Agente censitário supervisor

Prepare-se com questões de Agente censitário supervisor

01

(CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente censitário supervisor) - Ao abrir um documento no Word 2007, em sua configuração-padrão, uma série de linhas onduladas verdes e vermelhas, que não fazem parte da formatação do texto definida pelo usuário, foram apresentadas automaticamente pelo Word embaixo de algumas palavras e trechos do texto. As linhas onduladas vermelhas indicam

Código da questão
Q35216Ca
02

(CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente censitário supervisor) - O envolvimento dos colaboradores no projeto Censo do IBGE contempla os aspectos apresentados abaixo, EXCETO um. Assinale-o.

Código da questão
Q35205Ca
03

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - No território brasileiro, as estruturas e as formações rochosas são dominantemente antigas, mas as formas do relevo são mais recentes. De forma simplificada, as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos do relevo encontrados no Brasil e na América do Sul são os crátons ou plataformas, os cinturões orogênicos, as grandes bacias sedimentares paleomesozoicas e as bacias sedimentares cenozoicas. A respeito da estrutura geológica e das formas de relevo no Brasil, segundo a classificação de Jurandyr Ross, assinale a opção correta.

Código da questão
Q61522Ca
04

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - Definido como uma persistente banda de nebulosidade, esse é o principal sistema meteorológico de grande escala responsável pelo regime de chuvas sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste durante os meses de primavera e verão. O sistema meteorológico de que trata essa afirmação é o(a)

Código da questão
Q61523Ca
05

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - Este artigo questiona a informação histórica de que o Brasil se insere na modernidade-mundo, o chamado “mundo moderno”, através da realização da Semana de Arte Moderna de 1922. Tal inserção se daria, na verdade, pela construção do samba moderno a partir da ótica artística de Pixinguinha (1897-1973), em especial pela sua excursão com os Oito Batutas pela França, em 1921, patrocinada pelo multimilionário Arnaldo Guinle (1884-1963), apesar das críticas negativas de cunho racista dos cadernos culturais da época. O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca, que funcionava como acesso das populações pobres e marginalizadas da cidade ao que de mais moderno ocorria no mundo, de maneiras inimaginadas pelas elites da época, com impactos ainda não devidamente situados e valorizados em suas importâncias e significados para a cultura brasileira. Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha. Pixinguinha e seus oito Batutas subvertem a ordem racista da elite brasileira da época conquistando –– literalmente –– a cidade luz, estabelecendo novos parâmetros culturais e de modernidade para os próprios europeus. No entanto, mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus. Cada apresentação era uma demonstração ao mundo de uma nova forma de música urbana, articulada e desenvolvida, com estrutura rítmica e harmoniosa de alta sofisticação. Não é por acaso que as gravações e partituras desse período em Paris tornaram-se referenciais para o cenário musical francês e para o mundo do jazz norte-americano, como ficaria comprovado pela admiração confessa de Louis Armstrong (1901-1971) por Pixinguinha ou pela regravação de Tico-Tico no fubá por Charlie Parker (1920-1955), no álbum La Paloma, em 1954.

No trecho “Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca”, a partícula “se” classifica-se como

Código da questão
Q61509Ca
06

(CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente censitário supervisor) - Através da URL www.youtube.com em um navegador da Internet temos acesso a um(a)

Código da questão
Q35212Ca
07

(CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente censitário supervisor) - Antigamente as organizações eram inspiradas no modelo militar, centralizado em suas decisões e autoridade. Hoje, toda organização deve funcionar como um sistema integrado, com todas as suas partes se relacionando, e sua estrutura sendo reajustada quando necessário.

CHIAVENATO. Administração dos Novos Tempos, 2000. (Adaptado)

Do ponto de vista tradicional, a autoridade

Código da questão
Q35200Ca
08

(CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente censitário supervisor) - Todos os dias, Marli acorda sua filha Ana. Paulo, o marido de Marli, nunca acorda depois de Ana. Célia é irmã de Ana e sempre acorda antes de Paulo. Hoje, ao acordar, Marli notou que Paulo já estava de pé. Logo, a

Código da questão
Q35183Ca
09

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - Os modos de obtenção da malha de linhas, sobre a qual os mapas são desenhados, são os mais diversos, cada qual gerando certas distorções e evitando outras. A cartografia busca solucionar esse problema com base no estudo das projeções cartográficas. A respeito das projeções conformes, assinale a opção correta.

Código da questão
Q61518Ca
10

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - Considere duas cidades A e B em um mapa cuja escala é 1:200.000. Se a distância entre essas duas cidades no mapa, medida com uma régua, for de 9 cm, então a distância real, em km, entre essas duas cidades será de

Código da questão
Q61517Ca