Agente administrativo

Prepare-se com questões de Agente administrativo

01

(EDUCA - 2016 - Prefeitura de Matureia/PB - Agente administrativo) - Segundo o Manual de Redação da Presidência da Republica, são princípios fundamentais da administração pública que norteiam a atos e comunicações oficiais:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35248Ca
02

(IESES - 2019 - Prefeitura de São José - SC - Agente Administrativo) - É um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos. Os ______________ servem como um meio de transmitir uma informação para funcionários de um mesmo local de maneira rápida e menos burocrática.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q55575Ca
03

(Idecan - 2012 - Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG)  A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívida consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em restos a pagar. Para tanto, deverá ser adotado o Sistema de Planejamento Integrado, que é composto pelos seguintes instrumentos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q2134Ca
04

(IBFC - 2019 - SESACRE - Agente Administrativo) - De acordo com o texto e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Leia com atenção um trecho de uma reportagem sobre “Mães solo” para responder à questão a seguir. (Adaptado)

É muito comum escutarmos por aí as pessoas utilizando a expressão “mãe solteira” para se referir àquelas mulheres que criam sozinhas os seus filhos. E por que não é adequado utilizarmos essa expressão?

O termo “mãe solo” surgiu como uma forma de dar enfoque ao compromisso assumido pela mãe em se responsabilizar pelos cuidados da criança por ela gerada ou adotada. Mas é importante entendermos a maternidade como algo muito complexo, que se dá para além do estado civil da mulher.

Se o pai não divide a criação com a mãe igualitariamente, 50 a 50% do tempo, ela ainda será considerada uma mãe solo – mesmo que ele coloque seu nome na certidão do filho(a), pague a pensão que deve e veja a criança algumas vezes durante a semana. (...) Infelizmente ainda existe uma cultura que viabiliza esse comportamento masculino de isenção perante a paternidade, mas o contrário parece impensável para as mulheres,que ainda são alvo de críticas, caso não cumpram suas funções maternas de maneira esperada.

Segundo dados colhidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2005, 10,5 milhões de famílias já eram compostas por mulheres sem cônjuge e com filhos,sendo elas as principais responsáveis pela criação dos mesmos. Nos últimos 10 anos, o número de “mães solo” no Brasil aumentou em mais de um milhão. Ao mesmo tempo, a taxa de fecundidade caiu de 2,38 filhos por mulher para 1,9, em 2010. Esse decréscimo está ligado ao aumento da escolaridade feminina, que teve sua presença intensificada tanto no ensino médio como nas universidades, superando os números masculinos neste mesmo processo.

A partir da leitura e interpretação do texto, assinale a alternativa incorreta.

“Até hoje o micro _____. É a impressora _____ proposta urgente.”

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q55580Ca
05

( CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo) - Acerca do controle da administração, julgue o item que se segue.

No exercício da fiscalização administrativa, somente o controle hierárquico da administração pública poderá ocorrer de ofício.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q55193Ca
06

(FUNCEPE - 2015 - Prefeitura de Itaitinga/CE - Agente Administrativo) - Conforme a definição abaixo:

1 – Local ocupado por agente público contratado para desempenhar suas atribuições sob o regime celetista.

2 – As mais simples e indivisíveis unidade de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei.

3 – Particulares que possuem atribuição de executar, por sua conta e risco, um serviço público ou uma atividade de interesse público.

( ) Agentes delegados.

( ) Emprego público.

( ) Cargo público.

Associe:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8232Ca
07

( CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo) - A respeito do ato administrativo, julgue o item a seguir.

A licença para tratar de interesses particulares, prevista na Lei n.º 8.112/1990, exemplo de ato discricionário, pode ser revogada pela administração pública.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q55200Ca
08

(Objetiva Concursos - 2015 - Pref. São Pedro do Sul/RS) - De acordo com KASPARY, o termo requerimento refere-se a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q7797Ca
09

(CRESCER - 2017 - Prefeitura de Araguanã/MA - Agente administrativo) - Nas afirmações abaixo sobre como uma entidade criadora pode classificar os arquivos, analise se as mesmas são verdadeiras e em seguida marque a alternativa CORRETA:

I – Arquivo público são os arquivos relacionados às instituições educacionais, corporações e associações.

II – Os arquivos de firmas, corporações e companhias são chamados arquivos comerciais.

III – Arquivo familiar é um tipo de classificação de arquivo e se refere aos arquivos organizados por grupos familiares.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q49307Ca
10

(FAUEL - 2017 - Prefeitura de Marechal Cândido Rondon/PR - Agente administrativo) - Dentre as opções a seguir, assinale a que melhor apresenta o tema de estudos da Ecologia.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45979Ca