente, o maledicente não percebe que seu vício gera um clima de autodestruição, pois incomoda-lhe o brilho das outras pessoas. Muitos evitam a amizade dos maledicentes, receosos de que suas deficiências sejam expostas.

Do mesmo modo que existe um tipo de julgamento feito para prejudicar e afastar pessoas, existe, por outro lado, o oposto, falar bem, edificando, transformando, reaproximando e retendo o que é bom. Certamente essa escolha tornaria a vida de todos mais edificante.

(Revista Cidade Nova. jun. 2014. Adaptado)

Conforme o texto, os profissionais da maledicência

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q55486Ca
03

(COPESE - 2016 - Prefeitura de Timon/MA - Agente comunitário de saúde) - A saúde bucal também é uma responsabilidade do ACS. É preciso conhecer as alterações mais frequentes que acometem as crianças. Sobre o conceito a seguir, pode-se dizer que se trata de:

"é uma inflamação localizada na gengiva devido ao surgimento dos primeiros dentes de leite. O bebê pode sentir dor, febre e recusa à alimentação. Deve-se orientar a mãe e familiares que essa situação é comum e que o bebê pode ficar irritado, mais choroso e precisar de mais carinho e atenção".

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q31290Ca
04

(PL CONSULTORIA - 2011 - Pref. Itá/SC) Algumas siglas são corriqueiramente utilizadas dentro do Sistema Único de Saúde. Deste modo seu significado é importante para o profissional que trabalha neste. Assinale a alternativa INCORRETA:A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q5502Ca
05

(PL CONSULTORIA - 2011 - Pref. Itá/SC) Para receberem os recursos para a cobertura das ações e serviços de saúde os Municípios, os
Estados e o Distrito Federal deverão contar com alguns critérios. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO é um desses critérios:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q5477Ca
06

(CEPP - 2017 - Prefeitura de Santa Bárbara/MG - Agente comunitário de saúde) - Em conformidade com o Sistema Único de Saúde – SUS –, assinalar a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q35805Ca
07

(CETREDE - 2015 - Prefeitura de Paracuru - CE - Agente Comunitário de Saúde) - De acordo com o Ministério da Saúde, as visitas domiciliares durante a gestação deverão ser realizadas, na frequência possível, para cada localidade pelos agentes comunitários preferencialmente, no mínimo, quantas vezes por gestação?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56168Ca
08

(CETREDE - 2015 - Prefeitura de Paracuru - CE - Agente Comunitário de Saúde) - É a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas à prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e ao ambiente. Essa afirmativa se refere ao conceito de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56164Ca
09

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Queimadas/PB - Agente Comunitário de Saúde) - O acompanhamento de crianças é uma etapa fundamental e prioritária do trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS), que acompanhará todas as crianças de sua área de atuação, desenvolvendo ações de prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde. Entre as ações de prevenção de doenças e promoção à saúde pode-se citar, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8654Ca
10

(FUNADEPI- 2010 - Pref. Cocal/PI) Doença popularmente conhecida como “buraco” ou “cavalo”, surge em forma de feridas com pus, num período de três a cinco dias após o contato sexual, e é mais freqüente no sexo masculino:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q4736Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »