Agente comunitário de saúde

Prepare-se com questões de Agente comunitário de saúde

01

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNDATEC - 2016 - Prefeitura de Nova Alvorada/RS - Agente comunitário de saúde) - Se a forma verbal sublinhada na frase “nutrientes de que as plantas precisam para crescer fortes e saudáveis” (l. 15) fosse flexionada no pretérito perfeito do modo indicativo, assumiria a forma:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18241Ca
02

(Pró Municipio - 2011 - Prefeitura de Tabuleiro do Norte/CE) Assinale a alternativa incorreta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q2298Ca
03

(OBJETIVA - 2015 - Venâncio Aires - RS - Agente Comunitário de Saúde) - De acordo com a Lei nº 10.741/03, é instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q56046Ca
04

(METTA- 2012 - Pref. Pocinhos/PB) Considerando a importância dos fungos e sua utilização pelo homem, julgue os itens a seguir em V ou F:

I. Algumas espécies de fungos são importantes alimentos. Certas espécies de cogumelos, como o champignon, o shiimeji e o shiitake são muito apreciados na culinária.
II. São organismos procariontes que se alimentam por difusão de nutrientes no meio onde vivem.
III. Apenas uma pequena parte das espécies de fungos são decompositoras de matéria orgânica.

É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q5856Ca
05

(IDECAN - 2012 - Pref. São Geraldo/MG) Através da visita domiciliar, é possível:
I. Saber quais são os principais problemas de saúde das pessoas.
II. Descobrir quais são as condições de moradia, de trabalho, os hábitos, as crenças, os costumes e os valores.
III. Ensinar às pessoas, práticas simples de saúde e a seguirem a prescrição correta no uso de remédios.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q4682Ca
06

(CESTARI - 2010 - Pref. Lençóis Paulista/SP) Acerca do Programa Saúde da Família (PSF), marque a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q4994Ca
07

(FAFIPA - 2014 - Prefeitura de Maria Helena - PR - Agente Comunitário de Saúde) - Uma bicicleta que custa R$360,00 foi vendida em 06 prestações de mesmo valor. O valor de cada prestação é de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q56210Ca
08

(UPA - 2011 - Prefeitura de Cedro/PE) A Unidade de Saúde da Família (USF) deve configurar-se em primeiro contato do usuário como sistema de saúde. Deve organizar-se de modo a atender aos princípios e diretrizes do SUS. Assinale a alternativa que demonstra os princípios relacionados:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q2357Ca
09

(COPESE - 2016 - Prefeitura de Timon - MA - Agente Comunitário de Saúde) - A AIDS na adolescência

A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

No trecho “A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que ‘todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem’.” (4º§), o termo destacado expressa ideia de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q55627Ca
10

(VUNESP - 2018 - Prefeitura de Buritizal - SP - Agente Comunitário de Saúde) - Leia o texto para responder a questão.

Sons que confortam

Eram quatro da manhã quando seu pai sofreu um colapso cardíaco. Só estavam os três na casa: o pai, a mãe e ele, um garoto de 13 anos. Chamaram o médico da família. E aguardaram. E aguardaram. E aguardaram. Até que o garoto escutou um barulho lá fora. É ele que conta, hoje, adulto: Nunca na vida ouvira um som mais lindo, mais calmante, do que os pneus daquele carro amassando as folhas de outono empilhadas junto ao meio-fio.
Inesquecível, para o menino, foi ouvir o som do carro do médico se aproximando, o homem que salvaria seu pai. Na mesma hora em que li esse relato, imaginei um sem-número de sons que nos confortam. A começar pelo choro na sala de parto. Seu filho nasceu. E o mais aliviante para pais que possuem adolescentes baladeiros: o barulho da chave abrindo a fechadura da porta. Seu filho voltou.
Deixando a categoria dos sons magnânimos para a dos sons cotidianos: a voz no alto-falante do aeroporto dizendo que a aeronave já se encontra em solo e o embarque será feito dentro de poucos minutos.
O telefone tocando exatamente no horário que se espera, conforme o combinado. Até a musiquinha que antecede a chamada a cobrar pode ser bem-vinda, se for grande a ansiedade para se falar com alguém distante.
O barulho da chuva forte no meio da madrugada, quando você está no quentinho da sua cama.
Uma conversa em outro idioma na mesa ao lado da sua, provocando a falsa sensação de que você está viajando, de férias em algum lugar estrangeiro. E estando em algum lugar estrangeiro, ouvir o seu idioma natal sendo falado por alguém que passou, fazendo você lembrar que o mundo não é tão vasto assim.
O toque do interfone quando se aguarda ansiosamente a chegada do namorado. Ou mesmo a chegada da pizza. O aviso sonoro de que entrou um torpedo no seu celular. A sirene da fábrica anunciando o fim de mais um dia de trabalho. O sinal da hora do recreio. A música que você mais gosta tocando no rádio do carro. Aumente o volume. O primeiro eu te amo dito por quem você também começou a amar. E o mais raro de todos: o silêncio absoluto.
(Martha Medeiros. Felicidade Crônica.Porto Alegre: L&PM, 2014)
Para a autora, o sentimento de ansiedade causado pela distância é traduzido pelo som

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54785Ca